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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

AeroInvestiga - American Airlines - AA-383 - Investigação

     No dia 28 de Outubro de 2016, um Boeing 767-300 da American Airlines, que decolaria do aeroporto de O'Hale em Chicago, teve um problema no motor direito, que obrigou a tripulação a rejeitar a decolagem, logo em seguida, houve um incêndio, com as 170 pessoas ainda abordo.

 Dados da Aeronave:
 Aeronave: Boeing 767-300ER.
 Companhia: American Airlines.
 Prefixo: N345AN.
 Numero de Construção: cn 33084.
 Primeiro Voo: 16 de Abril de 2003.
 Idade da Aeronave: 13 Anos.

 Dados do Voo:
 Número do Voo: AA-383.
 Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional O'Hale.
 Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional de Miami.
 Passageiros: 161.
 Tripulantes: 9.
 Local do Acidente: Pista 28R do aeroporto de O'Hale, Chicago,

          | O B767 na Itália 12 dias antes do acidente. | Foto: Simone Previdi. | Copyright: Airliners.net. |

     No dia 28 de Outubro de 2016, quando acelerava para a decolagem, o Boeing 767 da American Airlines apresentou problemas no motor direito, obrigando a tripulação a rejeitar a decolagem. Após parada, um incêndio começou. e acabou por consumir a asa direita e a fuselagem traseira.
     Todos abordo evacuaram a aeronave com segurança, houvendo apenas 10 feridos.

Cinegrafista em solo gravando a asa da aeronave em chamas - 28/10/2016.

     | Uploader: . |

Passageiro evacuando a aeronave durante o incêndio abaixo da asa direita - 28/10/2016.

     | Uploader: . |

Passageiro gravando a evacuação da aeronave durante o evento - 28/10/2016.

     | Uploader: . |

     No dia 29 de Outubro de 2016, o NTSB reportou que, após verificação no motor direito, constatou-se que o disco de numero 2 de alta pressão da turbina falhou. Os detritos foram recuperados em taxiways e perto do hangar da UPS. Agora a investigação tenta saber se foi o próprio disco que falhou, ou foi um fator externo.

     Abaixo está a imagem do motor após o controle total das chamas. Pode-se notar claramente a separação da turbina do motor, e a carenagem faltando, removido possivelmente pela explosão.

          | Motor direito do B767 após o acidente. | Foto: LAE. | Copyright: Lincensed Aircraft Engineer |

     No dia 4 de Novembro de 2016, o NTSB lançou uma atualização da investigação descrevendo que a causa da falha do motor direito do Boeing 767-300. Foi em decorrência da ruptura do disco da turbina de alta pressão do motor. O Mesmo veio a falhar devido a fadiga, iniciada na parte interna.

          | Pedaços do disco de alta pressão do motor direito do B767. | Foto: NTSB. | Edição: Aeronaves NG  |

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• Atualização #1 - 07/07/2017.

     Nos dias 5 e 6 de Julho de 2017, o NTSB lançou uma sequencias de PDF contendo as últimas informações da investigação do Acidente. PDFs que podem ser acessados clicando aqui.
     O PDF de ''Factual Report'' contém imagens da aeronave. Detalhando o evento sendo, onde os fragmentos atingiram, e os danos causados pelo fogo. Isso esclareceu várias dúvidas.

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• Teorias Plausíveis:

→ Teoria 1 - ''Detrito sugado pelo Motor''.
   • Pouco Plausível.

→ Teoria 2 - ''Falha do Disco da Turbina''.
   • A mais plausível (Quase Confirmada).

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• Análise do Aeronaves NG sobre o Acidente:
     Analisando tudo o que foi disponibilizado até então mostra que, o disco de alta pressão da turbina do motor falhou devido a fadiga, e por causa da forte rotação, rompeu a cela do motor e escapou em alta velocidade. Um dos fragmentos foi o responsável por perfurar a asa, assim causando um vazamento de combustível (descrito por um dos bombeiros, saindo da asa) que alimentou as chamas, que ocorreram devido a câmara rompida.
     Uma das coisas que não era para ocorrer foi, os fragmentos saírem de dentro do motor.
     O Motor tinha 11 mil ciclos de uso de 15 mil recomendados, o disco veio a falha antes do esperado, isso deixa uma dúvida de o motor CF6 é seguro após os 10 mil ciclos.

     O Estado em que ficou a aeronave deixa claro que é o fim da linha, este 767 não voa mais.

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• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.

• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.

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• Causa do Acidente:
     Ruptura do disco de alta pressão da turbina do motor 2 devido a fadiga.

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• Reconstrução Tridimensional do Acidente (By Aeronaves NG):

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→ Investigação do Acidente:
• Órgão Investigador: NTSB - National Transportation Safety Board.
• StatusEm Investigação.

  06/07/2017 - NTSB lança relatórios contendo as últimas informações da investigação.
  04/11/2016 - Fadiga foi uma das causas da falha do motor direito da aeronave.
  29/10/2016 - Pedaços do disco do motor são encontrados nas redondezas.
  28/10/2016 - Boeing 767 da American Airlines tem fogo no lado direito após rejeitar decolagem.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: Airliners.net, LAE, NTSB, Aeronaves NG.

Informação Atualizada7 de Julho de 2017 - 23:24 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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