O Boeing 767-31A, de numeração de fabricação 26470, com prefixo FAB 2900, é uma aeronave arredada da Residco e recebida pela FAB (Força Aérea Brasileira).
No dia 25 de Fevereiro de 1992, a aeronave foi entregue para a Martinair Holland.
No dia 30 de Outubro de 2011, a aeronave foi estocada pela Martinair Holland em Amsterdam.
No dia 22 de Novembro de 2011, o avião saiu de Amsterdam e foi para Jacksonville, aonde foi estocado. No dia 7 de dezembro de 2011, a posse da aeronave voltou para a leasadora Residco.
No dia 9 de Dezembro de 2013, a Residco emprestou (leasing) a aeronave para a Skygreece Airlines, que decolou com a aeronave na data rumo a Grécia no voo de entrega.
No dia 26 de Agosto de 2015, a aeronave foi estocada pela Skygreece Airlines.
No dia 4 de Dezembro de 2015, a Skygreece devolveu a aeronave para a Residco. Que foi estocado pela empresa de leasing no aeroporto de Victorville (KVCV), nos EUA.
No dia 31 de Maio de 2016, o contrato para o leasing foi assinado em Washington.
No dia 12 de Junho de 2016, a aeronave decolou de Victorville rumo a San Bernardino.
No dia 23 de Junho de 2016, a aeronave começou a ser pintada em San Bernardino.
No dia 27 de Junho de 2016, a pintura da aeronave nas cores da FAB foram concluídas. No mesmo dia foi realizado um voo de experiencia com a aeronave, que ocorreu com sucesso.
No dia 9 de Julho de 2016, a aeronave decolou de San Bernardino as 23 horas (BRT), rumo ao Brasil num voo de 12 horas, até o Rio de Janeiro, aonde pousaria no Galeão.
No dia 10 de Julho de 2016, a aeronave chegou ao Brasil, pousando no Aeroporto de Galeão.
No dia 15 de Julho de 2016, foi realizado o primeiro voo de transporte de tropas da FAB.
No dia 6 de Julho de 2017, o Presidente Michel Temer utilizou a aeronave para ir a Hamburgo na convenção do G20. A Aeronave decolou de Brasília no período da Tarde. Tratava-se da primeira vez que um presidente utilizada o Boeing 767 como transporte. Um verdadeiro marco na história.
No dia 8 de Julho de 2017, a aeronave retornou da Alemanha, pousando em Brasília.
O FAB 2900, teve seu primeiro voo no mês de Fevereiro de 1992, em Seattle-USA.
• Prins Floris •
→ Ficha Técnica:
• Modelo: Boeing 767.
• Série: 300 (Extended Range).
• Motores: (2x) PW4060.
• Numero de Fabricação: 26470.
• Número de Linha: 416.
• 1º Prefixo de Registro: N?????.
• Primeiro Voo: 4 de Fevereiro de 1992.
• Entrega: 25 de Fevereiro de 1992.
• Proprietária: Residco.
• Idade da Aeronave: 25 Anos. (Fev 2017).
→ História:
• Operou pela Martinair Holland: 25/02/1992 - 30/10/2011. - 19 Anos. (PH-MCM).
• Estocado pela Martinair Holland: 30/10/2011 - 07/12/2011. - 2 Meses. (PH-MCM).
• Estocado pela Residco: 07/12/2011 - 09/12/2013. - 2 Anos. (N328MP).
• Operou pela Skygreece Airlines: 09/12/2013 - 26/08/2015. - 2 Anos. (SX-BPN).
• Estocado pela Skygreece Airlines: 26/08/2015 - 09/11/2015. - 3 Meses. (SX-BPN).
• Estocado pela Residco: 09/11/2015 - 12/06/2016 - 7 Meses. (N328MP).
• Operando pela FAB: 15/07/2016 - Atualmente - 1 Ano. (FAB 2900).
(_) ← Data correta (Verificado e Confirmado).
[Novo] → Voos Importantes:
• (Voo????): ???→???. - Sobre o voo. [Data].
• (Voo????): SBD→SBD. - Voo de experiência. [27/6/2016].
• (Voo????): SBD→GIG. - Voo de Entrega a FAB. [9 e 10/7/2016].
• (7F2900): GIG→GIG. - Primeiro Voo pela FAB. [14/7/2016].
• (7F2900): GIG→MAO→GIG. - Primeira missão pela FAB. [15/7/2016].
• (BRS01): BSB→HAM. - Voo de ida (Presidencial) para o G20. [6/7/2017].
• (BRS01): HAM→BSB. - Voo de volta (Presidencial) do G20. [8/7/2017].
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Espaço reservado a novos VÍDEOS.
| Uploader: . |
• Primeiro voo de transporte do FAB 2900 - 15/7/2016.
| Uploader: PortalFAB. |
• A Chegada do FAB 2900 (Ex: N328MP) ao Brasil - 10/7/2016.
| Uploader: PortalFAB. |
• Pouso e Decolagem em Zagred (LDZA) abordo do SX-BPM - 3/8/2015.
| Uploader: George K Online. |
• Decolagem do SX-BPM em Toronto (CYYZ) - 4/7/2015.
| Uploader: CenturyHornet-Toronto Pearson Aviation. |
• Taxi do SX-BPM em Budapeste (LHBP) - 18/06/2015.
| Uploader: Taxavol. |
• Pouso e Taxi para o gate do SX-BPM em Montreal (CYUL) - Junho 2015.
| Uploader: CYUL Plane Spotter. |
• SX-BPM pousando em Budapeste (LHBP) com vento lateral - Abril 2015.
| Uploader: Zoldi 211. |
• Celebração do último voo da aeronave pela companhia, em Amsterdam (EHAM) - 30/10/2011.
| Uploader: Henkie54. |
• PH-MCM pousando em Amsterdam (EHAM) - 30/10/2011.
| Uploader: SchipholHD. |
• Chegada no gate do PH-MCM em Schiphol (EHAM) - Fevereiro 2009.
| Uploader: Arthur Wijnen. |
• Pouso noturno do PH-MCM em Hato (TNCC) - Janeiro 2009.
| Uploader: JojoSambre. |
• Pouso em Amsterdam (EHAM) abordo do PH-MCM - 5/5/2008. 2/2
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• Decolagem abordo do PH-MCM em Cancun (MMUN) - 5/5/2008. 1/2
| Uploader: Kanaal Van 1908FR12. |
→ Registros Fotográficos:
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Espaço reservado a novas FOTOS.
| Foto: . | Copyright: Airliners.net |
• FAB2900 durante carregamento em Salvador (SBSV) - 15/4/2017.
| Foto: Alessandro Iglesias. | Copyright: JetPhotos |
• FAB 2900 (Ex: SX-MPM) taxiando em Porto Alegre (SBPA) para apresentação - 17/7/2016.
| Foto: ViniciusSBPA. | Copyright: Airliners.net |
• SX-MPM já sobre posse da Residco em Toronto (CYYZ) - 9/11/2015.
| Foto: Galen Burrows. | Copyright: Airliners.net |
• SX-BPM taxiando em Stockholm (ESSA) - 4/7/2014.
| Foto: Martin Djupenstrom. | Copyright: Airliners.net |
• SX-BPM (Ex: PH-MCM) no seu 1º mês pela Skygreece, em Istanbul (LTBA) - 14/12/2013.
| Foto: Mehmet Mustafa Celik. | Copyright: Airliners.net |
• PH-MCM no seu último mês pela Martinair, em Amosterdam (EHAM) - 1/10/2011.
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• PH-MCM chegando ao gate de Willemstad (TNCC) - 31/8/2010.
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• PH-MCM o gate de Amsterdam (EHAM) - Julho 2009.
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• PH-MCM em aproximação final em Toronto (CYYZ) - 11/10/2008.
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• PH-MCM tocando a pista de Amsterdam (EHAM) - 28/4/2007.
| Foto: Mathias Henig. | Copyright: Airliners.net |
• PH-MCM em aproximação em Bruxelas (EBMB) - 22/3/2006.
| Foto: Luc Verkuringen. | Copyright: Airliners.net |
• PH-MCM com nova pintura da Martinair em Amsterdam (EHAM) - 5/2/2005.
| Foto: Carsten Jentges. | Copyright: Airliners.net |
• PH-MCM recolhendo trens de pouso em Amsterdam (EHAM) - 17/7/2004.
| Foto: Stefan Calberg. | Copyright: Airliners.net |
• PH-MCM taxiando em Miami (KMIA) - 29/6/2003.
| Foto: Ricardo Morales. | Copyright: Airliners.net |
• PH-MCM em aproximação no aeroporto de Amsterdam (EHAM) - 25/4/2002.
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• PH-MCM em aproximação final em Calgary (CYYC) - 3/9/2001.
| Foto: Bo Kim. | Copyright: Airliners.net |
• PH-MCM taxiando sobre belo céu azul em Faro (LPFR) - 15/3/2000.
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• PG-MCM taxiando em Miami (KMIA) - 7/9/1999.
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• PH-MCM no seu sexto ano de operação pela Martinair em Miami (KMIA) - Janeiro 1998.
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• PH-MCM taxiando em Gran Canaria (GCLP) - 9/7/1997.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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