No dia 27 de Dezembro de 2016, um Boeing 737-85R da JET Airways, teve algum problema quando decolaria do aeroporto de Goa (VAGO) para Mumbai (VABB), com 161 pessoas abordo.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Boeing 737-800.
→ Companhia: JET Airways.
→ Prefixo: VT-JBG.
→ Motores: CFM56-7B56.
→ Numero de Construção: cn 35083.
→ Primeiro Voo: 27 de Fevereiro de 2008.
→ Idade da Aeronave: 8 Anos.
→ Ciclos Acumulados: --.--- Ciclos.
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: 9W-2374.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto de Dabolim.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji Maharaj.
→ Passageiros: 154.
→ Tripulantes: 7.
→ Local do Incidente: Pista 26 de Goa (Dabolim).
| Foto da aeronave 4 dias antes do incidente. | Foto: Raihan Ahmed. | Copyright: JetPhotos. |
No dia 27 de Dezembro de 2016, durante a aceleração para a decolagem do aeroporto de Chhatrapati Shivaji Maharaj, em Mumbai, um Boeing 737-800 da JET Airways, acabou indo parar perto de uma rodovia a direita da cabeceira da pista. Durante a corrida, sobre o solo irregular, o trem de pouso frontal entrou em colapso, avariando o nariz e os dois motores, além de 15 feridos abordo.
| A aeronave pouco tempo após o incidente. | Foto: Indian Navy. |
| A aeronave em seu ponto final 1 dia após o incidente. | Foto: Tyrone Dsouza. | Copyright: JetPhotos. |
Pelo Flight Radar 24, nota-se que a aeronave saiu do terminal e taxiou pela pista até a cabeceira 26 de Goa, e após a rotação, acelerou e virou a direita, saindo da pista e indo parar a metros da rodovia Zuari.
| Dados da aeronave no incidente. | Foto: Flight Radar 24. |
No dia 30 de Dezembro de 2016, a aeronave começou a ser removida do local aonde estava. Na operação foram usados três guindastes para alevantar a aeronave. Também pode-se ver as dimensões dos estragos ocorridos no avião, mas mesmo assim, se espera que a aeronave seja reparada.
| Fotos do processo de remoção da aeronave. | Foto: Plane Spotters India. | Copyright: Plane Spotters India |
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• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Aceleração Precoce (Erro do Piloto)''.
• Plausível.
→ Teoria 2 - ''Aceleração Assimétrica (Erro do Piloto)''.
• A mais Plausível.
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• Análise do Aeronaves NG sobre o Incidente:
Pelo Flight Radar 24, a aeronave estava realizando a rotação na cabeceira para alinhar para a decolagem e do nada acelerou em direção 90 graus oposto a direita, parando a frente da rodovia.
A Pergunta é! Como o piloto consegui fazer tal façanha com o ''Oitocentão''?.
Analisando as imagens e o que se tem até então, a teoria que se mostra mais provável, é que tenha ocorrido um assimetria de potência. Nas imagens é possível notar que o motor direito está com os reversores acionados, já o esquerdo está desativado. O Esquerdo acelerando (para frente), e o direito desacelerando (para traz), faz a aeronave guinar para a direita, isso explicaria o ocorrido.
Se for isso, a investigação terá que descobrir, o motivo para a tripulação acionar um reversor na decolagem.
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• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.
• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.
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• Causa do Incidente:
Causa ainda não apontada.
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• Reconstrução Tridimensional do Incidente (By Aeronaves NG):
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→ Investigação do Incidente:
• Órgão Investigador: AAIB - Air Accident Investigation Branch.
• Status: Em Investigação.
• 30/12/2016 - Começa o trabalho de remoção da aeronave.
• 27/12/2016 - 3 Investigadores da AAIB são enviados ao local.
• 27/12/2016 - Boeing 737-800 sai da pista em Goa e deixa 15 feridos.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
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AeroInvestiga.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: Airliners.net, Indian Navy, JetPhotos, FR24, Plane Spotters India.
Informação Atualizada: 1 de Janeiro de 2017 - 04:30 (BRT).
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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