No dia 14 de Janeiro de 2017, um Boeing 767-300ER da LATAM Airlines Brasil, foi atingido por um projétil de fuzil 7,62mm provavelmente durante o voo JJ-8115 de Barcelona (LEBL) para São Paulo (SBGR), com +200 pessoas abordo. A Bala se alojou no Slat esquerdo da aeronave.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Boeing 767-300(ER).
→ Companhia: LATAM Airlines.
→ Prefixo: PT-MSY.
→ Motores: CF6-80C2B7F.
→ Numero de Construção: cn 42214.
→ Primeiro Voo: 10 de Dezembro de 2012.
→ Idade da Aeronave: 4 Anos.
→ Ciclos Acumulados: --.--- Ciclos.
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: JJ-8115.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional de El Prat.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional de Guarulhos.
→ Passageiros: --.
→ Tripulantes: --.
→ Local do Incidente: Desconhecido.
| Foto da Aeronave no dia 9 de Dezembro de 2016. | Foto: Rafael Borba Griz. | Copyright: Jetphotos. |
No dia 14 de Janeiro de 2017, um Boeing 767-300 (Extended Range) foi atingido por uma bala perdida de fuzil provavelmente durante o voo JJ8115 de Barcelona para Guarulhos. O projétil foi encontrado alojado no Slat esquerdo da aeronave, a posição da bala indica que estava com baixa velocidade, assim quase que confirmado que veio de origem parabólica (subiu e depois desceu).
| Foto da Aeronave já em São Carlos no dia 15. | Foto: PG Jornal da Band. | Edição: Aeronaves NG |
No dia 15 de Janeiro de 2017, a aeronave voou para São Carlos para o reparo da asa.
• Pouso do PT-MSY em São Carlos para inspeção e substituição do Slat - 15/1/2017.
| Uploader: Daniel Fábio. |
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Bala Perdida''.
• A mais Plausível.
Por se tratar de um furo de cima para baixo, é quase certo que é uma bala perdida de um fuzil.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Análise do Aeronaves NG sobre o Incidente:
Analisando as imagens do buraco e do projétil, fica evidente que a bala não foi projetada (mirada) na aeronave. Como dito mais acima na postagem, fica claro que foi de origem ''perdida'', ou seja, a bala saiu de um fuzil em algum lugar, subiu até onde pode e depois entrou em queda descendente, atingido a aeronave. Não se sabe se a bala atingiu durante o voo (JJ8115) ou em solo.
Como não foi detectada com a aeronave ainda estacionada (se não foi em voo),, não tem como saber a trajetória do projétil, assim, é certo que nunca saberemos a origem da bala de fuzil 7,64mm.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.
• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Causa do Incidente:
Colisão com projétil de fuzil, de origem desconhecida (possivelmente do Brasil).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Reconstrução Tridimensional do Incidente (By Aeronaves NG):
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
→ Investigação do Incidente:
• Órgão Investigador: ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil.
• Status: Em Investigação.
• 15/01/2016 - Bala é encontrada em Boeing 767-300 da LATAM Brasil.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
→ Leia Mais AeroInvestigas (↓ Acesse a Página) ←
AeroInvestiga.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: .
Informação Atualizada: 25 de Janeiro de 2017 - 00:10 (BRT).
• = Aeronaves NG = •.
Aeronaves NG: Ajude o Blog e fique bem informado, curta nossa página no Facebook.
Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário