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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

AeroInvestiga - Emirates Airlines - EK521 - Investigação

     No dia 3 de Agosto de 2016, um Boeing 777-300 da Emirates Airlines, que decolou do aeroporto de Thiruvananthapuram, teve problema no pouso em Dubai, impactando contra a pista, assim entrando em combustão com as 300 pessoas abordo, mas que foram evacuadas com segurança.

 Dados da Aeronave:
 Aeronave: Boeing 777-31H.
 Companhia: Emirates.
 Prefixo: A6-EMW.
 Numero de Construção: cn 32700.
 Primeiro Voo: 7 de Março de 2003.
 Idade da Aeronave: 13 Anos.

 Dados do Voo:
 Número do Voo: EK-521.
 Aeroporto de Partida: Aeroporto de Thiruvananthapuram. (Índia).
 Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional de Dubai (Emirados Árabes).
 Passageiros: 282.
 Local do Acidente: Pista 12L do Aeroporto Internacional de Dubai.

          | Foto da aeronave 4 meses antes do acidente. | Foto: Soos Jozsef. | Copyright: Airliners.net. |

     Durante a tarde do dia 3 de Agosto de 2016 em Dubai, um Boeing 777-300 da Emirates Airlines, por razões desconhecidas, teve problemas na arremetida, assim fazendo a aeronave impactar contra a pista, logo em seguida, a aeronave começou a se incendiar. Todos os passageiros abordo foram evacuados da aeronave com segurança, assim não houve mortes ou feridos graves.

          | Aeronave em chamas na pista de Dubai. | Foto: Time Out Dubai. | Copyright: @TimeOutDubai |

          | Aeronave após o fogo controlado na pista de Dubai. | Foto: Emirates. | Copyright: EPA |

          | Visão aérea da aeronave após o fogo controlado na pista de Dubai. | Foto: (Autor Desconhecido). |

Filmagem a distancia mostrando a aeronave em chamas - 3/8/2016.

     | Uploader: AriiaX. |

     Vídeo publicado no twitter mostra uma explosão na asa direita da aeronave após a evacuação dos passageiros. Possivelmente foi a explosão no tanque de combustível da mesma. Veja ↓.

Momento da explosão do possivelmente tanque da aeronave - 3/8/2016.

     | Uploader: The Aviation Herald. |

     Um bombeiro morreu durante o combate as chamas da aeronave. Possivelmente a fatalidade ocorreu por decorrência da explosão, mas ainda não esta confirmado esta hipótese.

     Um dispositivo de envio de dados via 3G coletou informações técnicas da aeronave durante o acidente. Os mesmos ajudarão bastante na investigação da GCAA.

     Havia 2 brasileiros abordo da aeronave.

• Análise Aeronaves NG:
     Pelo que se viu nas imagens e registros, houve alguma anormalidade no pouso, possivelmente uma arremetida mau sucedida devido ao cisalhamento. A aeronave certamente impactou a pista tendida para o lado direito, já que a asa do mesmo lado aparenta danos mais severos, como: Motor arrancado do pylon, e várias rupturas na junção da asa com o charuto do triplo 7. O Fogo se deu possivelmente pela ruptura de tubos de combustível ou do próprio tanque devido ao impacto na pista, assim o querosene evapora e se torna inflamável, e com o atrito do avião com a pista, o estopim para o fogo.

     Foi liberado o diálogo do piloto da aeronave com a torre do aeroporto de Dubai, confira:

• EK521 - Tower, hello, Emirates 521.
• ATC - Good morning or ah good afternoon Emirates 521, maintain approach.
• EK521 - Continue planning MIKE-9, Emirates 521.
• ATC - Emirates 521, runway 12L, traffic at 2000 feet cleared to land runway 12L. The wind 100 degrees, 11 knots.
• EK521 - Cleared to land 12L, Emirates 521.
• ATC - Emirates 521, continue straingh, maintain 4000 feet.
• EK521 - Straingh ahead for 4000 feet, Emirates 521.
   Arremetida, perda de altitude e impacto contra a pista.
• FDB857 - Did you see that?
• ATC - Emirates 565, go around. I repeat, go around, climb and maintain 5000.
• EK-565 - Go around, Emirates 565.
• FDB857 - Okay, you need to check out at the end 12 of 12L.
• ATC - Alright, got it!
• ATC - Emirates 521, do you require any kind of evacuation of the aircraft?
• ATC - Emirates 521, fire services are on the way.

     Abaixo o dialogo em Português, traduzido por nós:

EK521 - Tower, olá, Emirates 521.
ATC - Bom dia, ou melhor boa tarde, Emirates 521, mantenha a aproximação.
EK521 - Continuar o planejado MIKE-9, Emirates 521.
ATC - Emirates 521, pista 12L, trafego a 2000 pés, limpo para pouso na pista 12L. O vento a 100 graus, 11 nós.
EK521 - Limpo para pouso na 12L, Emirates 521.
ATC - Emirates 521, continue reto, mantenha 4000 pés.
EK521 - Reto a frente para 4000 pés, Emirates 521.
   Arremetida, perda de altitude e impacto contra a pista.
FDB857 - Você viu aquilo? (O Piloto viu o impacto).
ATC - Emirates 565, arremeter, eu repito, arremeter, suba e mantenha 5000.
EK-565 - Arremetendo, Emirates 565.
FDB857 - Okay, você precisa verificar o final da 12L.
ATC - Tudo bem, entendido!
ATC - Emirates 521, e, você requesita uma evacuação da aeronave?
ATC - Emirates 521, serviço anti chamas está a caminho.

     O Diálogo mostra que não havia nada de anormal até o acidente, não houve pedido de emergência (já que se tivesse problemas no trem de pouso, pediriam), com isso, algum outro fator causou a perda de altitude como, erro do piloto, ou cisalhamento.

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• Atualização #1 - 5/8/2016.

     No dia 4 de Agosto de 2016, foi realizado a limpeza da pista no local aonde a aeronave se acidentou. A aeronave queimada, foi partida em partes e transportada via carreta para uma área remota, aonde ajudará os investigadores a determinar o que houve para a ocorrência do acidente.
     No mesmo dia, houve a remoção do CVR e FDR da cauda da aeronave.

          | Restos da aeronave após o incêndio. | Foto: NDTV. | Copyright: NDTV |

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• Atualização #2 - 11/8/2016.

     No dia 9 de Agosto de 2016, foi removido mais uma parte da aeronave acidentada, desta vez foi a metade esquerda do centro da aeronave, aonde os danos foram menores comparado ao lado oposto.
     Com a remoção desta parte, a limpeza estava quase completada.

          | Restos do centro da aeronave sendo removido. | Foto: Ashokeraj007. | Copyright: Ashokeraj007 |

     Na imagem podemos observar, que o trem de pouso estava sendo recolhido, os flaps e slats estavam acionados e que houve um pequeno incêndio na parte de baixo no motor esquerdo.

     No dia 10 de Agosto de 2016, um dos sobreviventes do acidente ganhou na loteria.

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• Atualização #3 - 7/9/2016.

     No dia 6 de Setembro de 2016, foi lançado o Relatório Preliminar sobre o Acidente.
     O Relatório constatou que houve: Windshield (Cisalhamento do vento), dando ele como motivo da perda de altitude (junto com a baixa velocidade), a aeronave tocou a pista com os trens de pouso traseiros (o dianteiro permaneceu no ar) e em seguida arremeteu, inciando o recolhimento dos mesmos, o fogo principal começou na asa direita, e a explosão ocorreu no tanque da mesma asa.

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→ Fatos deste acidente:
     • Não Houve mortes dos passageiros e tripulantes.
     • Aeronave quase totalmente destruída (ficou completamente inutilizável).
     • Os danos mais severos ocorreram no lado direito.
     • Tentou pousar com a temperatura ambiente acima do 40°C e com cisalhamento.
     • A aeronave NÃO pegou fogo no ar (desmentindo a manchete do G1).
     • A aeronave arremeteu.
     Demais informações não estão 100% confirmadas.

OBS: Pode parecer arrogância, mas acredite apenas nos artigos de sites de aviação (como este), jamais confie veemente em portais de notícia.

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• Teorias Plausíveis:
     Bem, com as informações atuais, vamos as teorias.

→ Teoria 1 - ''Erro do Piloto''.
   • Plausível.
     Será que o piloto em comando (PIC) não executou como deveria a arremetida? Bem, no momento esta teoria é bem relevante. O Piloto pode ter demorado para acelerar os motores, causando uma perda de velocidade e assim a queda da aeronave.

→ Teoria 2 - ''Problema mecânico''.
   • Descartado.
     Um problema mecânico pode ser a causa do acidente, como uma falha na aceleração ou em algum componente. Sem informações técnicas (como os do FDR), não se pode falar tanto dessa hipótese.

→ Teoria 3 - ''Cisalhamento do vento''.
   • A mais plausível.

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• → Relatório Preliminar: (Lançado - GCAA - 6/9/2016)
     No dia 6 de Setembro de 2016, foi lançado pelo CGAA, o relatório preliminar sobre o acidente.
     O Relatório informa que a aeronave tocou a pista com os trens de pouso traseiros (com o dianteiro ainda no ar) e em seguida arremeteu, e durante a subida (a 9º no angulo de ataque), foi iniciado o recolhimento dos trens, e durante este processo a aeronave sobre influencia do cisalhamento perdeu sustentação e bateu contra a pista, fazendo o motor direito se desprender da asa no arrasto.

''At 08:37:38, the Aircraft aft fuselage impacted the runway abeam the November 7 intersection at 125 knots, with a nose-up pitch angle of 9.5 degrees, and at a rate of descent of 900 feet per minute. This was followed by the impact of the engines on the runway. The three landing gears were still in transit to the retracted position. As the Aircraft slid along the runway, the No.2 engine-pylon assembly separated from the right hand (RH) wing. From a runway camera recording, an intense fuel fed fire was observed to start in the area of the damaged No.2 engine-pylon wing attachment area. The Aircraft continued to slide along the runway on the lower fuselage, the outboard RH wing, and the No.1 engine. An incipient fire started on the underside of the No.1 engine. The Aircraft came to rest adjacent to the Mike 13 taxiway at a magnetic heading of approximately 240 degrees.''

Tradução: ''As 08:37:38, a parte traseira da fuselagem do avião impactou a pista sobre a intersecção 07 November em 125 nós, com um ângulo de inclinação do nariz para cima de 9,5 graus, e em uma razão de descida de 900 pés por minuto. Isto foi seguido pelo impacto dos motores na pista. Os três trens de aterragem ainda estavam em trânsito para a posição retraída. Como o avião deslizou ao longo da pista, o motor Nº2 se separou do pylon de mão direita (RH) da asa. A partir de uma gravação da pista por uma câmera, um vazamento de combustível alimentando fogo intensa foi observada a começar na zona do motor-pilão área de fixação da asa danificada. A aeronave continuou a deslizar ao longo da pista com a fuselagem inferior, com o motor de popa RH asa, e o motor Nº1. Um fogo incipiente começou no lado inferior do motor Nº1.''

     O Relatório também confirma o que nós (Aeronaves NG) tinha-mos constatado, a explosão foi no tanque da asa direita. Após a explosão, o fogo migrou para a cabine de passageiros e depois para o compartimento de carga da aeronave,

''As the ARFFS crew were fighting the fire, an explosion occurred approximately nine minutes after the Aircraft had come to rest. The explosion occurred in the center wing tank, causing a large section, approximately 15 meters in length, of the RH inboard wing upper skin to be liberated and blown several meters above the runway surface. The liberated skin landed near to the RH wingtip. Following the explosion, the dynamics of the fire altered with the fire migrating into the interior of the Aircraft cabin, and at a later stage, into the cargo compartments.''

Tradução: ''Como a tripulação ARFFS foram combatendo o fogo, uma explosão ocorreu cerca de nove minutos após o avião tinha vindo para descansar. A explosão ocorreu no tanque central da asa, fazendo com que uma grande parte, cerca de 15 metros de comprimento, do RH asa interior da pele superior para ser solta e soprada a vários metros acima da superfície da pista. A camada liberada aterrou perto da ponta da asa RH. A seguir à explosão, a dinâmica do fogo alterada com o fogo migrou para o interior da cabine do avião, e, numa fase posterior, para dentro dos compartimentos de carga.''

• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.

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• Causa do Acidente:
     Mudança rápida e repentina na direção do vento (Cisalhamento) e baixa velocidade.

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→ Investigação do Acidente:
• StatusEm Investigação.

  07/09/2016 - Foi lançado pelo GCAA o Relatório Preliminar sobre o Acidente.
  04/08/2016 - Aeronave começa a ser removida da pista do aeroporto.
  03/08/2016 - Bombeiro morreu no combate as chamas.
  03/08/2016 - Todos os passageiros foram evacuados com segurança.
  03/08/2016 - Boeing 777 da Emirates pega fogo após pouso mau sucedido em Dubai.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: Airliners.net, Time Out Dubai, EPA, NDTV, (Autor Desconhecido), Ashokeraj007.

Informação Atualizada7 de Setembro de 2016 - 04:23 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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