Já que ninguém fez, bora fazer. Começa aqui o mais novo produto do blog, o AeroCinema. Aonde será abordado no moto critica, os longa metragens envolvendo a aviação. Segue o primeiro abaixo.
Quem nunca viu o filme Final Destination (de 2000), na tradução livre Destino Final (Premonição), aonde após uma premonição de Alex, que vê a aeronave (Boeing 747) irá sofrer uma grande falha após decolar, e, ao avisar todos abordo, aos gritos, ele é retirado da aeronave e do voo, junto com mais alguns que ficaram com medo de seu surto de desespero.
Bem neste filme lançado no ano 2000, vemos que algo rompe a fuselagem da aeronave e depois de sugar vários passageiros com seus acentos, vem uma bola de fogo que queima os que ficaram.
Por causa da limitação técnica, os eventos só foram mais detalhados em Final Destination 5 (avanço no CGI), aonde mostra em detalhes o acidente. Bem nesta postagem vamos fazer a crítica em termos técnicos, os erros e acertos do acidente do voo 180 da TransOceanic. Vamos Lá!
• Final Destination - A Aeronave taxía, através do checklist, os flaps são estendidos (até ai tudo bem), e depois decola. Após alguns segundos, a aeronave começa a ser sacudida por uma turbulência, que vai se agravando. Após mais alguns instantes, começa a ocorrer falhas elétricas no painel acima dos passageiros, que gera bastante faíscas, e do nada a fuselagem se rompe sugando uma fileira de passageiros, e depois, uma poltrona e depois mais outra, ai vemos fogo no lado direito do rombo. Após sugar os passageiros ao lado do buraco, o 747 começa a descender (mergulhar), e após se escutar os motores ganhando potência, algo explode (motor?) e uma gigantesca bola de chamas vem em direção aos passageiros, logo que de imediato a aeronave explode no céu.
| Painel acima dos passageiros cai em curto. | Foto: Filme Final Destination (2000) |
| E a grande clarão elétrico antede a ruptura da fuselagem. | Foto: Filme Final Destination (2000) |
| La vem as chamas pelo corredor. | Foto: Filme Final Destination (2000) |
| Vidraças estilhaçadas pela explosão do 747. | Foto: Filme Final Destination (2000) |
Antes da critica, vamos ver como ocorreu no mais recente filme da franquia, Final Destination 5.
• Final Destination 5 - A Aeronave taxia e decola, com a imagem do controlador no ATC dizendo ''Lá vai ele''. Após alguns segundos no ar, Sam, vê os avisos começarem a piscar, em seguida a turbulência começa, no momento leve. Em seguida o motor numero 1 começa e expelir chamas e logo em seguida a parte de traz do motor explode, seguido pela parte da frente, que lança fragmentos em direção a cabine de passageiros (fuselagem), que é rompida, assim as mascaras de oxigênio caem. Após acomodar a mascara, a fuselagem aonde esta Sam e Molly, se rompe sugando ela, que após não conseguir se segurar nos brasços de Sam vai em direção ao estabilizador horizontal, aonde seu corpo é dividido em dois, pela cintura, após esta cena vem a parte final. A aeronave explode pela parte frontal (logo mais atrás da corcova) e depois numa segunda explosão se desfaz por completo.
| Motor 1 do 747 expelido chamas. | Foto: Filme Final Destination 5 (2012) |
| Explosão da parte de traz do motor 1. | Foto: Filme Final Destination 5 (2012) |
| Explosão da parte da frente do motor 1. | Foto: Filme Final Destination 5 (2012) |
| Estilhaços da fan atingindo a fuselagem. | Foto: Filme Final Destination 5 (2012) |
| Motor 1 do 747 expelido chamas. | Foto: Filme Final Destination 5 (2012) |
| Ruptura da fuselagem a frente do estabilizador horizontal. | Foto: Filme Final Destination 5 (2012) |
| Ridícula explosão da aeronave. | Foto: Filme Final Destination 5 (2012) |
→ • CRÍTICA - Bem, nossa critica não será feita naqueles textos enormes, que dão canseira só de ver. Aqui, vamos abordar os pontos e corrigi-los. Segue abaixo.
• Ponto 1 - Pane Elétrica: Até ai tudo bem, uma pane elétrica poderia originar chamas em algum lugar (via Swissair 111, acidente real), como no Maylar (isolante inflamável que ao alimentar o fogo, derrubou o Swissair 111).
• Ponto 2 - Expelimento de chamas: Isso esta correto, mas não no patamar do filme. Em casos reais, o motor é colocado em marcha lenta ou desligado, e se as chamas persistirem, o piloto aciona o extintor do motor (adiós chamas).
• Ponto 3 - Explosão do motor: Ai vem o primeiro grave erro, motores turbo fan não poderiam explodir como mostrado no filme, nem se quer explodir. Mas a liberdade criativa poderia ser aproveitava (como será falado no final mais abaixo).
• Ponto 4 - Explosão por completo: Que? Outra explosão? Na segunda, pedaços da fan vão em direção a cabine de passageiros acima da asa e abre um rombo. Descartando a explosão, isso na vida real, poderia fazer o motor se soltar da aeronave, sem risco para a fuselagem (charuto).
• Ponto 5 - Arraia de chamas: O Motor sofreu 2 explosões, e continua preso a aeronave. Na vida real, o motor já teria sido desprendido, mas vamos continuar...
• Ponto 6 - Grande explosão no charuto a frente das asas: E este é o pior erro do filme, O PIOR. A Aeronave explode aonde não há NADA para gerar tamanha explosão. Os tanques ficam: 1 entre as asas, e nas asas. Então, a explosão deveria ocorrer no tanque central e não aonde foi. Também poderia iniciar correndo pela asa esquerda, já que lá tem um motor em chamas que poderia fazer o combustível da asa explodir. Pena que o diretor não consultou um especialista em aviação para fazer um filme que obedece a realidade (vide: Intestellar)
• Ponto 7 (Final) - Vidraças do aeroporto quebrando: E para encerrar a critica em forma de análise, vemos o erro das vidraças se quebrando. Primeiro, olhem a distância da aeronave para o terminal do aeroporto, segundo, nenhuma vidraça de aeroporto é feita de vidro comum, eles são tão fortes que você pode tentar quebra-los com o que tiver dentro do aeroporto que não irão quebrar, em alguns casos, pode até segurar tiros. Não seria uma explosão a quilômetros de distância que iria quebra-las.
→ Curiosidade:
• O Acidente a baseado no acidente aéreo real do TWA800. Que além de ser um Boeing 747, também, explode, e tem 8 e 0 como número do voo.
• OBS - O Blog Aeronaves NG, esta ciente que é apenas um longa metragem. Nossa intenção é tentar encaixar os eventos do enredo na vida real, mencionando os erros presentes, sendo gerados por erros ou liberdade criativa.
• = Aeronaves NG = •.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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