Uma disputa de opinião que dura mais de 100 anos é: Quem inventou o Avião? Quem foi o pioneiro? Santos Dumont ou os Irmãos Wright? Bem nesse AeroInfo deixaremos bem claro.
Antes de tirar a dúvida histórica, vamos ao Fatos Históricos:
Santos Dumont antes de voar com o 14 Bis, foi o primeiro a voar num balão dirigível, passando ao lado da Torre Eiffel em 1901. Assim se tornando o primeiro a controlar algo (ainda) mais leve que o ar. O Dirigível era impulsionado por um motor de reação movido a gasolina.
No dia 17 de Dezembro de 1903, os Irmãos Wright, numa colina, localizada em Kitty Hawk (Carolina do Norte-EUA), catapultaram seu biplano Wright Flyer 1, que voou 260 metros no comando de Wilbur. O Biplano tinha como propulsor, um motor de 12 cavalos de potência.
Posteriormente, os Wright enviaram um telegrama afirmando que foram os primeiros a voar. E por consequência, a França convidou os irmãos a irem no aeroclube para demonstrar o feito para a multidão, afim de dar o prêmio a eles. Algo que não ocorreu, os Wright recusaram fazer a demostração publica. Se o Wright Flyer voa, por que recusar? Ainda com dinheiro em jogo!
• Regras da competição do Aeroclube francês de Bagattele:
→ Voo com pouco vento.
→ Presença de juri e testemunhas.
→ Decolagem sem propulsão externa.
No dia 23 de Outubro de 1906, o aviador brasileiro Santos Dumont, localizado nos campos em Bagattele (Paris), alçou voo com sua aeronave biplana, 14 Bis, que voou por 70 metros, aos 30 kilômetros por hora. A Aeronave alçou voo sem a necessidade de propulsão externa.
Em 1907, o Alberto Santos Dumont, realizou o primeiro voo do Demoiselle 1.
Em 1908, os irmão foram a França, e mostraram a foto do Wright Flyer voando.
No mesmo ano, na hora de provar o feito, os Wright usaram uma catapulta para tirar o Wright Flyer do chão, ou seja, NÃO VOOU POR MEIOS PRÓPRIOS.
No dia 13 de Setembro de 1909, Santos Dumont voou por 5 minutos, numa distância de 8.000 metros, com a velocidade de 96 km/h. No dia 17 de Setembro, o aviador voou por 18 quilômetros.
• Veredito:
Da mesma forma que não podemos chamar uma Asa Delta de aeronave, não se da para dizer que algo catapultado é um avião. Para ser o mesmo tem que ter um propulsor, ou seja, um motor que faça a aeronave voar para a frente. E o único que chegou nessa façanha foi o 14 Bis do Santos Dumont.
Os Irmãos Wright demoraram 3 ANOS para mostrar a prova da façanha, sendo que não há uma prova que impeça que eles tenham realizado a fotografia no ano de 1906, 1907 ou 1908, e não em 1903. Quanto tentaram provar em 1908, catapultaram o Wright Flyer.
Vídeo de 2003, vamos ver a réplica perfeita do Wright Flyer voar?
• Tentativa fracassada de colocar o Wright Flyer no ar - 2003.
| Uploader: Warp13. |
• Teste de decolagem de uma réplica do Wright Flyer... Não voou - 2003.
| Uploader: Michael Cabot. |
▬ Take off, Take off, Take off, Take off, Take off, Take off, Let's GOOOO! FAIL!!!
E no outro time... ↓
• Decolagem da réplica do 14 Bis. Voou mesmo - 2007.
| Uploader: Philipe Kling David. |
• Réplica do 14 Bis voando a vários metros do chão - 2007.
| Uploader: Philipe Kling David. |
▬ Ta voando, ta voando!!! Viva Santos Dumont! Viva Brasil! \o/
Com estas informações, podemos Confirmar que o pioneiro na aviação foi Santos Dumont, ele e seu 14 bis foi o primeiro a inventar o avião motorizado e praticamente voar nele, e não planar, como foi o caso do (podemos dizer) planador catapultado construído pelos Irmãos Wright.
Dizer que o Wright Flyer 1 foi o primeiro avião a voar, é de mesma ignorância que dizer que ''Todo Estadunidense é O Americano'', algo que não faz sentido, já que a América é um CONTINENTE, não UM PAÍS. Então para deixar bem claro ao nossos semelhantes continentais...
• Para todo Estadunidense ler: Who invented the airplane was Santos Dumont! Case Closed!!!.
Shade is Wright Flyer!!! Asseptance! Respect us!.
Aliás... O Brasil aos poucos vai tomando o que é por direito, o seu papel de destaque na Aviação. Este ano ocorreu o primeiro voo da mais nova aeronave brasileira o Embraer E190-E2, o avião desenvolvido pela Embraer que já chegou no mesmo nível dos jatos da Boeing e da Airbus.
• PR-ZEY encerrando teste de voo em São José dos Campos (SBSJ) - 25/5/2016.
• Cockpit do PR-ZEY registrado antes do primeiro voo - 23/5/2016.
| Foto: Vídeo - E2 - TankYou. | Copyright: Frame do vídeo da Embraer |
• OBS: Esta postagem leva como regras para a comparação: 1º - Ter provas (não basta ter somente rumores), 2º - Uma aeronave que levante voo em decorrência de seu motor aliado ao desing (não em decorrência a rajadas de vento e propulsores externos).
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: SportTV, Airliners.net, Embraer.
Informação Atualizada: 11 de Agosto de 2016 - 23:58 (BRT).
• = Aeronaves NG = •.
Nenhum comentário:
Postar um comentário