OBS: Ainda falta bastantes acidentes nesta lista, nós vamos adicionando ao longo de nossa pesquisa.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voos United 178 e YWA 2 - Um DC-7 e um Lockheed Constellation caem do céu sobre o Grand Canyon, após um colidir contra o outro. A Tragédia não deixa sobreviventes em ambas os aviões.
Data: 30 de Junho de 1956.
Mudanças Aplicada: A Implantação de radares aeronáuticos.
Causa do Acidente: Falta de um controle aéreo eficaz e baixa visibilidade antes do acidente.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Hughes Airwest 706 - DC-9 tem seu cockpit decepado do resto da aeronave em pleno ar, fazendo a fuselagem cair que nem uma folha, que se choca contra o solo, desintegrando-se.
Data: 6 de Junho de 1971.
Mudanças Aplicada: Comunicação dos pilotos militares com os controladores e mudanças nas aerovias dos Estados Unidos.
Causa do Acidente: Choque contra um F-4 militar, e falta de comunicação do F-4 com os controladores de trafego aéreo.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo British European Airways 548 - Um Trident (Hawker Siddeley Trident) perde sustentação durante a decolagem e cai de barriga sobre o solo de Staines Upon Thames (Inglaterra-Reino Unido).
Data: 18 de Junho de 1972.
Mudanças Aplicada: Modificação da localização na manivela dos Slats nos Dritents, e obrigação na adição do gravador de voz nas aeronaves europeias.
Causa do Acidente: Ocorrência de Estól, por causa do erro do piloto comandante ao recolher os Slats das asas durante a subida da aeronave. O Problema de saúde cardíaca do comandante (piorada por uma discussão antes do voo), influenciou que o mesmo recolhe-se os Slats sem nenhuma intenção clara (acidental), com os slats recolhidos, a aeronave começou a perder sustentação e o nariz começou a subir, ao mesmo tempo que começava a cair. Para impedir o estól, o Stick Pucher foi acionado automaticamente e entrou em ação para impedir o estól (baixando o nariz), funcionou, mas logo em seguida, piloto ou co-piloto o desativou achando que não havia um estól, e assim o nariz do trident subiu a 30° e trident entrou em Estól Profundo momentos depois (angulo em que os profundores ficam inertes (sem ação do vento)), neste ponto, a aeronave foi condenada a cair. Na queda, o trident bateu de cauda no solo, seguido pela desintegração da cabine.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Militar no Vietnã (Operação Babylift) - Um C-5 Galaxy perde a porta de cargas 19 minutos depois da decolagem, causando uma descompressão explosiva que condensa o ar interior. Na tentativa de pouso o C-5A cai.
Data: 4 de Abril de 1975.
Mudanças Aplicada: Pinos de seguranças são sempre colocados antes da decolagem.
Causa do Acidente: Má instalação das travas da porta de cargas, que levaram a falhar quando a aeronave estava a 25 mil pés de altitude, que por sua vez, ao se desprender, cortou o fluido hidráulico dos profundores e ailerons.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo PAA 1736 e KLM 4805 - Após um atentado terrorista a bomba no aeroporto de Las Palmas, todos os voos para pouso são transferidos para o aeroporto de Tenerife (Ilha perto da Espanha). Após o aeroporto de Las Palmas ser reaberto, todos os voos de Tenerife começam a decolar, mas uma sucessão de eventos leva dois Boeings 747 a colidir na pista, um 747 (da PanAm) no taxi até a saída C4 de Tenerife, e o outro 747 (da KLM) durante a decolagem.
Data: 27 de Março de 1977.
Mudanças Aplicada: Comunicação entre aviões e torre modificados e melhoria no treinamento.
Causa do Acidente: Forte Neblina, Falha na comunicação e Erros do piloto da KLM, que iniciou a decolagem sem autorização da Torre, sem saber que o B747 da PanAm ainda não tinha entrado na saída C4. Os 3 fatores juntos ocasionaram o pior acidente da aviação mundial.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Southern Airways 242 - Um DC-9 perde a potência dos dois motores em voo após entrar numa forte tempestade. Na tentativa de pousar a aeronave sem potência nos motores, a mesma colide contra arvores e uma casa em New Hope.
Data: 4 de Abril de 1977.
Mudanças Aplicada: Radares em cores nas aeronaves e treinamento para quando os motores estiverem com sobrecarga de funcionamento.
Causa do Acidente: Falta de informações atualizadas do tempo e alta pressão nos motores devido a saídas de supressão entupidas por granizo, causando o estilhamento das paletas do compressor dos motores, apagando assim os mesmos.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo United 173 - Um DC-8 faz um pouso de emergência sobre um subúrbio em Portland (Oregon-EUA), após seus 4 motores falharem um por um.
Data: 28 de Dezembro de 1978.
Mudanças Aplicada: Melhoria no treinamento de comunicação dos pilotos (implantação do GFC).
Causa do Acidente: Erro do piloto comandante na tomada de decisões cruciais. O mesmo estava prestando mais atenção na luz do trem de pouso (que piscava), do que o co-piloto e o engenheiro estavam tentando-o avisar, que o combustível estava acabando. Na única oportunidade de pouso no aeroporto de Portland, o comandante decidiu fazer mais um sobrevoo, assim condenando a aeronave a um pouso forçado nas regiões populosas abaixo, ao invés de no aeroporto na oportunidade.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo American Airlines 191 - .Um DC-10 da American Airlines cai próximo a um estacionamento de trailers no lado do aeroporto O'Hare Chicago, após um motor ser arrancado.
Data: 25 de Maio de 1979.
Mudanças Aplicada: Sistema elétrico sendo alimentado por 2 turbinas ou mais ao invés de 1, e reformulação da hidráulica dos DC-10.
Causa do Acidente: Método errado de manutenção dos motores (retirar a turbina junto com o pylon), que ao ser recolocado o motor, iniciou uma fratura na longarina, depois de agravamento gradual, ao se partir, ocasionou a perda do motor esquerdo e o fim da alimentação de energia e da hidráulica do DC-10, desabilitando os avisos e deixando os pilotos desavisados do estól iminente, que ocorreu pela perda da sustentação da asa esquerda (recolhimento do Slats).
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Itavia 870 - Um DC 9 desaparece do radar misteriosamente sobre o Mar Tirreno (Itália).
Data: 27 de Junho de 1980.
Mudanças Aplicada: Nenhuma.
Causa do Acidente: Bomba Abordo, na parte de traz do avião, causando a divisão da aeronave em duas partes.
Caso: SOLUCIONADO. (Em 1994)
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Air Florida 90 - Um Boeing 737-200 decola do aeroporto Tampa (washington) e não consegue ganhar sustentação e cai sobre um rio congelado, batendo de barriga numa ponte antes.
Data: 13 de Janeiro de 1982.
Mudanças Aplicada: Melhorias nas limpezas de pista e implantação de melhorias nos equipamentos anti gelo, utilizados nas aeronaves durante o inverno.
Causa do Acidente: Erros do piloto (Anti gelo desligado e utilização do ar quente de outra aeronave para descongelar a neve sobre as asas) e sensor de potência dos motores bloqueados com gelo, causando leituras erradas da potência do motor.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Air Canadá 143 - Um Boeing 767-200 perde os motores no meio da viagem a Edmonton no Canadá. A Aeronave realizou um pouso de emergência com sucesso em Gimli.
Data: 23 de Julho de 1983.
Mudanças Aplicada: Sem Informações.
Causa do Acidente: Falta de Combustível devido a conversão errônea em libras ao invés de kilogramas do funcionário de abastecimento, causando pane seca no meio da viagem.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Korean Air 007 - Um Boeing 747-200 tem uma descompressão explosiva e em seguida mergulha em direção ao mar de Sacalina, matando todo as 269 pessoas abordo.
Data: 1 de Setembro de 1983.
Mudanças Aplicada: Implantação de GPS nas aeronaves.
Causa do Acidente: Desvio não intencional de rota ocasionado ao manter o VOR LOC em HDG ao invés de INS, assim ao desviar da rota e entrar em espaço aéreo russo, foi abatido por caça SU-15 soviético, que confundiu a aeronave com um RC-135 da USAF.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Dynasty 006 - Um Boeing 747SP-9 da China Airlines do nada começa a curvar para a direita, e após exceder a inclinação recomendada, a aeronave mergulha em direção ao Pacífico. Depois de lutar contra a adversidade, a tripulação consegue controlar a aeronave e aterrissa-la com segurança.
Data: 19 de Fevereiro de 1985.
Mudanças Aplicada: Melhora na automação da aeronave.
Causa do Incidente: Erros do Piloto devido a fadiga. O Comandante não executou a compensação de equilíbrio quando o motor 4 apresentou baixa potência (usar o leme), A Série de erros de interpretação posterior causaram o tombamento da aeronave para a direita, desencadeando o mergulho.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo British Airtours 28M - Um Boeing 737-200 tem seu motor em chamas durante o processo de decolagem do aeroporto de Manchester, após a parada da aeronave, pânico e outros fatores levam a demora da evacuação da aeronave, causando fatalidades que podiam ter sido evitadas.
Data: 22 de Agosto de 1985.
Mudanças Aplicada: Luzes direcionais nos corredores, porta do 737 reprojetada e melhorias no treinamento de evacuação em caso de incêndio.
Causa do Acidente: Falha na sub-câmara número 9 do motor esquerdo, ao se dividir em duas, a parte cônica frontal saltou até a asa, fazendo um buraco nela, causando vazamento de combustível, que por sua vez, causou um intenso incêndio, que aliado a direção do vento (que empurrava as chamas em direção a cabine de passageiros), causou a rápida combustão da traseira da aeronave.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Northwest Airlines 255 - Um MD-80 não consegue ganhar sustentação na decolagem e após bater com a asa esquerda num poste, cai e desliza até um viaduto, aonde se desintegra por completo numa explosão. Mas milagrosamente, houve uma sobrevivente.
Data: 16 de Agosto de 1987.
Mudanças Aplicada: Novo método e tipo de checklist em toda a aviação.
Causa do Acidente: Flaps e Slats recolhidos na decolagem, ocasionado pela falta de execução do checklist de taxi.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Aloha Airlines 243 - Um Boeing 737-200 perde parte da fuselagem logo atrás do cockpit durante a subida para seu nível de voo. Após 15 minutos de luta, a aeronave pousa com segurança em Kahului (Havaí). Todas as 94 pessoas sobreviveram menos uma aeromoça, que foi sugada para fora.
Data: 28 de Abril de 1988.
Mudanças Aplicada: Modo de fabricação das fuselagens melhoradas.
Causa do Acidente: Fadiga do metal, e limite de ciclos atingido.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo TACA 110 - Um Boeing 737-300 perde a potência de seus 2 motores no meio de uma intensa tempestade, o único jeito de o avião não cair, era plana-lo e tentar re-ligar os motores, a partir da APU, após feito isso, os motores arressem religados, entram em combustão, forçando os pilotos a desligarem os mesmos, num ato heroico e histórico, os pilotos pousam o 737 sobre um dique, sem causar nenhuma dano ao avião ou ferimentos aos passageiros abordo.
Data: 24 de Maio de 1988.
Mudanças Aplicada: Modificação nas pás da fan do motor CFM 56 e novas portas de exaustão de água.
Causas do Incidente: Acumulo de gelo dentro do motor (granizo), que os fizeram apagar quando derreteram, e partida quente, que causou a combustão do motor (pegar fogo).
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo British Midland 92 - Um Boeing 737-400 perde um de seus motores durante o voo (pega fogo) e durante o procedimento de pouso de emergência, a aeronave perde o outro motor, que entra em chamas, na tentativa de planar até a pista do aeroporto East Midland, o avião bate de barriga num barranco a metros da pista do aeroporto, se partindo em 3 seções.
Data: 8 de Janeiro de 1989.
Mudanças Aplicada: Piso Reforçado, bagageiros melhores fixados, e alteração no padrão de posição de impacto.
Causa do Acidente: Ruptura de parte de uma das pás da Fan, que quando o motor foi acelerado, entrou no mesmo causando avarias nas outras pás da fan e dentro do motor. E erro do piloto ao desligar o motor errado (direito), sendo que era o esquerdo que estava avariado.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Transbrasil 801 - Um Boeing 707-349C da Transbrasil cai antes de alcançar a pista de pouso.
Data: 21 de Março de 1989.
Mudanças Aplicada: Sem Informações.
Causa do Acidente: Erro do piloto ao acionar o Speedbrake antes de pousar na pista.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo United Airlines 232 - Um DC-10 perde todos os 3 sistemas hidráulicos após o motor 2 falhar. Sendo controlado apenas pelos 2 motores restantes, a aeronave faz um pouso de emergência no Aeroporto Sioux (Iowa - EUA), mas na hora do toque, o avião tende para a direita e se choca com a pista, se partindo e se desmanchando. Mas felizmente houve 185 sobreviventes.
Data: 19 de Julho de 1989.
Mudanças Aplicada: Melhorias na fabricação dos ventiladores (derretimento do Titânium a vácuo, impossibilitando a junção do mesmo com impurezas) e válvulas nos sistemas hidráulicos do DC-10 (Hidráulica Atualizada), impossibilitando a perda total do fluido.
Causa do Acidente: Falha do ventilador do motor 2, causada por impurezas no titânium, que enfraqueceu o material gerando fadiga. Ao se separar do motor, o ventilador destruiu o motor e em seguida, se chocou com a fuselagem da aeronave, bem aonde se localizada os cabos hidráulicos.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Varig 254 - Um Boeing 737-241 faz um pouso de emergência no meio da Floresta Amazônica.
Data: 3 de Setembro de 1989.
Mudanças Aplicada: Após este acidente, a resistência dos acentos a força G foi praticamente duplicada.
Causa do Acidente: Erro de digitação na inscrição da carta (falta do ponto após o 7 no valor 0270) e na interpretação do piloto, que aplicou 270° ao invés de 070°.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo NOAA 42 - Durante uma coleta de dados no Furacão Hugo, um Lockheed WP-3D Orion do NOAA, tem seu terceiro motor em chamas, durante a passagem, pela banda do ciclone tropical. Já no olho, após ejetar metade do combustível e ganhar altitude, a equipe encontra uma área de menos circulação e atravessa, pousando em segurança horas depois.
Data: 15 de Setembro de 1989.
Mudanças Aplicada: Os aviões não entram mais nos furacões a menos de 1.500 metros.
Causa do Incidente: Sensor danificado não regulou como deveria o fluxo de combustível ao motor.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Avianca 52 - Um Boeing 707 cai em Cove Neck (EUA) após voar por muito tempo (modo de espera para pousar) diante de condições climáticas severas.
Data: 25 de Janeiro de 1990.
Mudanças Aplicada: Sem informação.
Causa do Acidente: Erro do co-piloto a não informar emergência ao invés de prioridade, diante da falta de combustível.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo USAir 1493 - Um Boeing 737-300 colide contra um Fairchild na pista do aeroporto de LAX, matando todos abordo do Fairchild e 23 no Boeing 737.
Data: 1 de Fevereiro de 1991.
Mudanças Aplicada: Novo radar de solo, nova tores de controle, obrigação dos pilotos em acender as luzes da aeronave, e melhorias na organização de tiras dos controladores.
Causa do Acidente: Erro da Controladora.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo United Airlines 585 - Um Boeing 737-200, durante a aproximação no aeroporto Colorado Springs (Colorado - EUA), tem uma brusca e repentina guinada para a direita, que fez a aeronave mergulhar em direção ao solo, e se chocar com o mesmo.
Data: 3 de Março de 1991.
Mudanças Aplicada: Nenhuma.
Causa do Acidente: Inversão da servo-válvula hidráulica do leme, Enquanto o piloto tentava virar para a esquerda, estava na verdade influenciando a guinada para a direita, fazendo a aeronave mergulhar rumo ao solo.
Caso: SOLUCIONADO. (Em 1996)
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo ASA 2311 - Um EMB-120 durante a aproximação no aeroporto de Brunswick Golden Isles, derrepente começa a tender para a esquerda, a ponto de ficar a 45º e não haver mais chance de recuperação, assim caindo em Glynco Jetport, matando todos os 23 abordos.
Data: 5 de Abril de 1991.
Mudanças Aplicada: Mudanças no sistema de proteção no motor PW-118.
Causa do Acidente: Eixo desgastado e Falha no sistema que impede as pás de ficarem planas. Com o eixo totalmente desgastado, as pás do motor poderiam mudar de posição livremente, mas o Sistema de proteção do motor, que deveria impedir, falhou levando as hélices a posição plana (ande ficam com as faces virada para frente), que por sua vez criou praticamente uma barreira aerodinâmica que empurrou a aeronave para a esquerda e para traz, e fazendo-a girar aos 45º, aonde sem chance de se recuperarão, colidiu contra o solo.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Lauda Air 004 - Um Boeing 767 perde a sustentação misteriosamente e se desintegra na queda, sobre região selvagem da Tailândia.
Data: 26 de Maio de 1991.
Mudanças Aplicada: Sistema de bloqueios nos reversores, impedindo a abertura acidental.
Causa do Acidente: Acionamento (acidental) do reversor do motor esquerdo em pleno ar, ocasionado por curtos combinados nos cabos da válvula de acionamento, causando a perda da sustentação na asa esquerda e tendendo a aeronave para o mesmo lado e para traz, causando assim, o mergulho da aeronave.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Nigéria Airways 2120 - Um DC-8 se incendeia no ar logo após decolar, e cai logo em seguida nos arredores do Aeroporto Rei Abdulaziz, na Arabia Saudita.
Data: 11 de Julho de 1991.
Mudanças Aplicada: Aplicação de sistema de detecção de fogo e temperatura no alojamento dos trens de pouso, e treinamento mostrando a importância dos pneus inflados.
Causa do Acidente: Aquecimento causado por atrito de uma das rodas no trem de pouso central, sobre a pista, assim, estourando e entrando em combustão. Ao recolher o trem de pouso em chamas, o fogo queimou os sistemas que passavam por dentro do alojamento do trem de pouso, após queimar o sistema elétrico e hidráulico, o fogo se alastrou, causando um incêndio descontrolado a bordo, consumindo a aeronave quase que por completo antes de cair no solo.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo COPA Airlines 201 - Um Boeing 737-200 após desviar de células convectivas, desaparece do radar e cai sobre a selva do Panamá, matando todas as 72 pessoas abordo.
Data: 6 de Junho de 1992.
Mudanças Aplicada: Equipamentos padronizados em todas as aeronaves e melhoria no treinamento dos pilotos da COPA Airlines.
Causa do Acidente: Fio do giroscópio desencapado, e divergência do cockpit simulador com o da aeronave. O Fio desencapado do giroscópio gerou o travamento do mesmo, assim causando desorientação espacial dos pilotos, que levaram a aeronave a rolar para a direita até o ponto sem volta, aonde a aeronave mergulhou do céu a 10.000 pés por minuto, se desintegrando no ar.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo EI AI 1862 - Um Boeing 747-200, tem problemas nos motores 3 e 4 e declara emergência e tenta retornar e pousar no aeroporto de Amsterdam. Mas na aproximação, os pilotos perdem o controle da aeronave, que guina para o lado direito e mergulha, atingindo e partindo ao meio um prédio residencial em solo. O Acidente deixa 43 mortos, sendo 3 da aeronave.
Data: 4 de Outubro de 1992.
Mudanças Aplicada: Substituição do pino por um mais resistentes em todos os 747.
Causa do Acidente: Ruptura por fadiga de metal no pino do pylon do motor 3. Minutos após decolar de Amsterdam, a tripulação sente um bac e percebe que está com os motores 3 e 4 mortos, (mas que na verdade se separou do 747), e com falha hidráulica 3 e 4 na asa, na tentativa de pousar a aeronave avariada, o comandante decide fazer um circulo para perder a altitude e velocidade, mas após isto, na aproximação, a aeronave começa a tender para a direita e em seguida mergulha em direção ao solo. Isso se deu pelo motivo, dos pilotos (sem saber que estão sem 2 motores), acionaram os flaps, que com falha hidráulica na asa direita, não acionou na mesma, somente na esquerda, causando assim sustentação desigual (mais na esquerda e menos na direita), fazendo assim a aeronave guinar para a direita. O Problema hidráulico se deu, quando o pino do motor 3 se rompeu, causando muito estres no pylon do motor, que veio falhar, fazendo o motor atingir a asa (rompendo a hidráulica 3 e 4) e depois motor 4, que veio a ser arrancado também. Sem hidráulica na asa direita, e podendo apenas pousar a aeronave a 500 km/h (se soubessem da queda dos motores e do resultado que o estendimento dos flaps causaria), a tripulação estava fadada ao desastre,
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Aeroflot 593 - Um Airbus A310, durante o trajeto entre moskou e Hong Kong, vira devagar e misteriosamente para a direita, chegando num ponto que a aeronave mergulha em parafuso, mas o co-piloto consegue retomar o controle da aeronave e anula o parafuso, mas na retomada o nariz sobe demais e a aeronave entra em Estól e despenca, na nova tentativa de retomar do controle, os pilotos não tem altitude o suficiente e o Airbus A310 bate contra o solo perto de Mejdurechensk.
Data: 23 de Março de 1994.
Mudanças Aplicada: Treinamento de pilotos para situações extremas.
Causa do Acidente: Pessoa inapta pilotando a aeronave (adolescentes), e conhecimento incompleto dos pilotos sobre as funcionalidades do A310. O Garoto que se sentou na poltrona do piloto, forçou o manche durante 30 segundos, desativando parcialmente o piloto automático (desativação dos ailerons), sem perceber, o garoto vai virando lentamente a aeronave para a direita, após perceber, o garoto chama o comandante (seu pai) e o avisa da situação, mas um circulo de espera no hud de navegação, tirando a atenção da tripulação em um momento crucial. Os pilotos voltam a prestar a atenção no atual problema quando a aeronave vai chegando aos 45° de inclinação, nesse momento o piloto automático tenta salvar a aeronave, alevantando o nariz e acelerando o avião (isso faz com que a força-G mantenha todos abordo presos a seus acentos), na tentativa de corrigir, o co-piloto pucha o manche para traz (alevanta mais ainda o nariz) e faz com que a aeronave virar violentamente para a direita, e mergulhe em parafuso, sem a força g, o piloto consegue sentar no acento do comandante (após o garoto sair), e junto com o co-piloto, conseguem parar o mergulho, mas na recuperação, o A310 começa a subir muito rápido, com o nariz cada vez mais alto, como o piloto e co-piloto ainda lutavam contra o piloto automático, que tentava impedir o estól iminente (mas não sabiam), não deixaram a aeronave se recuperar sozinha (soltando o manche), o avião entrou em estól e mergulhou, na nova tentativa de recuperação, os pilotos não tinham altitude suficiente e o Airbus A310 colide contra o solo matando todos os 63 passageiros abordo.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo FEDEX 704 - Um DC-10 realiza um pouso de emergência em Memphis após relatar um ataque de um passageiro (o único abordo). A Aeronave aterrizou com segurança no aeroporto.
Data: 7 de Abril de 1994.
Mudanças Aplicada: Sem Informação.
Causa do Incidente: Tentativa de suicídio de um funcionário da Fedex (Caloway) que tentou incapacitar a tripulação com marteladas, mas acabou sendo dominado pela tripulação.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo USAir 427 - Um Boeing 737-300, durante a aproximação no aeroporto West Palm Beach, tem uma brusca e repentina guinada para a esquerda, que faz a aeronave mergulhar e se chocar contra o solo em Hopewell Township, não houve sobreviventes.
Data: 8 de Setembro de 1994.
Idêntico: Mesmos eventos e mesmo modelo do voo ''United Airlines 585''.
Mudanças Aplicada: Nenhuma. (Se ocorre-se mais um acidente semelhante, com um 737, todos os aviões do modelo, seriam obrigados a permanecer no solo, até a descoberta do motivo)
Causa do Acidente: Inversão da Servo-Válvula Hidráulica do leme. Enquanto o piloto tentava virar para a direita, estava na verdade influenciando a guinada para a esquerda, fazendo a aeronave mergulhar.
Caso: SOLUCIONADO. (Em 1996)
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo American Airlines 965 - Um Boeing 757 se choca contra uma montanha durante a tentativa de aproximação no aeroporto de Alfonso Bonilla (Colômbia).
Data: 20 de Dezembro de 1995.
Mudanças Aplicada: Substituição do nome do VOR de Rozo para Palma, e a instalação de um radar perto do aeroporto.
Causa do Acidente: Erro do piloto ao tentar colocar Rozo no FMC (colocando apenas R, o FMC entendeu Romeu, que era a aproximação de outro aeroporto), causando assim a saída da rota. E Também, a permanência do SpeedBreak acionado durante o procedimento evasivo de terreno.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Birgenair 301 - Um Boeing 757 entra em Estól minutos após a decolagem do aeroporto de Berlin Schonefeld, e mergulha em espiral, se chocando com o mar em seguida.
Data: 6 de Fevereiro de 1996.
Mudanças Aplicada: Alerta de Discordância em um dos Displays do cockpit, e a possibilidade de escolha de qual pitot o piloto automático deve seguir.
Causa do Acidente: Tubo Pitot do lado esquerdo da aeronave bloqueado (possível vespa) e erros do piloto. O Pitot enviava sinal errôneo para o anemômetro do display do comandante e para o piloto automático (ativado recentemente para o processo de subida), indicando que o avião estava acelerando e indo em direção a excesso de velocidade, enquanto o display do co-piloto informava os reais dados do voo, que a aeronave estava perdendo velocidade. Num julgamento errado, o comandante (piloto) mencionou que ambos os displays estavam errados (confundido a tripulação). Com informações errôneas sendo recebida pelo Piloto Automático, o mesmo, achando que o avião estava em OverSpeed (Alta Velocidade), alevanta o nariz do Boeing para cima, para supostamente diminuir a velocidade perigosa. Esta ação do piloto automático, estava levando a aeronave a um estól iminente. Também acreditando, que o avião estava com excesso de velocidade, o comandante desacelera os motores, assim colocando o avião em Alerta de Estól Iminente (alarme da cabine e vibração do march), nos segundos preciosos, comandante e nem o copiloto abaixaram o nariz da aeronave, assim logo em seguida o avião estóla e começa a cair. Para tentar se recuperar, o comandante acelera os motores a potência máxima, mas o motor 1 não suporta (pela falta de oxigênio para sugar) e falha, e aliado ao desing da asa do 757, o avião cai do céu em espiral horizontal, se chocando com o oceano, se desintegrando.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo ValuJet 592 - Um DC-9 declara emergência e minutos depois mergulha e cai num pântano em Everglades (Flórida-EUA), matando todos os 110 passageiros abordo.
Data: 11 de Maio de 1996.
Mudanças Aplicada: Implantação de sistema anti incêndio no porão das aeronaves.
Causa do Acidente: Acionamento acidental de cilindro de oxigênio, seguido de incêndio abordo. O Modo incorreto de prevenir o acionamento acidental dos cilindros (colocando fita adesiva ao invés da tampa, seguido por má estocagem no porão de carga do DC-9), fez que provavelmente durante a decolagem, um cilindro se aciona-se acidentalmente, e durante o processo químico, o cilindro gerou calor o suficiente para iniciar um incêndio abordo, com materiais inflamáveis ao redor, o fogo se intensificou, gerando fumaça toxica que tomou a cabine de passageiros e em seguida o cockpit da aeronave, assim incapacitando os passageiros e pilotos, que não puderam impedir a queda da aeronave.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo EastWind Airlines 517 - Um Boeing 737-200 durante a aproximação no aeroporto Richmond, a aeronave da uma brusca e repentina guinada para a direita, ficando por 30 segundos 45 graus invertido, após este tempo, a aeronave voltou ao normal. Mas pouco tempo depois novamente acontece, o avião da uma repentina guinada para a esquerda e fica por mais 30 segundos em 45 graus. Com este misterioso acontecimento, o piloto declara emergência e em seguida consegue pousar a aeronave no aeroporto Richmond. Não houve feridos.
Data: 9 de Junho de 1996.
Idêntico: Mesmos eventos e mesmo modelo dos voos ''United Airlines 585'' e ''USAir 427''.
Mudanças Aplicada: Substituição das Servo-Válvulas em todos os Boeing 737 em todo o mundo.
Causa do Incidente: Travamento da Servo-Válvula Hidráulica do leme, fazendo a aeronave travar em 45 graus para ambas as guinadas. O Incidente ajudou a prevenir que o pior continua-se a se repetir, foi descoberto no mesmo, que a Válvula Hidráulica do Leme pode travar quando está sobre temperaturas muito baixas e em seguida recebe o fluido hidráulico quente. Também se descobriu, durante testes, que os números técnicos referentes a válvula foram escritos invertidos, a servo-válvula tinha a capacidade de funcionar ao contrário do que foi realmente resignada.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo TWA 800 - Um Boeing 747 cai em chamas sobre o Oceano Atlântico perto das Ilhas Moriches (costa de New York), não houve sobreviventes.
Data: 17 de Julho e 1996.
Mudanças Aplicada: A Aplicação de nitrogênio no tanque de combustível.
Causa do Acidente: Evaporação do querosene no tanque de combustível, ocasionado pelo aquecimento do motor do ar condicionado logo abaixo, e um estopim inflamável (possível curto) causando uma explosão (bola de fogo) na bariga da aeronave, que por fim destruiu o avião.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Tam 402 - Um Fokker 100 da Tam, decola do aeroporto de Congonhas e inclina para direita e cai sobre as casas perto do aeroporto.
Data: 31 de Outubro de 1996.
Mudanças Aplicada: Treinamentos dos pilotos da Tam para abertura de reverso na decolagem.
Causa do Acidente: Abertura do reverso direito durante a decolagem, devido a uma pane na mesma, impedindo o alevantamento dos trens de pouso, que por sua vez, tirou ainda mais a sustentação da aeronave, assim, estólando a asa direita e fazendo o Fokker 100 cair.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voos Saudi Arabian Airlines 763 e Kazakhstan 1907 - Duas aeronaves, um Boeing 747-100 e um Llyushin ll-76, se chocam em pleno ar sobre Charkhi (Índia).
Data: 12 de Novembro de 1996.
Mudanças Aplicada: Novos corredores de voo e a instalação de um novo radar no aeroporto (substituindo o primário, que era muito ultrapassado), a substituição só veio a ser feita 2 anos depois do acidente, depois de várias quase colisões semelhante a esta.
Causa do Acidente: Pilotos da Kazakhstan não obedeceram a ordem de se manter em 150 (15.000 pés), assim invadindo a altitude do Boeing 747 da Saudi Arabian, e colidindo com o Boeing bem no exato momento em que ele passava.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Korean Air 801 - Um Boeing 747-300 desaparece durante a aproximação sobre chuva forte no aeroporto Antonio B Won Pat (Ilha de Guam).
Data: 6 de Agosto de 1997.
Mudanças Aplicada: Não houve mudanças.
Causa do Acidente: Falta de treinamento de pouso sem Glide Slope, e tripulação extremamente cansada, pousando a aeronave sobre bem baixa visibilidade, causando o erro do piloto na aterrissagem (a tripulação acreditou que o Glide Slope havia voltado a operar e seguiu o sinal), os pilotos fizeram a aproximação com exatidão, mas tocaram o solo 5 km antes da pista do aeroporto.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo SilkAir 185 - Um Boeing 737-300 em plena altitude de cruzeiro da uma repentina guinada para a direita, vira de ponta cabeça e mergulha verticalmente rumo ao solo, se chocando no Rio Musi (Indonésia) a mais de 1.000 km/h.
Data: 19 de Dezembro de 1997.
Mudanças Aplicada: Nenhuma aplicada.
Causa do Acidente: Suicídio do Piloto.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Swissair 111 - Um MD-11 pede permissão para fazer pouso forçado, e enquanto despeja combustível para o procedimento, desaparece do radar, a aeronave cai próximo a costa de Nova Escócia.
Data: 2 de Setembro de 1998.
Mudanças Aplicada: Remoção do revestimento mayler metalizado de toda a frota canadense e americana, e atualização dos procedimentos quando há fogo na aeronave.
Causa do Acidente: Incêndio na afiação (causada por um curto no mayler metálico inflamável) e na cabine (desativação do ar-condicionado efetuado pelo piloto), causando pane elétrica nos controles e painéis da cabine.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Lapa 3142 - Um Boeing 737-204 da Lapa, não levanta voo na pista do Aeroparque Jorge Nrwbery e explode após cruzar uma rodovia.
Data: 31 de Agosto de 1999.
Mudanças Aplicada: Nenhuma.
Causa do Acidente: Erro do piloto ao não acionar os flaps para a decolagem.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Crossair LX498 - Um Saab 340B mergulha e cai após errar a direção da curva ''Zurish Leste'', perto do aeroporto de Zurish, da onde decolou. A aeronave deveria fazer a curva a esquerda, mas fez a direita.
Data: 10 de Janeiro de 2000.
Mudanças Aplicada: Melhorias nos treinamentos da Crossair.
Causa do Acidente: Erro do Piloto, que se confundiu com o indicador de horizonte artificial ocidental, que comparado ao europeu, fez criar a sensação que a aeronave estava virando para a esquerda, quando tava virando para a direita, rumo ao mergulho. A confusão foi influenciada também pelo medicamento Phenazepam.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Air France 4590 - Um Concorde decola em chamas do aeroporto de Charles de Gaulle (França), e cai logo em seguida, matando todos abordo.
Data: 25 de Julho de 2000.
Mudanças Aplicada: Mais rigor nas inspeções nas pistas dos aeroportos, tanque de combustível revestido com kevlar e pneus mais resistentes.
Causa do Acidente: Ruptura do tanque de combustível Nº5, provocada por um pedaço de borracha de trem de pouso esquerdo, furado por um pedaço de metal na pista, que se separou de um DC-10 anteriormente, e quando o concorde decolava, o trem de pouso passou sobre o objeto, e ao estourar, arremessou um pedaço de borracha contra a fuselagem abaixo do tanque de combustível, provocando assim um forte vazamento que culminou num incêndio de altas proporções, que derrubou o avião.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Air Transat 236 - Um Airbus A330 perde todo seu combustível misteriosamente e e obrigado a fazer um pouso de emergência no aeroporto mais próximo, no Aeroporto Internacional de Lajes.
Data: 24 de Agosto de 2001.
Mudanças Aplicada: Modificação do check-list da Airbus sobre vazamento de combustível.
Causa do Incidente: Rompimento do tudo de combustível no motor direito. A Fabricante do motor do A330 (Rolls Royce) enviou um motor novo sem o conjunto de tubos das bombas hidráulicas, para resolver isto, a equipe de mecânicos instalou de um motor mais antigo (que era parcialmente incompatível). A má manutenção fez um dos tubos hidráulicos desgastar o tudo de combustível através de fricção, e que veio a se romper no voo 236, causando grande vazamento de combustível.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voos United 91, United 175, American 11, American 77 - As aeronaves são sequestradas por terroristas e se tornam armas para ataques.
Data: 11 de Setembro de 2001.
Mudanças Aplicada: Porta das cabines mais resistentes em todos os aviões e raio X nos aeroportos.
Causa dos Acidentes: Ataques terroristas. Falta de regras para ingressar na cabine e vulnerabilidade da porta da cabine.
Casos: SOLUCIONADOS.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Scandinavian Airlines 686 - Um McDonnell 87 se choca na decolagem contra um Cessna Citation durante um dia com nevoeiro intenso no aeroporto Linate (Itália).
Data: 8 de Outubro de 2001.
Mudanças Aplicada: Aeroporto de Linate reformulado por completo.
Causa do Acidente: Caminho errado tomado pelo piloto do Cessna, junto com má sinalização na taxiway e sensor de movimento da Stopbar, desativado.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo American Airlines 587 - Um Airbus A300 cai sobre casas no Queen (Nova York), minutos após decolar do aeroporto John F Kennedy. Por ocorrer 2 meses após os atentados do 11 de setembro, o evento tinha como suspeita, o terrorismo.
Data: 12 de Novembro de 2001.
Mudanças Aplicada: Correção nos treinamentos de recuperação de esteira de vento (simulação mais realista) e luz de alerta no cockpit, para quando ocorrer exageros nos movimentos do leme.
Causa do Acidente: Separação do leme da aeronave, causada pelo excesso de movimentos laterais efetuados pelo piloto (erro do piloto). O erro foi premeditado por exageros dos treinamentos da AA.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Garuda 421 - Um Boeing 737-300 entra numa tempestade e perde os dois motores, após sair sa mesma, a aeronave consegue aterrizar entre duas pontes no rio Bengawan. 1 Pessoa morreu.
Data: 16 de Janeiro de 2002.
Mudanças Aplicada: Melhoria no treinamento sobre radares de aeronaves.
Causa do Acidente: Sobra de radar, precipitação excessiva nos motores, e re-inicio falho devido a bateria com defeito (só tinha 20 volts, sendo que deveria ter no mínimo 24) e pouca carga.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo TAME 120 - Um Boeing 727-100, durante uma aproximação de baixa visibilidade em Alfonso Bonila, desaparece do radar, ao colidir contra o Vulcão Cumbal, na Colombia.
Data: 28 de Janeiro de 2002.
Mudanças Aplicada: A TAME investiu na capacitação de suas equipes de pilotos.
Causa do Acidente: Erro do Piloto, que realizou uma volta muito aberta, sobre velocidade acima do permitido na carta de aproximação, causaram a saída da área de segurança, que por efeito levou a aeronave em direção a uma montanha. Segundos antes da colisão, o alerta de terreno soou, mas por ser ultrapassado, não deu tempo o suficiente para reação dos pilotos.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo NorthWest 85 - Um Boeing 747-400 tem seu leme superior travado para a esquerda em pleno voo de cruzeiro, graças a uma tripulação de pilotos heróis, a aeronave pousa no Alaska sem nenhuma fatalidade ou com novos dados no avião.
Data: 9 de Outubro de 2002.
Mudanças Aplicada: Adição de travas dentro do módulo de potência, mesmo que a válcula se rompa, o leme não irá mais ficar totalmente para um lado.
Causa do Incidente: Rompimento da válvula do módulo de controle de potência hidráulica, causando vazamento hidráulico no leme, e travamento da barra, impossibilitando os movimentos laterais do leme.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Air Midwest 5481 - Um Beechcraft 1900D sofre um estól na decolagem no aeroporto Charlote/Douglas (Carolina do Norte, EUA) e na tentativa de controle, o avião bate contra um hangar, matando todos abordo.
Data: 8 de Janeiro de 2003.
Mudanças Aplicada: Nova média de peso para voos.
Causa do Acidente: Má manutenção nos cabos dos profundores e sobrepeso na decolagem.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Tuninter 1153 - Um ATR 72 tem parada de seus 2 motores em pleno ar, com as tentativas falhas dos pilotos de religa-los, ele pousam a aeronave sobre o mar Mediterrâneo (perto da Sicília).
Data: 5 de Agosto de 2005.
Mudanças Aplicada: Diferença no desenho dos indicadores de combustível do ATR 42 e 72.
Causa do Acidente: Troca errada do indicador de combustível da aeronave, foi instalado o indicados de um ATR 42 ao invés de um ATR 72. O Avião decolou sem ser abastecido e sofreu falta de combustível após 42 minutos e voo, causando assim, a queda.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Hélio 522 - Um Boeing 737-500, é interceptado por caças F-16, após não responder aos chamados do controlador aéreo, na aeronave não havia ninguém consciente, apenas um indivíduo na cabine. Logo em seguida a aeronave perde altitude e cai em Maratona (leste de Atenas (Grécia)).
Data: 14 de Agosto de 2005.
Mudanças Aplicada: .
Causa do Acidente: Permanência do botão de pressurização no manual (posicionada por um técnico horas antes do voo), causando a perda de oxigênio na cabine, ao longo da subida da aeronave, com tripulação (menos um) e piloto e co-piloto inconsciente, restou apenas o único consciente (Andreas Prodromou) tentar pilotar a aeronave, mas era tarde demais. O Avião desce após o combustível acabar e cai em Maratona.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo TANS Perú 204 - Um Boeing 737-200 perde altitude nos procedimentos de pouso durante uma intensa tempestade, até cair e se desfazer ao bater nas arvores de Pucallpa. O Acidente, incrivelmente deixa 58 sobreviventes, dos 91 que estavam abordo.
Data: 23 de Agosto de 2005.
Mudanças Aplicada: Fim das atividades da Tans Perú, após um incidente, aonde 2 aeronaves quase colidem no ar.
Causa do Acidente: Erros do Piloto, ao entrar em tempestade severa, desatenção aos alertas e não acelerar os motores para se recuperar da perda de altitude. Durante a tempestade, o comandante e o co-piloto não exerceram seus devidos papeis no cockpit (comandante quis trocar os papeis, ele pilotava e o co-piloto procurava a pista), durante a tormenta, ambos por momentos faziam a mesma coisa, isso acarretou na não execução de papeis essenciais em voo visual, a falta de execução de seus devidos papeis geraram, desatenção dos instrumentos e alertas (ambos olhavam pela janela procurando a pista) e quem iria acelerar os motores (o co-piloto não acelerou os motores, por causa que o comandante insistia que ele continua-se procurando a pista). Estes erros causaram no acidente.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Gol 1907 - Um Boeing 737-800 da Gol colide com um Legacy 600, e perde a ponta da asa (Winglet) e despenca do seu em parafuso, assim desintegrando a aeronave, que caem em pedaços na selva Amazônica.
Data: 29 de Setembro de 2006.
Mudanças Aplicada: As aerovias verticais voltaram a ter 2.000 pés de distância entre cada uma.
Causa do Acidente: Erro dos pilotos do Legacy 600, ao desligar o transponder e TCAS, permanência na aerovia 370 (Contra mão), e erro do controlador de voo a não alterar o nível de voo do Legacy quando teve a chance.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo ADAM Air 574 - Um Boeing 737-400 sai fora do seu curso de voo e entra numa intensa célula de tempestade e desaparece do radar, a aeronave cai no Estreito de Makassar (Indonésia).
Data: 1 de Janeiro de 2007.
Mudanças Aplicada: Proibição da chegada de voos internacionais vindos da Indonésia antes de uma drástica reforma na situação da aviação do pais.
Causa do Acidente: Erros dos pilotos e defeitos na aeronave (SRI com defeito e tendência de voo para a direita (compensada com aileron esquerdo alevantado)). O Piloto desativou o piloto automático que mantinha o aileron esquerda alevantado (mantendo o avião nivelado) para tentar guiar a aeronave por conta própria, inciando a inércia de troca (apagão da tela de horizonte artificial), que mudava de automático para manual . Ao dar mais atenção na busca de respostas do erro do SRI, o piloto não percebeu que a aeronave tendia 1° por segundo para a direita, como estava dentro de uma tempestade, ambos, piloto e co-piloto, não tinham referencia de nivelamento, e só foram perceber que estavam a beira de um mergulho vertical, quando o alarme de angulo máximo foi emitido. Ao invés de girar o marche para a esquerda, o piloto, gira para a direita, assim jogando a aeronave num mergulho de 1000 pés por segundo. O Avião se desfaz antes de atingir a água com violência.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Garuda 200 - Um Boeing 737-400, ao pousar no aeroporto de Yogyakarta, quica 3 vezes na pista e após perder o trem de pouso dianteiro (na 3ª quicada), escorrega até uma barragem, aonde se desintegra e entra em chamas. O Acidente deixou 119 sobreviventes e 21 mortos.
Data: 7 de Março de 2007.
Mudanças Aplicada: Melhoria no treinamento dos pilotos afim de evitar a fixação, e o fim da compensação de combustível (aonde os pilotos são recompensados ao poupar combustível.
Causa do Acidente: Erro do piloto, ocasionando um pouso catastrófico. Durante o procedimento do pouso, o piloto comandante entrou em estado de ''Fixação'', aonde se fechou para o que estava ocorrendo ao redor (ignorando o co-piloto e os alertas de Terreno). Fixado em pousar a aeronave de qualquer maneira, por estar com a altitude e velocidade acima do considerado para pouso, o capitão ignorou tudo, e por causa desta atitude, a aeronave tocou a pista rápido demais, fazendo a mesma quicar até o trem frontal falhar na terceira quicada, aonde a aeronave se arrastou até a barragem aonde, com o impacto, se desfez, iniciando um incêndio logo em seguida.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Tam JJ3054 - Um Airbus A320 da Tam, pousa na pista 35L de Congonhas e não consegue diminuir a velocidade da aeronave, que tende para a esquerda (já no fim da pista), e colide com a sede da própria empresa (Tam Express).
Data: 17 de Julho de 2007.
Mudanças Aplicada: Foi feita as ranhuras na pista 35L de Congonhas.
Causa do Acidente: Falta de ranhuras (Grivin) na pista e erro do piloto ao posicionar a manete esquerda em reverso e manter a direita em aceleração total, ao invés de ambas em reverso.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo China Airlines 120 - Um Boeing 737-800, entra em combustão após parar no gate do aeroporto de Naha, em Okinawa (Japão). Felizmente, todos são evacuados antes do tanque explodir.
Data: 20 de Agosto de 2007.
Mudanças Aplicada: Mudança no desing do parafuso de fixação dos Slats.
Causa do Acidente: Falta de uma ruela no parafuso que impede que o Slat se afaste demais da asa, sem a ruela, o parafuso se separou (possivelmente no toque com a pista) e ficou na caixa de retração do Slat. Na retração do Slat (durante o taxi para o gate), a barra pressionou o parafuso contra o tanque de combustível (asa direita), causando um furo, com a parada da aeronave no gate, o querosene entrou em contato com o exaustor da turbina do motor direito e iniciou o incêndio.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Santa Barbara Airlines 518 - Um ATR-42 se choca contra o topo de uma Montanha em Mérida, logo após decolar do aeroporto de Alberto Carnevalli, na Venezuela.
Data: 21 de Fevereiro de 2008.
Mudanças Aplicada: Fim de voos comerciais no Alberto Carnevalli.
Causa do Acidente: Erros do piloto. A Execução incorreta do checklist, acabou por gerar um erro no giroscópio da aeronave Os pilotos não podem taxiar a aeronave com os sistemas eletrônicos sendo inicializados. O Descumprimento, causou erro no giroscópio que ficou inoperante. Aliado a entrada numa nuvem durante o voo, a tripulação ficou incapacitada de voar visualmente, assim, foram em direção a uma montanha. Ao verem a montanha, já era tarde demais, os pilotos decidiram tentar passar por cima dela, mas acabaram por fazer a aeronave bater de barriga contra o topo da montanha, matando todos abordo. Se conseguissem mais alguns metros de altitude, conseguiriam passar.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Spanair 5022 - Um MD-82 não consegue decolar do aeroporto de Barajas e tende para o lado direito, em seguida toca o solo duas vezes antes de se chocar contra a parede de um riacho.
Data: 20 de Agosto de 2008.
Mudanças Aplicada: Melhorias no checklist.
Causa do Acidente: Relay com defeito, e checagem de checklist incompleta, causando a falta do estendimento dos Flaps e Slats para a decolagem. Por causa de um Relay com defeito, a equipe de manutenção da Spanair optou por desativar o dijuntor. A desativação, além de desativar o sensor de temperatura com defeito, também desativou o ''alerta de configuração incompleta de decolagem'', assi, pressionados pelo atraso e pela chance de demissão (já que a Spanair estava em crise na época), os pilotos incrivelmente, por 3X pularam o paragrafo de checagem de Flaps e Slats, por não estarem estendidos durante a decolagem, a aeronave alevantou voo e segundos depois estolou e guinou para a direita e desceu, tocando o solo 3 vezes. Na primeira vez, tocou com os trens de pouso, na segunda, perdeu a calda, e na terceira se chocou contra o barranco de um riacho, deixando apenas 18 sobreviventes, matando 154. Foi o pior acidente aéreo da Espanha até a época.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo XL Airways Germany 888T - Durante um teste de aceitação (para devolução de leasing), um Airbus A320 da Airways Germany não se recupera num teste ant-estól, e a aeronave entra no mesmo e após uma intensa queda descente, o avião mergulha no Mar Mediterrâneo.
Data: 27 de Novembro de 2008.
Mudanças Aplicada: Não houve mudanças, só recomendações da BEA.
Causa do Acidente: Sensores de Angulo de Ataque congelados, após a aeronave ser lavada com água em alta pressão no solo, após a pintura do avião. A água que entrou na sonda, se congelou quando a aeronave atingiu altos níveis de altitude, causando leituras errôneas.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Turkish Airlines 1951 - Um Boeing 737-800 estola durante a aproximação no aeroporto de Amsterdam (Holanda) e bate contra o solo se dividindo em 3 partes, matando 8 pessoas.
Data: 25 de Fevereiro de 2009.
Mudanças Aplicada: Nenhuma.
Causa do Acidente: Rádio altímetro com defeito e erro do piloto. Um rádio altímetro com defeito (marcando a altitude de solo, -8 pés) junto com execução atrasada de checklist levou a tripulação no cockpit (de 3 integrantes) a não perceber a velocidade da aeronave caindo devido a ação do autotrotte, que colocou as manetes e idle (marcha lenta), já que o autotrotte levava em consideração as medições do rádio altímetro, que estava com defeito. Quando a aeronave estolou a 500 pés, já era impossível salvar a aeronave, que se chocou contra o solo a 400 metros da pista.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo FedEX 80 - Um MD11 ao pousar em Narita (China), quica 3 vezes na pista e em seguida capota para a esquerda entrando em chamas, matando os dois membros da tripulação abordo.
Data: 23 de Março de 2009.
Mudanças Aplicada: Melhor treinamento para pouso quicado.
Causa do Acidente: Erro do Piloto devido a fadiga e cisalhamento. Vento cisalhado na aproximação final, mais o cansaço da tripulação (que tinha realizado vários voo antes e dormido pouco), causou atrasos na resposta aos comandos, levando a subida do nariz atrasado, que por sua vez fez a aeronave tocar com força a pista. Pensando que a aeronave não tinha quicado, o piloto desceu o nariz, assim, fazendo o impacto ser mais forte (no 3º), colapsando o trem traseiro esquerdo, resultando no acidente que fez a aeronave ficar virada em chamas.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Air France AF447 - Airbus A330-200 da Air France desaparece sobre o Atlântico Equatorial.
Data: 1 de Junho de 2009.
Mudanças Aplicada: Nenhuma.
Causa do Acidente: Congelamento das sondas Pitot, causando a desativação do piloto automático, outras falhas consequentes, e erro do co-piloto ao manter o manche para traz (posição de subida da aeronave), enquanto o piloto empurrava para frente (posição de descida da aeronave), como efeito, o comando dos pilotos foram anulados e assim deixando a aeronave a ocorrer um Estol que por sua vez fez o Airbus A330 despencar do céu e bater com tudo no mar.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Ethiopian Airlines 409 - Um Boeing 737-800 faz várias curvas após decolar de Beirute e em seguida cai no mar Mediterrâneo, matando todos abordo.
Data: 25 de Janeiro de 2010.
Mudanças Aplicada: Sem Informações.
Causa do Acidente: Fadiga do Piloto, aliado as condições severas do tempo.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Aires 8250 - Durante uma tempestade, um Boeing 737-700 da Aires, ao pousar, toca com muita força na cabeceira da pista (inicio da pista de pouso), partindo a aeronave em 3 partes.
Data: 16 de Agosto de 2010.
Mudanças Aplicada: Fim dos pousos em dia te tempestade no aeroporto.
Causa do Acidente: Erro do piloto ao angulo de aproximação da pista (ponto sego na visão).
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo UPS 6 - Um Boeing 747-400 declara emergência alegando incêndio abordo. Na tentativa de pousar a aeronave já severamente avariada pelas chamas, o co-piloto não consegue vencer as tantas adversidades e se acidenta com a aeronave.
Data: 3 de Setembro de 2010.
Mudanças Aplicada: Containers de carga mais resistentes a chamas, e instalação opcional de câmara de plastico que isola os painéis do avião, os deixando visíveis mesmo com o cockpit cheio de fumaça.
Causa do Acidente: Fogo no compartimento de carga, causando falha no suprimento de oxigênio ao capitão, perda da hidráulica manual, e perda da vizibilidade no cockpit (excesso de fumaça) para o co-piloto. No carregamento de bateria de Íon de lítio, uma das cargas de baterias, no container localizado logo abaixo do cockpit entra em combustão, inciando um incêndio abordo, ao receber o alerta no cockpit, a tripulação coloca as marcaras de oxigênio e aciona a despressurização do porão. Mas não sulte efeito, e as chamas vão continuando se alastrando pelo porão de carga, gerando bastante fumaça, que não demora muito a chegar no cockpit. Após as chamas avariarem o suprimento de oxigênio de reserva do capitão, o mesmo tenta pegar a mascara de reserva, mas perde a consciência. Com o destino da aeronave nas mãos do co-piloto, o mesmo, com auxilio do solo e de outras aeronaves, tenta pousar o 747 no aeroporto de Dubai, mas por estar auto demais, falha na aproximação, a última esperança era uma base militar a esquerda da aeronave, mas o co-piloto direciona o avião para direita, Instantes depois, antes de bater contra o solo o co-piloto em um ato crucial, faz uma quinada para a direita e toca com a asa direita no solo e posteriormente a aeronave em si, que explode. O Ato antes do impacto, impediu que o avião caí-se sobre um subúrbio.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Qantas 32 - Um Airbus A380-200 tem uma falha em seu motor numero dois, que acaba avariando a aeronave. Após um bom trabalho da tripulação, a aeronave pousa em Singapura.
Data: 4 de Novembro de 2010.
Mudanças Aplicada: Melhorias da fabricação dos motores.
Causa do Acidente: Erro da fabricação do tubo de óleo do motor Rolls Royce, causando ruptura e um vazamento de óleo que levou a aceleração acima do normal do disco de alta pressão do motor, fazendo o mesmo se dilatar até falhar, lançando fragmentos sobre a asa e fuselagem.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Firsh Air 6560 - Boeing 737-200 se choca contra um morro no Alasca, na tentativa de aproximação de pouso por ILS (Instrument Landing System).
Data: 20 de Agosto de 2011.
Mudanças Aplicada: Melhoria nos treinamentos de das tripulações do Firsh Air.
Causa do Acidente: Desativação acidental do VOR LOC (ILS).
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Yak 9633 - Um Yak-42 não consegue sair do chão ainda na pista do aeroporto de Tunoshna (Russia), e quando consegue estola e cai num rio, matando a delegação do time de hockey Lokomotiv Yaroslav.
Data: 7 de Setembro de 2011.
Mudanças Aplicada: Suspensão das operações da Yak Services.
Causa do Acidente: Falta de treinamento, erro acidental do piloto (falta de sensibilidade em uma das pernas) resultando no acionamento dos freios dos trens traseiros através dos pedais, e posteriormente, no estól da aeronave.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Asiana 214 - Um Boeing 777-200, momentos antes de tocar a pista, na aproximação, bate contra o quebra mar do aeroporto de São Francisco e perde a cauda e rodopeia na lateral da pista. O Acidente deixa 304 sobreviventes e 3 mortos dos 307 abordo.
Data: 6 de Julho de 2013.
Mudanças Aplicada: Nenhuma.
Causa do Acidente: Erro do piloto. O Piloto capitão aciona o piloto automático durante o pouso, na expectativa que o mesmo controle a potencia dos motores automaticamente, mas durante a aceleração manual, o comandante pucha as manetes para traz, desativando o piloto automático (mas ele nem sabia da consequência disto), assim o 777 começou a planar até a pista, já que o comandante reduziu demais a potencia. Quando o alarme de aproximação de terreno (Terrain no EGPWS) soou, o comandante empurra as manetes para aceleração total e sobe o nariz da aeronave, mas sem tempo o suficiente, o avião bate com a cauda violentamente no quebra mar, A investigação descobre que o comandante não tinha nenhuma experiencia de pouso visual, somente por instrumentos.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Malaysia Airlines MH370 - Um Boeing 777-2H6ER da Malaysia Airlines desaparece dos radares a caminho de Pequim. Alguns destroços já foram encontrados, confirmando o acidente.
Data: 8 de Março de 2014.
Mudanças Aplicada: Nenhuma.
Causa do Acidente: Desconhecidas. (Possível suicídio do piloto).
Caso: Em Investigação. (Investigação).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Malaysia Airlines MH17 - Um Boeing 777-200 da Malaysia Airlines cai em chamas no céu.
Data: 17 e Julho de 2014.
Mudanças Aplicada: Nenhuma aeronave sobrevoará mais a região aonde ocorreu o ataque.
Causa do Acidente: Abatido por um míssil, o mesmo explodiu em frente ao cockpit, lançando artefatos que perfuraram e avariaram severamente a aeronave.
Caso: SOLUCIONADO.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo AirAsia QZ8501 - Um Airbus A320 da Air Asia cai no Mar de Java sem deixar sobreviventes.
Data: 28 de Dezembro de 2014.
Mudanças Aplicada: Nenhuma.
Causa do Acidente: Erros do Piloto e no ''Rudder Travel Limiter Unity'' da aeronave. Os pilotos executaram o ''restart'' do FAC CB do A320, e não re-acionaram os FAC 1 e 2 no painel de cima, assim, a aeronave perdeu o piloto automático e auto-potência. Sem o piloto automático, o leme parcialmente guinado para a esquerda, levou a aeronave a uma guinada. Após recuperarem da quinada, os pilotos mais tarde estolaram a aeronave e não conseguiram recuperar o controle.
Caso: SOLUCIONADO. (Relatório Final (NTSC) - 1/12/2015) (Post aqui do blog em digitação).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo GermanWings 9525 - Airbus A320 cai nos alpes franceses, se desintegrando por completo.
Data: 24 de Março de 2015.
Mudanças Aplicada: Após este acidente, ficou proibido a permanência de apenas um piloto sozinho no cockpit.
Causa do Acidente: Suicídio do co-piloto.
Caso: SOLUCIONADO. (Relatório Final (BEA) - 13/3/2016)
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Kogalymavia 9268 - Airbus A321 cai sobre a península do Sinai (Egito) após 23 minutos de voo, matando todos a bordo.
Data: 31 de Outubro de 2015.
Mudanças Aplicada: No momento nenhuma.
Causa do Acidente: Bomba a bordo, causando a despressurização explosiva e a divisão da aeronave em duas partes no ar, sobre a península do Sinai (Egito).
Caso: SOLUCIONADO. (Investigação e Plantão).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo FlyDubai FZ981 - Um Boeing 737-800, após arremeter e ficar 2 horas em espera para pousar no aeroporto Rostov do Don (Russia), tentam mais uma vez, mas na nova tentativa, os pilotos decidem por arremeter, mas logo em seguida, a aeronave mergulha e cai ao lado da pista, todos os 55 passageiros e 7 tripulantes morreram na tragédia. Foi o primeiro acidente fatal da FlyDubai.
Data: 19 de Março de 2016.
Mudanças Aplicada: .
Causa do Acidente: Subida do Estabilizador horizontal em +5°, causando a queda do angulo de ataque, e nas tentativas de recuperação não houve sucesso. (Possível erro do piloto).
Caso: Em Investigação. (Investigação).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo EgyptAir 804 - Um Airbus A320 da EgyptAir cai enquanto sobrevoava o Mar do Mediterrâneo a caminho do Cairo (Egito). Nenhum dos 56 passageiros sobreviveu.
Data: 19 de Maio de 2016.
Mudanças Aplicada: .
Causa do Acidente: Incêndio abordo de causas desconhecidas.
Caso: Em Investigação. (Investigação).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo Emirates 521 - Um Boeing 777-300 da Emirates Airlines tem problemas durante uma arremetida em Dubai, perde altitude e bate contra a pista, ardendo em chamas minutos depois. Todas as 300 pessoas abordo evacuaram a aeronave com segurança, não houve mortes daqueles abordo.
Data: 3 de Agosto de 2016.
Mudanças Aplicada: .
Causa do Acidente: Cisalhamento do vento aliado a baixa velocidade da aeronave.
Caso: Em Investigação. (Investigação).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo LaMia 2933 - Um Avro RJ85 da LaMia Bolívia bate contra uma baixa montanha enquanto estava em modo de espera para pousar no aeroporto de Medellin. A Aeronave transportava os jogadores do clube Chapecoense. Somente 5 da delegação e 2 tripulantes sobreviveram a queda.
Data: 28 de Novembro de 2016.
Mudanças Aplicada: .
Causa do Acidente: Falta de Combustível, ocasionada por rota não cumprida. O Comandante não decolou do aeroporto que deveria (Cobija) e também não pousou no que deveria (Bogotá) para re-abastecer. Estes fatores aliado a outras ações (não declarar emergência) causaram o acidente.
Caso: Em Investigação. (Investigação).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Voo.
Data: .
Mudanças Aplicada: .
Causa do Acidente: .
Caso: .
• Acidentes por Companhia Aérea:
A calcular ainda!
• Curiosidades:
→ Ano de 1996 - Este ano, houve tantos acidentes aéreos, que foi considerado como, o ano macabro da aviação comercial.
→ Mesmo motivo e mesmo numero - Por incrível que parece, os voos GOL 1907 e Kazakhstan 1907, além e terem o mesmo número, sofreram o mesmo acidente, ou seja, colisão no ar com outra aeronave.
→ Prédio da Mesma - O Airbus A320 da Tam (Voo JJ3054) se chocou contra o prédio da própria Tam, perto da cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas.
→ Equipe dividida - Durante a investigação do acidente do voo XL Airways Germany 888T, a equipe de investigadores da BEA foi dividida, decorrente do acidente do Air France AF447.
→ O Mistério no Leme - de 1992 a 1996, houve 2 acidentes (United Airlines 585 e USAir 427) e um incidente (EastWind Airlines 517), aonde o leme guinava a aeronave para um lado. Em 1996 descobriu-se que o que causava isto era a Servo-válvula, que podia travar, quando estive sobre clima frio e recebe-se fluído hidráulico quente, e ela também podia se inverter (ela poderia operar invertida. Ex: O piloto pisava no pedal para a direita e a válvula respondia, virando a aeronave para a esquerda).
→ De negligente a exemplar - Após o acidente do Garuda 200 em 2007, a Garuda Airlines teve uma impressionante metamorfose, até este acidente, a companhia aérea era reconhecida como negligente, por causa dos vários acidentes e incidentes seguidos na frota. Após este acidente, a empresa tomou medidas, e agora é a mais exemplar companhia aérea da Indonésia.
OBS: Correções são bem vindas, encontrou um erro, então informe o erro nos comentários, junto com a fonte, para podermos corrigir o erro.
Última Atualização efetuada: 15 de Fevereiro de 2016.
• = Aeronaves NG = •.
Nenhum comentário:
Postar um comentário