No dia 16 de Janeiro de 2017, um Boeing 747-400F da MyCargo Airlines, que decolou do aeroporto de Hong Kong, teve problemas na hora da arremetida e caiu, matando 4 pessoas abordo e mais 34 em solo.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Boeing 747-412F.
→ Companhia: MCA - MyCargo Airlines (operando para a Turkish Airlines).
→ Prefixo: TC-MCL.
→ Motores: PW-4056.
→ Numero de Construção: cn 32897.
→ Primeiro Voo: 13 de Janeiro de 2003.
→ Idade da Aeronave: 14 Anos.
→ Ciclos Acumulados: --.--- Ciclos.
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: TK-6491.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional de Hong Kong.
→ Aeroporto de Escala: Aeroporto Internacional de Bishkek Manas.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto de Istambul Ataturk.
→ Passageiros: 0.
→ Tripulantes: 4.
→ Local do Acidente: Perto da cabeceira do Aeroporto de Manas - Quirguistão,
| Foto da aeronave em dezembro de 2016. | Foto: K L Yim. | Copyright: Airliners.net. |
No dia 16 de Janeiro de 2017, um Boeing 747-400 da MyCargo Airlines que operava para a turca Turkish Airlines, caiu após apresentar algum tipo de problema na arremetida do aeroporto da Manas no Quirguistão. A queda matou os 4 tripulantes e mais 34 pessoas em solo.
A Aeronave iria fazer escala em Manas (para reabastecimento) para depois seguir ao destino final, Turquia.
| Parte da calda da aeronave parcialmente inteira. | Fotos: Vladimir Pirogov. |
| Parte da calda da aeronave parcialmente inteira. | Fotos: Nataev. | Copyright: Wikipédia/Commons |
| Parte da direita do cockpit da aeronave. | Fotos: Chui Oblast. |
Pelo dados do ADS-B da aeronave obtido via Flight Radar 24, a aeronave vinha perdendo velocidade (para a aproximação), mas não houve aumento da mesma durante a arremetida (estol?).
| Dados da aeronave via ADS-B. | Fotos: Flight Radar 24. | Copyright: Flight Radar 24 |
O METAR na hora do pouso mostrava uma situação não muito adequada para pouso:
UCFM 160100Z VRB01MPS 0050 R26/0300N FZFG VV001 M09/M10 Q1023 R26/19//60 NOSIG .
Como colocado em negrito acima, a visibilidade estava em 50 metros, isso mesmo 50, nada aconselhável para pouso seguro. Aliás, a pista aonde a aeronave tentou pousar tinha ILS Cat 2, as condições estavam no limite das especificações da Categoria 2.
No dia 17 de Janeiro de 2017, o gravador de voz (CVR) foi recuperado dos destroços.
No dia 18 de Janeiro de 2017, o gravador de voz (FDR) foi recuperado dos destroços.
No dia 20 de Janeiro de 2017, teve-se inicio os trabalhos de recuperação de dados dos gravadores. O trabalho no FDR foi concluída e os dados estão acessíveis para download, já o CVR ainda está sendo adaptado para download, já que os danos foram mais severos devido as altas temperaturas.
Nas fotos disponibilizadas pelo MAK, nota-se que o FDR está parcialmente danificado, já o CVR, quase que totalmente.
| Gravadores na mesa para inspeção, CVR e FDR (Respectivamente). | Fotos: MAK. | Copyright: MAK-IAC |
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• Atualização #1 - 10/02/2017.
No dia 2 de Fevereiro de 2017, o MAK relatou que os destroços foram removidos do local e transferidos para um hangar no aeroporto (Bishkek). As análises meteorológicas foram concluídas, e a análise dos dados dos gravadores (CVR e FDR) continuam, além dos dados do radar.
Também foram disponibilizadas duas imagens feitas com drone, mostrando a destruição causada pela queda da aeronave. No centro do impacto, não sobrou nada inteiro, impressionante.
| Área do acidente fotografada por drone. | Fotos: MAK. | Copyright: MAK-IAC |
No dia 3 de Fevereiro de 2017, a Autoridade de Aviação Civil Russo relatou informações sobre a abordagem de aproximação e pouso da aeronave. De acordo com a AACR, a aeronave só tocou a pista quando faltava 900 metros para o fim, devido a uma abordagem acima do que era devido.
→ FATOS Deste Acidente:
• Tripulação não declarou Emergência.
• Caiu no processo de Arremetida.
• Forte neblina (visibilidade de 50 metros).
• Gravadores recuperados.
• Não capturou o Glide Slope (estava bem acima do que deveria).
• Tocou a pista faltando 900 metros para o fim.
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• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Impacto com o Terreno''.
• Plausível.
Muito provavelmente o piloto devido a baixa visibilidade não viu o solo e acabou impactando com o mesmo no inicio do processo de arremetida. O Problema nesta teoria é que o EGPWS alertaria, ''Terrain, terrai, pull up, pul up'' antes de se aproximar do solo, assim daria para evitar o acidente.
→ Teoria 2 - ''Erro do Piloto''.
• Plausível.
Uma teoria que vem nesses casos (queda em arremetida) é que o piloto errou no procedimento de arremetida. Será que o piloto não acelerou os motores como deveria ou na hora certa? Ou subiu demais o ângulo de ataque causando estol? Bem, isto e o que esta teoria leva em questão.
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• Análise do Aeronaves NG sobre o Acidente:
Analisando o que se tem até então, leva a crer que a aeronave não conseguiu ganhar altitude na arremetida e teve contato com o solo, causando a separação da calda e a desintegração da aeronave.
Vamos esperar os dados dos gravadores para uma opinião mais abrangente.
Primeiro acidente aéreo do ano 17, e o segundo Boeing 747 a cair nesta década (1º - UPS6).
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• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.
• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.
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• Causa do Acidente:
Abordagem de pouso acima da altitude devida, de causa ainda não apontada.
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• Reconstrução Tridimensional do Acidente (By Aeronaves NG):
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→ Investigação do Acidente:
• Órgão Investigador: MAK - .
NTSB - National Transportation Safety Board.
• Status: Em Investigação.
• 20/01/2017 - FDR foi reparado e está pronto para ter seus dados baixados.
• 18/01/2017 - Gravador de dados (FDR) é recuperado.
• 17/01/2017 - Gravador de voz (CVR) é recuperado.
• 16/01/2017 - Boeing 747 caiu em processo em Arremetida no Quirguistão.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
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AeroInvestiga.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: Airliners.net, Vladimir Pirogov, Chui Oblast, MAK, MAK, Aeronaves NG.
Informação Atualizada: 11 de Fevereiro de 2017 - 04:25 (BRT) - Horário de Verão.
• = Aeronaves NG = •.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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