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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 1 de novembro de 2020

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 - Missão 97 - 24/10/2020



     No dia 24 de Outubro de 2020, ocorreu a Missão 97 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Baixa da Terra, o decimo quinto conjunto de satélites Starlink (60), da própria SpaceX.

→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.2/V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1060 (3º Voo - Anteriormente: Starlink V12).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso. (Pousou no OCISLY).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Peso de Carga: 15.600 kg.
→ Status FinalSucesso.


▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 17 de Outubro de 2020, foi realizado o fogo estático do impulsionador, na plataforma SLC-40. No teste, os 9 motores são acionados por alguns segundos, para verificar a saúde o Booster.

     No dia 22 de Outubro de 2020, as 16:14 UTC (12:14 Hora Local), ocorreria a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. .

     No dia 24 de Outubro de 2020, as 15:31 UTC (11:31 Hora Local), ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Esta foi a 100ª missão bem sucedida (contabilizando Falcon 1 e Heavy), da SpaceX. Felizmente, mais uma vez, o impulsionador aterrissou com sucesso, na Balsa Drone.

          | Foto: Ben Cooper. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 07:00, os motores do booster são resfriados (Engine chill).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:43, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com os 60 satélites Starlink, rumo a órbita baixa da terra.
     T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
     T+ 01:17, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:35, os 9 motores do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
     T+ 02:40, desacoplagem/separação do 1º estágio.
     T+ 02:45, o motor do 2º estágio é acionado. (SES-1 - Second Engine Start 1).
     T+ 02:54, as aletas direcionais do booster são estendidas.
     T+ 03:23, as carenagens são ejetadas.
     T+ 06:22, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
     T+ 06:42, os motores do booster são cortados.
     T+ 08:05, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no JRTI.
     T+ 08:25, o booster pousa, com sucesso, no JRTI.
     T+ 08:56, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 1).
     T+ 44:34, o motor do 2º estágio é re-acionado (SES-2 - Second Engine Start 2).
     T+ 44:37, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 2).
     T+ 01:03:37, barra que segura o conjunto de satélites é aberta.
     T+ 01:03:39, Todos os 60 Starlink são desacoplados do segundo estágio (simultaneamente).

     No dia 26 de Outubro de 2020, o GO Ms Tree chegou ao Port Canaveral, com as duas metades de carenagem abordo.

     No dia 27 de Outubro de 2020, o JRTI chegou ao Port Canaveral, com o Booster abordo.

     No dia 28 de Outubro de 2020, suspenso apenas pelo octagrabber, as quatro pernas foram retraídas.

     No dia 29 de Outubro de 2020, o impulsionador foi baixado, horizontalmente, e colocado no transportador. O Processo foi feito, anexando o guindaste principal, levando o Booster para perto do transportador, anexando o guindaste menor, baixando horizontalmente e, por fim, colocando-o no veículo.

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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