No dia 28 de Abril de 2016, um Embraer 190 da TAME Airlines, decolou do aeroporto de Mariscal Sucre e na hora do pouso em Cuenca, derrapou e saiu da pista, com as 93 pessoas abordo.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Embraer 190-100.
→ Companhia: TAME Airlines.
→ Prefixo: HC-COX.
→ Numero de Construção: cn 19000372.
→ Primeiro Voo: Setembro de 2010.
→ Idade da Aeronave: 5 Anos.
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: TAE325.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional de Mariscal Sucre.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto de Cuenca.
→ Passageiros: 87.
→ Local do Acidente: Cuenca (Equador),
| Embraer envolvido no incidente | Foto: Felix Gottwald | Copyright: Airliners.net |
Na tarde chuvosa do dia 28 de Abril de 2016, um Embraer 190 da TAME, de prefixo HC-COX, derrapou na pista do aeroporto de Cuenca e saiu da mesma, passando ao lado da cabeceira, aonde ao rotacionar e sair, teve a ruptura dos 2 trens de pouso traseiros da aeronave, o que fez o avião ter avarias nos dois motores, Por menos de 100 metros, a aeronave não caiu do barranco do aeroporto.
| Aeronave ao lado da cabeceira após derrapagem | Fotos: The Aviation Herald |
Nos vídeos abaixo, é possível notar como a aeronave derrapou e como os passageiros evacuaram a aeronave. Evacuação que ocorreu bem tranquilamente, ao contrário que se via em décadas passadas.
• Embraer da TAME derrapando na pista de Cuenca - 28/4/2016.
| Uploader: The Aviation Herald. |
• Evacuação da aeronave da TAME após o grave incidente - 28/4/2016.
| Uploader: Gabriel Acosta. |
No frame tirado do vídeo de Gabriel Acosta, é possível notar bem de perto, como ficou o motor da aeronave. O Motor ficou nesta posição, provavelmente quando a carenagem e o exaustor da turbina do motor cravou (arrasto contra) no solo. Detalhe que os reversores estavam acionados durante o incidente.
| Motor esquerdo da aeronave | Frame do vídeo de: Gabriel Acosta |
Neste outro frame, só que agora do vídeo do canal Telecuenca TV, é possível notar o reversor do motor esquerdo acionado e a avaria na asa, logo acima do Pylon do motor.
| Asa levemente danificada e exaustor da turbina do motor enterrada | Frame do vídeo de: Telecuenca TV |
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• Atualização #1 - 06/5/2016.
No dia 4 de Maio de 2016, foi concluído a operação da remoção da aeronave do gramado atrás da cabeceira da pista do aeroporto. Para a operação, os funcionários usaram dois guindastes móveis e um macaco hidráulico abaixo da asa esquerda. A missão terminou no inicio da noite do mesmo dia.
| Operação de remição da aeronave em Cuenca | Fotos: DGAC | Edição: Aeronaves NG |
Atualmente a aeronave se encontra em uma área remota para inspeção e avaliação.
| Aeronave estocada em Cuenca para ser avaliada | Fotos: DGAC |
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• Atualização #1 - 10/6/2016.
Em maio de 2016, o DGAC enviou os gravadores ao CENIPA para leitura dos dados.
No dia 10 de Junho de 2016, a investigadora brasileira enviou um relatório com os dados obtidos para o DGAC, aonde o mesmo já vai usando os dados para concluir a investigação.
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• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Aquaplanagem''.
• A mais plausível.
No vídeo da câmera de segurança, é possível ver a aeronave rolando para o lado direito, isto é um sinal claro de aquaplanagem. Agora a esperamos o relatório dos investigadores para confirmarmos esta teoria ou a de baixo.
→ Teoria 2 - ''Ação anti acidente do piloto''.
• Também a mais plausível.
Como visto no vídeo, se não fosse a rolagem para a direita, gerando rotação, a aeronave com certeza iria cair do barranco do aeroporto. Então levando isto em consideração, pode ter avido uma rolagem intencional do piloto comandante, afim de evitar uma tragédia maior.
Se esta teoria e a correta, só o comandante para confirmar. Aguardaremos.
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• Causa do Acidente:
Causa ainda não apontada.
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→ Investigação do Acidente:
• Status: Em Investigação.
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• 10/06/2016 - CENIPA envia os dados obtidos do CVR e FDR a investigadora DGAC.
• 04/05/2016 - Aeronave da TAME é retirada do gramado atrás da cabeceira.
• 28/04/2016 - Não houve feridos no incidente.
• 28/04/2016 - Embraer da TAME sai da pista durante pouso no Equador.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: The Aviation Herald, DGAC.
Informação Atualizada: 10 de Junho de 2016 - 23:55 (BRT).
• = Aeronaves NG = •.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
segunda-feira, 2 de maio de 2016
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