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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

AeroInvestiga - ASL Airlines - QY-7332 - Investigação

     No dia 5 de Agosto de 2016, um Boeing 737-400 da ASL Airlines (DHL), que tinha decolado do aeroporto de Charles de Gaule (França) e devido a problemas do pouso, saiu da pista no aeroporto de Bergamo (Itália), com apenas 2 pessoas abordo, ou seja, os pilotos.

 Dados da Aeronave:
 Aeronave: Boeing 737-476SF.
 Companhia: ASL Airlines.
 Prefixo: HX-FAX.
 Numero de Construção: cn 24437.
 Primeiro Voo: 30 de Outubro de 1991.
 Idade da Aeronave: 25 Anos.

 Dados do Voo:
 Número do Voo: QY-7332.
 Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional Charles de Gaule.
 Aeroporto de Destino: Aeroporto de Orio al Serio.
 Passageiros: 0.
 Local do Acidente: Estrada 591bis (próximo a cabeceira do aeroporto),

          | Foto da aeronave 4 meses antes do acidente. | Foto: Stathis Panaglotopoulos. | Copyright: JetPhotos. |

     Um Boeing 737-400 Cargueiro da ASL Airlines, subsidiária da DHL, teve problemas ao pousar no aeroporto de Bergamo, na Itália. A aeronave não parou na pista e acabou saindo da mesma, indo parar na estrada 591bis a 580 metros da cabeceira da pista.

          | A Aeronave na estrada após o acidente. | Foto: Orio Spotter Group (Via The Aviation Herald). |

     O Aeroporto operava por ILS (Instrumental Landing System) e sobre chuva forte.
     O METAR do aeroporto reportava Stratus Cumulus Tower (Cumulonimbus) na hora.

- LIME 050220Z 34011KT 9999 SHRA TS FEW015 SCT030CB BKN050 18/17 Q1011.

     Testemunha disse que a aeronave tocou a pista muito perto da cabeceira e por este motivo, a tripulação tentou arremeter, ação que se confirmada foi mau executada pela tripulação.

     Este acidente se assemelha bastante ao do EK-521 da Emirates, aonde a tripulação tenta arremeter e a aeronave perde sustentação e colide contra a pista. Só que neste caso, não houve chamas e a aeronave saiu da pista, perdendo trem de pouso, motores e ruptura do estabilizador direito.

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• Atualização #1 - 7/8/2016.

     No dia 7 de Agosto de 2016, foi liberada os dois sentidos da rua 591bis, aonde o centro da aeronave estava. Também houve a cobertura da aeronave com lonas e a remoção do combustível que vazou da aeronave devido as avarias do arrasto e impacto contra os obstáculos.

          | Aeronave fora da estrada e sendo tapada. | Foto: (Via: Il Giorno). |

     Agora fica o mistério do que será feita com a aeronave. Remoção ou desmanche? Veremos.

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• Atualização #2 - 12/8/2016.

     No dia 10 de Agosto de 2016, os dados do CVR e FDR foram baixados pela ANSV.

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• Atualização #3 - 24/9/2016.

     No dia 21 de Setembro de 2016, foi lançado pelo ANSV o Relatório Preliminar do acidente.
     O Relatório destacou em detalhes como foi efetuada a aproximação na pista 28 do aeroporto. O Boeing 737-400 alcançou a pista a 140 pés e após descer lentamente planou pela pista a certa de 30 a 20 pés e tocou a 2000 metros após o inicio da mesma, já perto da cabeceira, com certa de 750 metros de pista restante, a aeronave não conseguiu parar e ao ultrapassar a cabeceira quebrou a antena do localizador, e a cerca do aeroporto, indo parar na rua 591bis, perdendo trem de pouso e motor.

     No relatório preliminar foi publicado uma foto aérea que mostra a cabeceira e a aeronave.

          | Visão aérea da posição da aeronave em relação a cabeceira. | Foto: ANSV (Via: Relatório Preliminar). |

     As causas e os fatores contribuintes ficaram para o Relatório Final.

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• Atualização #4 - 9/2/2017.

     No dia 8 de Fevereiro de 2017, durante o processo de preparo da fuselagem da aeronave (cortes utilizando uma serra) para ser transportada, faíscas iniciaram um incêndio em restos de grama seca localizada envolta da aeronave, que por sua vez causou um grande incêndio, que consumiu o centro da fuselagem, antes que os bombeiros controlassem as chamas.

          | Aeronave com fuselagem central destruída pelas chamas. | Foto: (Via: Il Giorno). |

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• Teorias Plausíveis:

→ Teoria 1 - ''Erro do Piloto''.
   • A Mais Plausível.

→ Teoria 2 - ''Rajada Descendente''.
   • Plausível.

→ Teoria 3 - ''Falha Mecânica''.
   • Pouco Plausível.

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• → Relatório Preliminar: (Lançado - ANSV - 21/9/2016)

     O Relatório descreveu como ocorreu os eventos daquela aproximação levando em consideração os dados dos gravadores da aeronave, comunicação da torre, testemunha e a condição atmosférica.

     No relatório foi descrito em detalhes os eventos na hora do pouso da aeronave.

''The analysis of the above mentioned sources highlighted that over the threshold RWY 28 the aircraft was at 140 feet AGL and 156 knots. During flare, the aircraft floated for approximately 14 seconds between 30 feet and 20 feet, maintaining a constant airspeed close to 155 knots before touching down. The approximately 750 meters of the remaining runway did not allow to stop the aircraft, which trespassed the airport fence at approximately 190 knots. The FDR last recorded speed was 91 knots.''.

Tradução: ''A análise das fontes mencionadas acima destacou que o limiar RWY 28, a aeronave estava a 140 pés AGL e 156 nós. Durante a descida, a aeronave planou durante cerca de 14 segundos entre 30 pés e 20 pés, mantendo uma velocidade perto constante de 155 nós antes de tocar a pista. Com cerca de 750 metros da pista restante, não permitia parar a aeronave, que transgrediram a cerca do aeroporto a 190 nós. No FDR, a última velocidade registrada foi de 91 nós.''.
AGL → Above Ground Level → Acima do nível do solo.

     Os investigadores estão agora investigando quais os fatores humanos foram os responsáveis para o acidente, como o treinamento e resposta da tripulação.

• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.

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• Causa do Acidente:
     Toque tardio na pista de causa ainda não apontada.

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→ Investigação do Acidente:
Órgão Investigador: Agenzia Nazionale per la Sicurezza del Volo (ANSV).
• StatusEm Investigação.

  08/02/2017 - Fuselagem da aeronave pega fogo antes de ser retirada do local do acidente.
  21/09/2016 - ANSV libera seu Relatório Preliminar sobre o acidente.
  10/08/2016 - Dados dos gravadores foram baixados com sucesso.
  07/08/2016 - Estrada 591 é liberada em ambos os sentidos.
  05/08/2016 - ANSV inicia a investigação do acidente.
  05/08/2016 - Chovia muito forte da hora do pouso.
  05/08/2016 - Pilotos saíram ilesos do acidente.
  05/08/2016 - Boeing 737-400 sai da pista em Bergamo, na Itália.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo, Trechos: relatório ANSV.
   • Fotos: Airliners.net, Orio Spotter Group, Il Giorno, ANSV, Il Giorno.

Informação Atualizada10 de Fevereiro de 2017 - 05:32 (BRT) - Horário de Verão.

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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