• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Boeing 767-300ER.
→ Companhia: American Airlines.
→ Prefixo: N345AN.
→ Numero de Construção: cn 33084.
→ Primeiro Voo: 16 de Abril de 2003.
→ Idade da Aeronave: 13 Anos.
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: AA-383.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional O'Hale.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional de Miami.
→ Passageiros: 161.
→ Tripulantes: 9.
→ Local do Acidente: Pista 28R do aeroporto de O'Hale, Chicago,
| O B767 na Itália 12 dias antes do acidente. | Foto: Simone Previdi. | Copyright: Airliners.net. |
No dia 28 de Outubro de 2016, quando acelerava para a decolagem, o Boeing 767 da American Airlines apresentou problemas no motor direito, obrigando a tripulação a rejeitar a decolagem. Após parada, um incêndio começou. e acabou por consumir a asa direita e a fuselagem traseira.
Todos abordo evacuaram a aeronave com segurança, houvendo apenas 10 feridos.
• Cinegrafista em solo gravando a asa da aeronave em chamas - 28/10/2016.
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• Passageiro evacuando a aeronave durante o incêndio abaixo da asa direita - 28/10/2016.
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• Passageiro gravando a evacuação da aeronave durante o evento - 28/10/2016.
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No dia 29 de Outubro de 2016, o NTSB reportou que, após verificação no motor direito, constatou-se que o disco de numero 2 de alta pressão da turbina falhou. Os detritos foram recuperados em taxiways e perto do hangar da UPS. Agora a investigação tenta saber se foi o próprio disco que falhou, ou foi um fator externo.
Abaixo está a imagem do motor após o controle total das chamas. Pode-se notar claramente a separação da turbina do motor, e a carenagem faltando, removido possivelmente pela explosão.
No dia 4 de Novembro de 2016, o NTSB lançou uma atualização da investigação descrevendo que a causa da falha do motor direito do Boeing 767-300. Foi em decorrência da ruptura do disco da turbina de alta pressão do motor. O Mesmo veio a falhar devido a fadiga, iniciada na parte interna.
| Pedaços do disco de alta pressão do motor direito do B767. | Foto: NTSB. | Edição: Aeronaves NG |
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• Atualização #1 - 07/07/2017.
Nos dias 5 e 6 de Julho de 2017, o NTSB lançou uma sequencias de PDF contendo as últimas informações da investigação do Acidente. PDFs que podem ser acessados clicando aqui.
O PDF de ''Factual Report'' contém imagens da aeronave. Detalhando o evento sendo, onde os fragmentos atingiram, e os danos causados pelo fogo. Isso esclareceu várias dúvidas.
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• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Detrito sugado pelo Motor''.
• Pouco Plausível.
→ Teoria 2 - ''Falha do Disco da Turbina''.
• A mais plausível (Quase Confirmada).
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• Análise do Aeronaves NG sobre o Acidente:
Analisando tudo o que foi disponibilizado até então mostra que, o disco de alta pressão da turbina do motor falhou devido a fadiga, e por causa da forte rotação, rompeu a cela do motor e escapou em alta velocidade. Um dos fragmentos foi o responsável por perfurar a asa, assim causando um vazamento de combustível (descrito por um dos bombeiros, saindo da asa) que alimentou as chamas, que ocorreram devido a câmara rompida.
Uma das coisas que não era para ocorrer foi, os fragmentos saírem de dentro do motor.
O Motor tinha 11 mil ciclos de uso de 15 mil recomendados, o disco veio a falha antes do esperado, isso deixa uma dúvida de o motor CF6 é seguro após os 10 mil ciclos.
O Estado em que ficou a aeronave deixa claro que é o fim da linha, este 767 não voa mais.
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• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.
• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.
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• Causa do Acidente:
Ruptura do disco de alta pressão da turbina do motor 2 devido a fadiga.
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• Reconstrução Tridimensional do Acidente (By Aeronaves NG):
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→ Investigação do Acidente:
• Órgão Investigador: NTSB - National Transportation Safety Board.
• Status: Em Investigação.
• 06/07/2017 - NTSB lança relatórios contendo as últimas informações da investigação.
• 04/11/2016 - Fadiga foi uma das causas da falha do motor direito da aeronave.
• 29/10/2016 - Pedaços do disco do motor são encontrados nas redondezas.
• 28/10/2016 - Boeing 767 da American Airlines tem fogo no lado direito após rejeitar decolagem.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: Airliners.net, LAE, NTSB, Aeronaves NG.
Informação Atualizada: 7 de Julho de 2017 - 23:24 (BRT).
• = Aeronaves NG = •.
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