No dia 28 de Outubro de 2016, um McDonnel Douglas 10 (MD-10) da FedEx, que decolou do aeroporto de Memphis, teve seu trem de pouso traseiro esquerdo colapsado durante o pouso no aeroporto de Fort Lauderdale, com apenas os 2 tripulantes abordo.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: MD-10 (DC-10-10).
→ Companhia: FedEx.
→ Prefixo: N370FE.
→ Numero de Construção: cn 46608.
→ Primeiro Voo: 2 de Fevereiro de 1972.
→ Idade da Aeronave: 44 Anos.
→ Ciclos Acumulados: 35.606 Ciclos.
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: FX-910.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional de Memphis.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional Fort Lauderdale.
→ Passageiros: 0.
→ Tripulantes: 2.
→ Local do Acidente: Pista 10L de Fort Lauderdale, Flórida.
| A Aeronave 2 anos antes do acidente. | Foto: Oliver Cuestas. | Copyright: Airliners.net. |
No dia 28 de Outubro de 2016, um MD-10 da cargueira norte americana FedEx (Federal Express), teve seu trem de pouso traseiro esquerdo colapsado após pousar no aeroporto Fort Lauderdale. O Colapso do trem de pouso fez a asa esquerda e o motor esquerdo rasparem na pista. Os danos devido a isto fizeram ocorrer vazamento de combustível que em seguida entrou em combustão.
Os pilotos conseguiram evacuar a aeronave com segurança através da janela direita do cockpit.
• MD-10 com a asa em chamas em Fort Lauderdale - 28/10/2016.
| Uploader: Francisco Rodrígez Grajales. |
• Momento da explosão do tanque de combustível - 28/10/2016.
| Uploader: Zero Boy. |
| A aeronave horas após o acidente. | Foto: Suresh A Atapattu. | Copyright: Airliners.net. |
No dia 31 de Outubro de 2016, o NTSB informou que os gravadores foram recuperados e levados para Washington para download dos dados. Um relatório preliminar deve sair em 30 dias.
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• Atualização #1 - 23/11/2016.
No dia 22 de Novembro de 2016, o NTSB lançou uma nota descrevendo as descobertas da investigação do acidente. Na nota, o NTSB informou que o trem de pouso só veio a fadigar 12 segundos após a aeronave tocar a pista. Após o ocorrido, a ponta da asa e o motor esquerdo rasparam na pista, rompendo as linhas de combustível, causando na sequencia, as chamas.
Em entrevista ao NTSB, a tripulação informou que não houve problemas com os trens de pouso, no recolhimento e no estendimento dos mesmos no voo em questão.
Confira abaixo a nota do NTSB:
''Initial findings include the following:
• The airplane was manufactured in 1972 and configured for passenger service. It was converted to a DC-10-10F freighter in 1999 and further modified to an MD-10-10F in 2003. It had accumulated 84,589 total flight hours with 35,606 total flight cycles at the time of the accident.
• Investigators retrieved the flight data and cockpit voice recorders shortly after arriving on scene. The recorders were transported to the NTSB recorders lab for download. Both recorders contained good quality data. The CVR Group convened last week at the NTSB recorders lab and completed a draft transcription of the event’s audio recording.
• Preliminary information from the flight data recorder indicates the airplane’s touchdown appeared normal and the airplane rolled on the runway for about 12 seconds before the left main landing gear collapsed.
• After the left gear collapsed, the left engine and left wingtip contacted and scraped the runway, rupturing fuel lines and the left wing fuel tank. Fuel from the left wing ignited as the airplane rolled down the runway. The fire continued to burn after the airplane came to rest, resulting in fire damage to the left wing. The fire was extinguished by airport fire and rescue personnel.
• The NTSB, with assistance from investigative party members and Ft. Lauderdale-Hollywood International Airport personnel, documented runway damage and debris on the runway. The first damage to the runway occurred about 3,750 feet from the runway 10L threshold. The airplane came to rest about 6,600 feet from the threshold.
• Both flight crew members were interviewed in the days following the accident. They reported a stabilized approach to the airport and no anomalies with the gear retraction or extension during the accident flight.
• Investigators completed the examination of the airplane and identified several parts of the left main landing gear for further examination. Those parts were transported to the NTSB lab for metallurgical examinations focusing on detailed characterization of the left main landing gear fracture surfaces.''
Agora o NTSB está realizando exames metalúrgicos nos restos do trem de pouso.
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• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Forte Toque na Pista''.
• Pouco Plausível.
→ Teoria 2 - ''Falha Estrutural do Trem de Pouso''.
• Plausível.
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• Análise do Aeronaves NG sobre o Acidente:
Mais um caso em que uma aeronave velha tem problemas com o trem de pouso. Se não for um forte toque na pista, poderá ser possivelmente material desgastado.
Interessante é que no mesmo dia, houve um incidente com o B767 da American Airlines em Chicago. Neste caso foi o motor CF6 que teve falha, a única coincidência deste para o outro e o fogo.
Se observar bem o primeiro vídeo, pode-se ver claramente o tanque de combustível explodindo, já que todo o sistema de segurança anti-explosão foi avariado quando a asa bateu na pista.
Lito do Aviões E Musicas mencionou em seu ''post'' que era uma das cargas que estava abordo que tinha explodido... Uma grande mancada dele, já que o compartimento do avião ficou intacto.
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• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.
• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.
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• Causa do Acidente:
Colapso do trem de pouso traseiro esquerdo de causa ainda não apontada.
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• Reconstrução Tridimensional do Acidente (By Aeronaves NG):
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→ Investigação do Acidente:
• Órgão Investigador: NTSB - National Transportation Safety Board.
• Status: Em Investigação.
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• 22/11/2016 - O Trem de pouso só veio a falhar após 12 segundos depois do pouso.
• 31/10/2016 - Trabalhos com o CVR e FDR começam em Washington.
• 29/10/2016 - Gravadores são removidos da aeronave e enviados para a sede do NTSB.
• 28/10/2016 - MD-10 da FedEx tem trem de pouso colapsado em Fort Lauderdale.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo, Trechos da Nota do NTSB.
• Fotos: Airliners.net, Aeronaves NG.
Informação Atualizada: 23 de Novembro de 2016 - 07:13 (BRT).
• = Aeronaves NG = •.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
domingo, 6 de novembro de 2016
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