No dia 21 de Outubro de 2016, um Airbus A300-B4 da cargueira Sterna Linhas Aéreas, que decolou do aeroporto de Guarulhos, teve o trem de pouso frontal colapsado durante o pouso em Recife. A Aeronave estava apenas com os 3 tripulantes abordo, que saíram ilesos.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Airbus A300.
→ Companhia: Sterna Linhas Aéreas.
→ Prefixo: PR-STN.
→ Numero de Construção: cn 236.
→ Primeiro Voo: 18 de Outubro de 1983.
→ Idade da Aeronave: 32 Anos.
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: STR-9302.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional de Guarulhos.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional de Recife
→ Passageiros: 0.
→ Tripulantes: 3.
→ Local do Acidente: Pista 18 do aeroporto de Recife.
| PR-STN no Salgado Filho em Agosto de 2016. | Foto: Lucas Slongo (ANG). | Copyright: Aeronaves NG. |
No dia 21 de Outubro de 2016, ao pousar na pista 18 do aeroporto de Recife, o Airbus A300-B4 da cargueira brasileira Sterna Linhas Aéreas teve seu trem de pouso frontal colapsado. Após o colapso, a tripulação guinou a aeronave para a direita fazendo-a parar fora da pista a direita.
Ao acionar o escorregador inflável, o mesmo se desprendeu da aeronave indo parar mais a frente. A tripulação só pode sair da aeronave através de escadas, que foram levadas quando a equipe de emergência chegou ao local aonde a aeronave parou.
| PR-STN horas após o incidente. | Foto: Transmissão Globo News. | Copyright: Globo News. |
As operações no SBRF ficaram suspensas por 45 minutos.
No dia 24 de Outubro de 2016, foi efetuado a remoção da aeronave que se encontrava ao lado da pista. Um guindaste alevantou o nariz, enquanto um caminhão esteira se posicionou abaixo do cockpit, feito isso, o caminhão rebocou a aeronave para uma área remota, aonde foi colocado um macaco hidráulico, que faz o trabalho do trem de pouso, que se encontra cravado no avião.
| PR-STN sendo rebocado. | Foto: Carlos Valle. | Copyright: NE10. |
Atualmente a aeronave está numa área remota com um macaco hidráulico no lugar do trem frontal.
| PR-STN estocado em Recife. | Copyright: The Aviation Herald. |
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• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Fadiga do Trem de Pouso''.
• Plausível.
Como a aeronave é bem velha, pode-se especular que a fadiga tenha deixado a estrutura mecânica do trem de pouso frágil, vindo a falha como acabou por ocorrer em Recife.
→ Teoria 2 - ''Forte toque na pista''.
• Plausível.
Forte toque na pista são as mais causadoras de colapso de trem de pouso, assim, logo se espera que um forte toque na pista 18 seja a causa do incidente com a aeronave. Teoria que será descartada ou não quando os dados do gravador de dados (FDR) forem disponibilizados pelo CENIPA.
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• Análise do Aeronaves NG sobre o Acidente:
Analisando as imagens pode-se notar que os reversores, spoilers e slats foram acionados, além dos flaps estarem full (completamente estendidos). Todos os procedimentos de pouso foram efetuados.
Dados os danos na aeronave como: Baia do trem de pouso destruída pelo trem de pouso, fuselagem enrugada, e motores danificados ao serem arrastados. A Sterna possivelmente não repará a aeronave, já que o concerto pode sair muito caro. Lamentavelmente a cia só tem 1 aeronave, e agora a mesma está sem fluxo de caixa, podendo assim decretar falência nos próximos meses.
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• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.
• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.
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• Causa do Acidente:
Colapso do Trem de pouso frontal de causa ainda não apontada.
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• Reconstrução Tridimensional do Acidente (By Aeronaves NG):
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→ Investigação do Acidente:
• Órgão Investigador: CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos.
• Status: Em Investigação.
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• 24/10/2016 - Aeronave é rebocada para uma área remota do aeroporto de Recife.
• 21/10/2016 - CENIPA pericia aeronave da Sterna.
• 21/10/2016 - Aeronave da Sterna tem seu trem de pouso frontal colapsado em Recife.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: Aeronaves NG, Globo News, Carlos Valle, AVHerald, Aeronaves NG.
Informação Atualizada: 2 de Novembro de 2016 - 04:11 (BRT) (Horário de Verão).
• = Aeronaves NG = •.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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