Aeronaves NG: Ajude o Blog e fique bem informado, curta nossa página no Facebook.

Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

AeroINFO - Quem inventou o Avião? Who invented the airplane?


     Uma disputa de opinião que dura mais de 100 anos é: Quem inventou o Avião? Quem foi o pioneiro? Santos Dumont ou os Irmãos Wright? Bem nesse AeroInfo deixaremos bem claro.
     Antes de tirar a dúvida histórica, vamos ao Fatos Históricos:

     Santos Dumont antes de voar com o 14 Bis, foi o primeiro a voar num balão dirigível, passando ao lado da Torre Eiffel em 1901. Assim se tornando o primeiro a controlar algo (ainda) mais leve que o ar. O Dirigível era impulsionado por um motor de reação movido a gasolina.

     No dia 17 de Dezembro de 1903, os Irmãos Wright, numa colina, localizada em Kitty Hawk (Carolina do Norte-EUA), catapultaram seu biplano Wright Flyer 1, que voou 260 metros no comando de Wilbur. O Biplano tinha como propulsor, um motor de 12 cavalos de potência.
     Posteriormente, os Wright enviaram um telegrama afirmando que foram os primeiros a voar. E por consequência, a França convidou os irmãos a irem no aeroclube para demonstrar o feito para a multidão, afim de dar o prêmio a eles. Algo que não ocorreu, os Wright recusaram fazer a demostração publica. Se o Wright Flyer voa, por que recusar? Ainda com dinheiro em jogo!

Regras da competição do Aeroclube francês de Bagattele:
→ Voo com pouco vento.
→ Presença de juri e testemunhas.
→ Decolagem sem propulsão externa.

     No dia 23 de Outubro de 1906, o aviador brasileiro Santos Dumont, localizado nos campos em Bagattele (Paris), alçou voo com sua aeronave biplana, 14 Bis, que voou por 70 metros, aos 30 kilômetros por hora. A Aeronave alçou voo sem a necessidade de propulsão externa.

     Em 1907, o Alberto Santos Dumont, realizou o primeiro voo do Demoiselle 1.

     Em 1908, os irmão foram a França, e mostraram a foto do Wright Flyer voando.
     No mesmo ano, na hora de provar o feito, os Wright usaram uma catapulta para tirar o Wright Flyer do chão, ou seja, NÃO VOOU POR MEIOS PRÓPRIOS.

     No dia 13 de Setembro de 1909, Santos Dumont voou por 5 minutos, numa distância de 8.000 metros, com a velocidade de 96 km/h.  No dia 17 de Setembro, o aviador voou por 18 quilômetros.

Veredito:
     Da mesma forma que não podemos chamar uma Asa Delta de aeronave, não se da para dizer que algo catapultado é um avião. Para ser o mesmo tem que ter um propulsor, ou seja, um motor que faça a aeronave voar para a frente. E o único que chegou nessa façanha foi o 14 Bis do Santos Dumont.

     Os Irmãos Wright demoraram 3 ANOS para mostrar a prova da façanha, sendo que não há uma prova que impeça que eles tenham realizado a fotografia no ano de 1906, 1907 ou 1908, e não em 1903. Quanto tentaram provar em 1908, catapultaram o Wright Flyer.

     Vídeo de 2003, vamos ver a réplica perfeita do Wright Flyer voar?

Tentativa fracassada de colocar o Wright Flyer no ar - 2003.

     | Uploader: Warp13. |

Teste de decolagem de uma réplica do Wright Flyer... Não voou - 2003.

     | Uploader: Michael Cabot. |

▬ Take off, Take off, Take off, Take off, Take off, Take off, Let's GOOOO! FAIL!!!

     E no outro time... ↓

Decolagem da réplica do 14 Bis. Voou mesmo - 2007.

     | Uploader: Philipe Kling David. |

Réplica do 14 Bis voando a vários metros do chão - 2007.

     | UploaderPhilipe Kling David. |

▬ Ta voando, ta voando!!! Viva Santos Dumont! Viva Brasil! \o/

     Com estas informações, podemos Confirmar que o pioneiro na aviação foi Santos Dumont, ele e seu 14 bis foi o primeiro a inventar o avião motorizado e praticamente voar nele, e não planar, como foi o caso do (podemos dizer) planador catapultado construído pelos Irmãos Wright.
     Dizer que o Wright Flyer 1 foi o primeiro avião a voar, é de mesma ignorância que dizer que ''Todo Estadunidense é O Americano'', algo que não faz sentido, já que a América é um CONTINENTE, não UM PAÍS. Então para deixar bem claro ao nossos semelhantes continentais...

Para todo Estadunidense ler: Who invented the airplane was Santos Dumont! Case Closed!!!.
                                                     Shade is Wright Flyer!!! Asseptance! Respect us!.

     Aliás... O Brasil aos poucos vai tomando o que é por direito, o seu papel de destaque na Aviação. Este ano ocorreu o primeiro voo da mais nova aeronave brasileira o Embraer E190-E2, o avião desenvolvido pela Embraer que já chegou no mesmo nível dos jatos da Boeing e da Airbus.

• PR-ZEY encerrando teste de voo em São José dos Campos (SBSJ) - 25/5/2016.
          | Foto: Charin de Silva. | Copyright: Airliners.net |

• Cockpit do PR-ZEY registrado antes do primeiro voo - 23/5/2016.
          | Foto: Vídeo - E2 - TankYou. | Copyright: Frame do vídeo da Embraer |

OBS: Esta postagem leva como regras para a comparação: 1º - Ter provas (não basta ter somente rumores), 2º - Uma aeronave que levante voo em decorrência de seu motor aliado ao desing (não em decorrência a rajadas de vento e propulsores externos).

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: SportTV, Airliners.net, Embraer.

Informação Atualizada11 de Agosto de 2016 - 23:58 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

Nenhum comentário:

Postar um comentário