Seja bem vindo a mais um Spotter do blog Aeronaves NG. Nesta postagem mostramos breves registros feitos no Salgado Filho (SBPA) das 7 do fim da tarde as 8 da noite. A Ida foi para registrar o Boeing 737-8EH, PR-GXY que está na TAP MeE POA, mas quando chegamos, os hangares estavam fechados e a aeronave não estava no lado de fora, uma decepção, mas mesmo assim foi um bom dia.
Ao chegar na vidraça, registrei o PR-GXD chegando ao finger do gate, após o voo G31210 de Congonhas. Enquanto isso, um ATR-72 e um jato federal estavam sendo preparados no patio.
Na pista, PR-AZI decolando para o Santos Dumont (voo AD-4454).
| PR-GXD chegando ao gate. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:12. |
No gate ao lado, estava o PR-MYR, que veio no voo JJ-3085 de Congonhas (SBSP). E Após o desembarque, começou a ser preparado para o voo JJ3162 para retorno a Congonhas.
| MYR no gate se preparando para mais um voo. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:12. |
Após alguns instantes, o GXD para por completo no gate. Ao fundo, o A320, PR-MYN começa a rotação na cabeceira para decolar no voo JJ-3296 para Guarulhos, e logo atras, o ATR-72, PR-AQV aguardava para decolar no voo AD-2400 para Santa Maria.
| PR-GXD já no gate. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:13. |
Proveniente de Guarulhos no voo O6-6128, o A320, PR-OCR taxiava até o gate.
| OCR chegando do voo O66128. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:13. |
| PR-OCR a poucos metros do gate. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:14. |
Quando o PR-OCR parava no gate, na pista o PR-MYN corria para ''V1, Rotate''.
| OCER chegando ao gate e MYN decolando. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:14. |
No gate 4R, os preparativos para o push back do PR-MYR estão quase completados.
| MYR após ser abastecido. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:20. |
Ao lado, o PR-OCR segue nos preparativos para receber os passageiros do próximo voo da aeronave, o voo O6-6129 para Guarulhos.
| OCR em processo de desembarque. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:21. |
No gate, os funcionários ligaram o gerador (ao lado do motor) que fez uma barulheira... Que deu para escutar de dentro do terminal, além de gerar a clássica fumaça preta.
| GXD também após ser abastecido. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:30. |
Segue os preparativos finais.
| Caminhão da RA Catering já na aeronave. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:31. |
Enquanto o ATR72 é rebocado ao terminal 1, eu observei a TAP MeE POA, e lamentavelmente o Boeing 737, PR-GXY não estava no pátio, provavelmente estava dentro do hangar ainda, em check.
No pátio, estava um Embraer E190 da Aeromexico (centro), um ATR da Azul (direita). e o Embraer E195, PR-AXS (a esquerda, na frente do hangar principal),
| ATR sendo rebocado para o terminal 1. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:32. |
Enquanto o ATR chegava ao Terminal 1, o GXD estava pronto para o seu push back, para dar inicio ao voo G3-2147 para o aeroporto de Santos Dumont (SBRJ).
| GPU barulhento da gol sendo acionado. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:33. |
| Inicio do push back. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:36. |
| Segue o push back. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:36. |
| Posicionando o GXD para taxi. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:37. |
Além do push back do GXD, o PR-GIN também estava no mesmo processo, a aeronave estava iniciando o voo G3-1988 para Curitiba. Detalhe para as naceles brancas, ainda com a pintura da primeira geração.
| PR-GIN também em push back. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:40. |
Após alguns instantes, a aeronave iniciou o táxi para a pista de decolagem 11.
| Táxi do GXD para a pista 11. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:41. |
Ao chegar na cabeceira da pista 11, as aeronaves (GXD e GIN) aguardaram a aproximação e pouso do Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas proveniente do voo AD-2708 de Curitiba.
| GXD e GIN aguardando o pouso na pista 11. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:45. |
Após o pouso do Embraer, o PR-GXD se posicionou na pista e decolou para o voo G3-2147.
| Ingresso do GXD a pista para decolar. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:45. |
| Pronto para acelerar motores. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:46. |
| Decolagem autorizada. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:46. |
Enquanto o GXD chegava no V-ONE, o Airbus A320, PR-MYR começava o seu push-back para logo, logo dar inicio ao voo JJ-3085 para Congonhas. Neste momento, tive que começar a ir embora.
| Push back do MYR. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 19:46. |
Após a decolagem do PR-GXD, o PR-GIN decolou seguido do PR-MYR.
Na área remota, aonde geralmente os aviões cargueiros ficam e pernoiteiam, eu vi algo bem chamativo, o Boeing 727-200 da Total Cargo, de prefixo, PR-TTO, estava tendo sua pintura removida, especificamente C e A da palavra ''CARGO'' já tinha sido removida. Sobre o circulo antes da ponte estaiada, deu para ver um funcionário raspando a letra A da aeronave, simplesmente removendo. Além da remoção de parte da pintura, os vidros e o resto da palavra Cargo estavam completamente tapados, tipico de aeronaves estocadas por definitivo, como o A340, PT-MSN.
| PR-TTO Com vidros e marca tapada. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 20:02. |
Minutos depois, dois funcionários foram mexer no motor esquerdo.
| Agora alguém mexe no motor 1. | Foto: Lucas Slongo | Data: 29/01/2017 | Hora: 20:04. |
Até a publicação desta postagem (30/1/2017 - 22:00), a aeronave não decolou do Salgado Filho, assim dando sustentação a tese que está sendo estocado para saída de serviço.
Os cenários plausíveis para o futuro da aeronave são:
1º - Repintura → A Aeronave pode estar tendo sua pintura reparada ou refeita.
2º - Check → A Aeronave pode estar sendo checada para nos próximos dias voltar ao serviço.
3º - Saída de Serviço → Eis a mais temida. A Aeronave pode estar sendo preparada para ser estocada no pátio da TAP MeE POA (como o PR-TTB), assim, saindo de serviço. No preparo, removem a pintura, depois os motores laterais, além de vários componentes internos da aeronave.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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