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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 28 de agosto de 2016

AeroInvestiga - SouthWest Airlines - WN-3472 - Investigação

     No dia 27 de Agosto de 2016, um Boeing 737-7H4 da SouthWest Airlines, que decolou do aeroporto de Louis Armstrong, por causa da ruptura da carenagem frontal do motor esquerdo, foi obrigado a realizar um pouso de emergência no aeroporto de Pensacola, com as 104 pessoas abordo.

 Dados da Aeronave:
 Aeronave: Boeing 737-700.
 Companhia: SouthWest Airlines.
 Prefixo: N766SW.
 Numero de Construção: cn 29806.
 Primeiro Voo: 12 de Abril de 2000.
 Idade da Aeronave: 16 Anos.

 Dados do Voo:
 Número do Voo: WN-3472.
 Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional Louis Armstrong.
 Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional de Orlando.
 Passageiros: 99.
 Tripulantes: 5.
 Local do Incidente: Costa do Mississippi - EUA.

          | A Aeronave no mês passado. | Foto: Nito. | Copyright: JetPhotos. |

     Um Boeing 737-700 da SouthWest Airlines, após quase 20 minutos de voo, ao nível de voo 310 (FL310), teve a parte da frente da carenagem do motor esquerdo (Inlet Cowl) arrancada do resto da mesma, Tendo a parte arrancada colidido contra a asa, seguido pela fuselagem (aonde abriu uma fenda, causando despressurização) e depois estabilizador horizontal, aonde deixou um amassado.
     Na imagem abaixo é possível notar (destacado em verde), as duas travas, e um cano de alumínio, que aponta a direção aonde a carenagem foi arremessada, ou seja, em direção a asa e fuselagem.

          | Foto do motor esquerdo sem parte frontal da carenagem | Foto: Jeremy Martin | Edição: Aeronaves NG |

          | Foto mostrando todos os danos ocorridos | Foto: @Homo_WanKenobi | Edição: Aeronaves NG |

     A tripulação desceu para 10.000 pés e se manteve até pousar em Pensacola.

          | Dados coletados pelo ADS-B da aeronave | Foto: Flight Radar 24 | Edição: Aeronaves NG |

     A Aeronave é equipada por dois motores CFM56-7B24.

     Como pode ser visto na imagem, as travas estão abertas, a questão que fica é: Abriu durante a falha, ou foi esquecida abertas pelos técnicos de solo? Bem, o NTSB descobrirá.

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• Atualização #1 - 13/8/2016.

     No dia 12 de Setembro de 2016, o NTSB publicou uma nota descrevendo os resultados iniciais da investigação do incidente com o motor esquerdo do 737 da Southwest.
     Na publicação , o NTSB afirmou que uma palete na fan do motor se rompeu devido a fadiga.

''Initial findings from the engine examination include:
 • One fan blade separated from the fan disk during the accident flight and 
 • The root of the separated fan blade remained in the fan hub; however, the remainder of the blade was not recovered.
Initial findings from the metallurgical examination conducted in the NTSB Materials Laboratory include:
 • The fracture surface of the missing blade showed curving crack arrest lines consistent with fatigue crack growth. The fatigue crack region was 1.14-inches long and 0.217-inch deep, 
 • The center of the fatigue origin area was about 2.1 inches aft of the forward face of the blade root. No surface or material anomalies were noted during an examination of the fatigue crack origin using scanning electron microscopy and energy-dispersive x-ray spectroscopy, and 
 • The blades are manufactured of a titanium alloy and the root contact face is coated with a copper-nickel-indium alloy.''

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• Teorias Plausíveis:

→ Teoria 1 - ''Trancas Abertas''.
   • Plausível.

→ Teoria 2 - ''Falha estrutural''.
   • Plausível.

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• Análise do Aeronaves NG sobre o Incidente:
     Vendo as imagens, parece que houve uma falha estrutural interna na parte frontal da carenagem (Inlet Cowl), ou travas deixadas abertas, possivelmente pela equipe de manutenção em solo.
     Não há mais informações para desenvolver mais a análise.

     Dado dos danos, possivelmente os técnicos terão que substituir a carenagem e talvez o motor esquerdo, além do corte e colocação de uma nova chapa de alumínio na área da fuselagem atingida.
     Aeronave claramente recuperável re-utilizável.

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• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.

• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.

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• Causa do Incidente:
     Ruptura de uma das paletas da fan devido a fadiga.

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• Reconstrução Tridimensional do Incidente (By Aeronaves NG):

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→ Investigação do Acidente:
• Órgão Investigador: National Transport Safety Board (NTSB).
• StatusEm Investigação.

  12/09/2016 - NTSB afirma que ruptura da paleta da fan devido a fadiga foi a causa do incidente.
  27/08/2016 - NTSB Inicia a investigação do Incidente.
  27/08/2016 - A Aeronave pousou com segurança em Pensacola.
  27/08/2016 - Boeing 737 da SouthWest tem carenagem do motor 1 arrancada durante o voo.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo, Trechos NTSB.
   • Fotos: JetPhotos, Jeremy Martin, HomoWanKenobi, Aeronaves NG.

Informação Atualizada13 de Agosto de 2016 - 03:04 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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