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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

AeroInvestiga - LAMIA Bolívia - LMI2933 - Investigação

     No dia 29 de Novembro de 2016 (no Brasil, 28 na Bolívia), um Avro RJ85 da LAMIA Bolívia, que decolou do aeroporto de Santa Cruz de La Sierra, caiu nas proximidades do aeroporto de Medellin, com as 77 pessoas abordo (Delegação do Clube da Chapecoense abordo).

 Dados da Aeronave:
 Aeronave: Avro RJ86.
 Companhia: Lamia Bolívia.
 Prefixo: CP-2933.
 Numero de Construção: cn 2348.
 Primeiro Voo: 26 de Março de 1999.
 Idade da Aeronave: 17 Anos.
 Ciclos Acumulados: 19.737 Ciclos.

 Dados do Voo:
 Número do Voo: LMI2933.
 Aeroporto de Partida: Aeroporto de Santa Cruz de la Sierra - Bolívia.
 Aeroporto de Destino: Aeroporto de Olaya Herrera - Colômbia.
 Passageiros: 68.
 Tripulantes: 9.
 Local do Acidente: La Union - Colômbia.

          | Foto da aeronave 1 mês antes do acidente. | Foto: Jorge Saenz. | Copyright: JetPhotos. |

     No dia 29 de Novembro de 2016, o Avro RJ85 da companhia aérea LAMIA Bolívia, desapareceu dos radares durante o procedimento de espera (voar em círculos) para pousar no aeroporto de Medellin. A Aeronave estava transportando a delegação do Clube de Futebol da Chapecoense.

          | Dados do ADS-B da aeronave até o desaparecimento. | Foto: Flight Radar 24. |

     Por volta das 4 horas (BRT) foi divulgada as imagens do destroços da aeronave, confirmando-se assim a queda do aparelho. Surgiu também a informação que 10 pessoas foram resgatadas com vida.

          | Destroços da aeronave, e nossa identificação. | Foto: TeleAntioquia. | Edição: Aeronaves NG |

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     Por volta das 5 horas (BRT) começou a ser divulgado os sobreviventes do time da Chapecoense. Confira abaixo a lista de jogadores, e os que já foram resgatados com vida (em verde):
Danilo - Goleiro (Era o 2º Confirmado). (Falecido no hospital, desmentido dias depois).
 Jackson Follman - Goleiro (4(3)º Confirmado).
Gimenez - Lateral (Falecido).
Dener - Lateral (Falecido).
 Alan Ruschel - Lateral (1º Confirmado).
Caramelo - Lateral (Falecido).
Marcelo - Zagueiro (Falecido).
Filipe Machado (Falecido).
Thiego - Zagueiro (Falecido).
Neto - Zagueiro (6(5)º Confirmado).
Josimar - Volante (Falecido).
Gil - Volante (Falecido).
Sérgio Manoel - Volante (Falecido).
Matheus Biteco - Volante (Falecido).
Cleber Santana - Meia (Falecido).
Arthur Maia - Meia (Falecido).
Kempes - Atacante (Falecido).
Ananias - Atacante (Falecido).
Lucas Gomes - Atacante (Falecido).
Tiaguinho - Atacante (Falecido).
Bruno Rangel - Atacante (Falecido).
Canela - Atacante (Falecido).

- Imprensa:
Rafael Henzel - Jornalista (5(4)º Confirmado).

- Tripulantes:
Ximena Soarez - Comissária de bordo (3(2)ª Confirmada).
Erwin Tumiri - Técnico da Aeronave (7(6)ª Confirmada).

(• - Sem Informação) ( - Sobrevivente) ( - Falecido).

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     A ANAC vetou um voo fretado para a Chapecoense. Assim obrigando todos a ir em voo comercial.

     Por volta das 7 horas, o prefeito de La Ceja, mencionou 25 mortos no acidente.

     Horas mais tarde foi confirmado a morte de 71 pessoas no acidente.

     No período da manhã (tarde no Brasil), pode-se ver o tamanho da tragédia, restava pouca coisa da aeronave, a única parte parcialmente inteira era exatamente aonde os sobreviventes estavam, ou seja, a parte da causa, logo a frente do leme e dos estabilizadores horizontais. Observando a imagem, da para notar a asa esquerda com os flaps em ''Full'' (Completamente estendidos).

          | Destroços da aeronave na encosta da montanha. | Foto: Luis Benavides. |

     No mesmo período, os gravadores foram recuperados sem maiores danos externos. Como o Brasil é o único na América Latina com leitor de CVR e FDR, os gravadores provavelmente irão ser enviado para cá para download e leitura dos dados contidos.

          | CVR e FDR após serem recuperados dos destroços. | Foto: Twitter: Aeronáutica Civil Colômbia. |

     Durante o período da manhã no local, foi realizado uma filmagem aérea mostrando a cena do acidente. As imagens irão ajudar a entender a dinâmica do acidente.

          | Cena do acidente visto de cima. | Fotos: Redes Sociais (Via G1). |

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• Atualização #1 - 30/11/2016.

     Durante a madrugada do doa 30 de Novembro de 2016, o primeiro C-130 da Força Aérea Brasileira pousou em Manaus para aguardar a autorização para decolar para Medellin para trazer os corpos das vítimas brasileiras do acidente. Mais tarde, mais 2 posaram em Manaus.

     Foi disponibilizado no dia o diálogo da tripulação do LMI2933 com a Torre de Medellin:

- Comandante - LMI2933, FL210, em aproximação. solicitando prioridade para a aproximação, pois enfrentamos um problema de combustível.
- Torre - Entendo, solicita prioridade para aterrizar, igualmente com problema de combustível? Correto? (''Igualmente'' por que havia um A320 da VivaColombia com problema semelhante).
- Comandante - Afirmativo!
- Torre - Ok, vou lhe dar vetores para proceder ao localizador e detectar a aproximação, se estima que em 7 minutos efetuará a aproximação.
- Comandante - LM2933, Solicita vetores para aproximação, senhorita.
- Torre - LAN Colômbia 3020 autorizado a aproximação ILS Z, pista 01 QNH 30.27, notifique estabelecimento no localizador.
- LAN2030 - Autorizada aproximação, LAN Colombia 2030, vamos avisar o estabelecimento do localizador.
- Torre - LMI2933, notifique rumo?
- Comandante - (...) 1-7-9 em aproximação.
- Torre - Mantenha presente curso e espere para iniciar... para continuar sua descida.
- Comandante - Continuaremos presente curso e temos visual com o terreno.
- AV9771 - Avianca 9771, é possível continuar nossa aproximação para a milha, 5 milhas mas, para a milha 15?
- Torre - Não Capitão, Necessito que inicie a aproximação. A Aeronave abaixo está a 1 milha. Necessito descer esta aeronave. Ele se declarou com prioridade para aterrizar.
- AV9771 - Entendido, indique a hora para iniciarmos a aproximação, Avianca 9771.
- Torre - Sim, obrigada!
- Comandante - LMI2933 solicita vetores para aproximação, senhorita.
- Torre - Atento, tenho uma aeronave abaixo de você que está em aproximação e, além disso, esta sendo feita uma revisão da pista. Que tempo tem para permanecer em sua posição Lima-Mike?
- Comandante - Estamos em emergência de combustível, senhorita. Por isso te peço de uma vez o ponto final.
Comandante - Solicito descida imediata, LMI2933.
- Torre - LAN Colombia. cancele a autorização de aproximação. Vire para sul a esquerda com rumo 0-1-0 agora.
- LAN3020 - Para a esquerda rumo 0-1-0, que nível manteremos?
- Torre - Mantenha 13.000 pés.
- LAN3020 - 13.000, LAN Colombia 3020.
- Torre - LMI2933, pode efetuar uma curva a direita para iniciar a descida. Você tem trânsito a 1 milha abaixo de você.
- Comandante - Transito a vista (...). Solicitando a nossa incorporação de uma vez ao localizador. (Co-piloto: Gear Down [Trem baixado]).
- Torre - Capitão, você tem FL210, necessita reduzir o seu nível. Teria que virar a sua direita para iniciar a descida.
- Comandante - Negativo, senhorita. Já estamos realizando a descida e estamos já no localizador.
- Torre - Avianca 9771, vire de imediato para sua esquerda com rumo 270.
- AV9771 - Virando para a esquerda rumo 270. Avianca 2771. Me confirma a outra aeronave está declarando emergência?
- Torre - LAN Colombia, mantenha agora rumo 090.
- LAN 3020 - Mantendo 090 (...).
- Torre - Avianca 9356, de imediato para a esquerda com rumo 290.
- AV9356 - Para a esquerda, Avianca 9356.
- Torre - LMI2933, tem transito abaixo a 18.000 pés, um Airbus A320.
- Comandante - Notificado pelo TCAS e nos temos a cima dos outros senhorita. e estamos em curso final.
- Torre - A Aeronave está com 18.000 pés, capitão. Está em transito agora abando para a esquerda. Adicional tens um transito, ok, eu deixo livre a 18.500 pés.
- Comandante - A vista, estamos a 18.000 pés, LMI2933.
- LAN 3020 - LAN Colombia 3020, por enquanto mais mantermos em curso.
- Torre - Atento, LMI2933, 17700, continue a aproximação, pista úmida,. Quer chamar algum serviço em terra?
- Comandante - Vamos confirmar serviço em terra e estamos a través de 16.000 para o localizador.
- Torre - Requer QNH 30.27.
- Comandante - 30.27.
- LAN 3020 - Solicitamos curso para a direita. LAN 3020, por mal tempo.
- Torre - Autorizado LAN Colombia 3020, para a direita com rumo 200 é possível?
- LAN 3020 - Curso 200, iniciaríamos a viagem e já lhe informaremos.
- Comandante - Senhorita, voo LM2933 está em falha total. Elétrica total. Sem Combustível.
- Torre - Pista livre e operacional, com chuva sobre a superfície, bombeiros alertados.
- Comandante - Vetores, senhorita. Vetores da pista?
- Torre - O Sinal do radar se perdeu. Não o tenho. Notifique rumo agora.
- Comandante - Vamos com o rumo 360, 360.
- Torre - Com rota... Vire a esquerda 0-1-0, prosseguir ao localizador VOR da cabeceira RioNegro, 1 milha a frente. No momento você se encontra... correto a esquerda, rumo 350.
- Comandante - Esquerda, 3-5-0, senhorita?
- Torre - Correto, você esta a 1 milha da cabeceira de VOR de RioNegro.
- Torre - Não o tenho com altitude Lima-Mike-India.
- Comandante - 9 mil pés senhorita. Vetores! Vetores?
- Torre - Você está a 8.2 milhas da pista.
- Comandante - Jesus! (Comandante deve ter visto o vulto da montanha a sua frente).
- Torre - Que altitude tem agora?
- Outro controlador (Nome desconhecido) - Não responde?
- Controladora (Yaneth Molina) - Não!.
- Torre - LM2933, posição?

     Os diálogos deixou claro a confusão e a pane seca da aeronave.

     A LaMia informou que o capitão desrespeitou o plano de voo, ao não pousar em Bogotá para re-abastecimento.

     A Noite (no Brasil), o Governo Colombiano informou que a perícia dos destroços não apontava a existência de restos de combustível, assim, confirmando a ''Pane Seca'' da aeronave.

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• Atualização #2 - 01/12/2016.

     Neste dia as operações da LaMia Colombia foram suspensas pela Aeronáutica Civil da Colômbia.

     Foi confirmado, que os gravadores serão analisados pela AAIB na Europa, ao invés do Brasil.

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• Atualização #3 - 02/12/2016.

     As 19:21 (BRT), o primeiro de três C-130 da FAB decolou de Rionegro com os corpos abordo.

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• Atualização #4 - 09/12/2016.

     No dia 3 de Dezembro de 2016, os 3 Hercules C-130 pousaram em Chapecó com as vitimas abordo, assim entregando os corpos dos falecidos aos seus familiares. Antes aconteceu uma emocionante cerimonia na Arena Condá. O Evento ocorreu sobre chuva forte persistente.

     No dia 6 de Dezembro de 2016, o Gustavo Vargas, Gerente Geral da LaMia foi preso na Bolívia. Ele é pai de um funcionário da DGAC (que é o órgão que libera dos voos na Bolívia) de mesmo nome (Gustavo Vargas). No mesmo dia, foram detidos, Antonio Bedregal (Diretor de Manutenção da LaMia) e uma funcionária administrativa. Ambos são acusados de Tráfico de Influência.

     No dia 7 de Dezembro de 2016, os outros dois Avro RJ85 da LaMia foram apreendidos em Cochabamda. A Aeronave servirá se possível para pagar indenizações ou prejuízos futuramente (serão vendidos). As aeronaves apreendidas são de prefixo: YV2768 (cn 2370) e YV2979 (cn 2350).

     No dia 9 de Dezembro de 2016, o CENIPA informou que não enviou representante a Europa para acompanhar o download e leitura dos dados do CVR e FDR da aeronave.

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• Atualização #5 - 27/12/2016.

     No dia 26 de Dezembro de 2016, foi liberado o informe do Relatório Preliminar, em Vídeo.

Informe do Relatório Preliminar em vídeo do acidente do voo LMI2933 - 26/12/2016.

     | Uploader: Aerocivil Col. |

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• Atualização #6 - 23/01/2017.

     No dia 28 de Dezembro de 2016, foi lançado o Relatório Preliminar pela GRIAA.

     No dia 4 de Janeiro de 2017, foi divulgado um documento de liberação de voo da DGAC que confirma o depoimento da Célia Monastério, que disse que fez 5 observações sobre o perigo do voo.

O que é Oficial até então:
• Caiu enquanto estava em modo de espera.
• Houve sobreviventes (6 CONFIRMADOS).
• Atmosfera instável na hora.
• NÃO Eliminou combustível antes do acidente (Aeronave não alejavel).
• Não há evidências de combustão no local da queda.
• O CVR e FDR foram recuperados com mínimos danos.
• Comandante alegou a falta de combustível (Pane Seca Confirmada).
• O Plano de Voo não foi cumprido pela tripulação (Deveria pousar em Bogotá para abastecimento).

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• Teorias Plausíveis:

→ Teoria 1 - ''Falta de Combustível''.
   • A Mais Plausível (Confirmado).
     A Aeronave realizou um voo que exigia o máximo da autonomia da mesma, ao realizar voltas de espera perto do aeroporto, pode ter ocorrido o esgotamento de combustível, assim fazendo a aeronave planar até cair. Várias pistas levam a esta teoria, principalmente a inexistência de chamas no local da queda, e a falha elétrica mencionada pela tripulação (sem potência no motor, sem energia abordo).
     No dia 30 de Novembro de 2016, foi liberado os diálogos da tripulação com a torre, e neles o comandante diz em auto tom que tem uma emergência de combustível (falta de combustível). Isso junto a declaração do governo Colombiano, que mencionou que a perícia não detectou combustível nos destroços, confirma que a principal causa do acidente foi falta de combustível (Pane Seca).
     Com tudo acima, a Teoria foi Validada!

→ Teoria 2 - ''Pouca Visibilidade (Choque com Terreno)''.
   • Descartado.
     As condições meteorológicas na hora do ocorrido eram de chuva fraca e neblina. Neblina já causou vários acidentes e incidentes aéreos, ao confundir a tripulação, há chance de isto ser o motivo principal deste acidente. Mas pouca coisa leva a crer nisso, já que as pistas levam a Teoria 1.

→ Teoria 3 - ''Problema Elétrico''.
   • Descartado.
     Falha Elétrica não é capaz sozinha de derrubar uma aeronave. Com isso, é bem pouco provável que o mesmo tenha sido a principal causa do acidente. O Relato do comandante em dizer ''Falha Elétrica'' pode ter sido pelo motivo da perda de potência devido a ''Pane Seca'' (Teoria 1).

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• Análise do Aeronaves NG sobre o Acidente:
     É Difícil ter ânimo para escrever mas... Analisando o que se tinha até então, não dá para especular nada com alguma certeza, mas o que estava circulando na mídia é que a aeronave realizou liberação de combustível devido a uma anomalia elétrica abordo, declarando emergência para a torre de Medellin.
     Primeiramente, a aeronave em questão não realizar alijamento de combustível.
     Na opinião do blog, o que provavelmente influenciou a queda da aeronave, foi falta de combustível (pane seca), e erro do piloto em não alternar para aeroportos mais próximos (de Bogotá). A Pane seca poderia explicar a declaração de emergência devido a problema elétrico (já que quando os motores apagam, o suprimento de energia é cortado).

     Análise das Imagens Aéreas: As imagens aérea mostram que provavelmente a aeronave planou até a montanha, colidindo contra as árvores e assim tendo inicio as avarias da aeronave. Nas imagens aéreas, é possível notar, um pedaço da aeronave no primeiro lado da montanha (possível asa direita). Após bater nas árvores, acabou por bater de barriga contra o topo da montanha, assim tendo inicio a separação em seção do Avro RJ85, terminando por rolar a montanha baixo.

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     • Análise ANG - 9/12/2016:
     Os eventos da investigação deixou bem claro o quão negligente e corrupto é o sistema aéreo Boliviano. Membros da LaMia entranhados no sistema aéreo Boliviano fazendo o possível para permitir as operações, que na lei não deveriam ocorrer (voos no limite da autonomia da aeronave).
    Como o acidente foi bastante repercutido no mundo. As autoridades tiveram que tomar providências, assim, desarticulou o sistema corrupto na aviação boliviana. Espera-se que após esta investigação, as coisas mudem para melhor na Bolívia. Mas em ''Terra Socialista'', é difícil.

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     Tragédia dolorida para todos nós brasileiros, muitas vidas foram perdidas nesse acidente, sonhos foram interrompidos. O Blog Aeronaves NG deseja condolências a todos os familiares dos passageiros falecidos, e aos torcedores da Chapecoense! #EstamosDeLuto #ForçaChape!

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• → Relatório Preliminar: Lançado - 28/12/2016 - GRIAA.

     O Relatório Preliminar de 24 páginas deixou claro que a aeronave estava, sem combustível nos minutos que antecederam o acidente, estava com mais peso que deveria (348 kg a mais), os CVR parou de gravar 1 hora antes do acidente, e os motores apresentavam sinais que não estavam operando no hora do impacto. Também descreve, o acidente, os dados da aeronave, e dos pilotos.
     Confira abaixo os destaques do relatório:

     No relatório consta uma imagem que mostra todos os altímetros marcando 0 de combustível, e também tem a conclusão dos investigadores sobre a questão do combustível.

''The starboard wing fuel tank had been split open during the accident sequence. With the exception of slight fuel odour in the immediate vicinity of the fuel tanks, there was no apparent evidence of fuel anywhere on the crash site.
The refuel panel (Figure 8) had a fuel upload of 9,300 kg selected. All the three fuel contents gauges within the panel indicated below zero, commensurate with readings when electrical power is removed. The three fuel valve selection switches were in the PRE-SELECT position.''.

Tradução: ''O tanque de combustível de asa de estibordo foi aberto durante a seqüência do acidente. Com o Excepção do ligeiro odor de combustível na proximidade imediata dos depósitos de combustível, não Aparente evidência de combustível em qualquer lugar no local do acidente.
O painel de reabastecimento (Figura 8) teve um carregamento de combustível de 9.300 kg selecionado. Todos os três combustíveis Indicados abaixo de zero, proporcional às leituras quando A energia elétrica é removida. Os três interruptores de seleção da válvula de combustível estavam na posição PRE-SELECT.''.

     Como dito no resumo acima, a aeronave estava com mais peso que deveria, a aeronave decolou com 42.148 kg, sendo que o limite seguro (descrito na Ficha Técnica) da aeronave é 41.800 kg.

''It is considered likely that the actual weight of baggage onboard the aircraft at the time of the accident was higher than the weight of the baggage recovered from the accident site. Baggage weight information obtained from the flight transferring passengers from São Paulo to Santa Cruz indicates that the baggage weight of those passengers transferring onto the accident flight was 1,026 kg. This would suggest a minimum estimated takeoff weight of 42,148 kg.
The maximum allowed takeoff weight for the aircraft, recorded in the aircraft Flight Manual is 41,800 kg.''.

Tradução: ''Considera-se provável que o peso real das bagagens a bordo da aeronave na altura Do acidente foi superior ao peso da bagagem recuperada do acidente local. Informações sobre o peso da bagagem obtidas no voo que transfere São Paulo a Santa Cruz indica que o peso da bagagem desses passageiros Transferido para o vôo do acidente foi de 1.026 kg. Isso sugeriria um mínimo Peso estimado de decolagem de 42.148 kg. O peso de decolagem máximo permitido para a aeronave, registrado no Manual de Voo da aeronave é de 41.800 kg.''.

• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.

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• Causa do Acidente:
     Pane Seca devido a vários fatores (Rota de voo no limite da autonomia, erro do piloto a não declarar emergência mais cedo, modo de espera não prevista, e fatores menores).

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• Reconstrução Tridimensional do Acidente (By Aeronaves NG):

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→ Investigação do Acidente:
• Órgãos Investigadores: GRIAA - Grupo de Investigación de Acidentes Aéreos.
                                           AAIB - Air Accident Invstigation Branch.
                                           CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos.
• Status: Em Investigação.

  28/12/2016 - Relatório Preliminar do acidente é liberado.
  06/12/2016 - Gerente Geral da LaMia é preso na Bolívia.
  02/12/2016 - Investigadores do CENIPA chegam a Medellin.
  01/12/2016 - Operações da Lamia são suspensas pela DGCA.
  30/11/2016 - Governo Colombiano confirma a inexistência de combustível nos destroços.
  30/11/2016 - Áudio entre a aeronave e a torre são liberadas. Piloto confirma falta de combustível.
  29/11/2016 - CENIPA é convocado para ajudar na investigação.
  29/11/2016 - Gravadores (CVR e FDR) foram recuperados.
  29/11/2016 - Sobreviventes são encontrados.
  29/11/2016 - Destroços da aeronave foram encontrados.
  29/11/2016 - Avro RJ85 da LAMIA Bolívia desaparece do radar.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: JetPhotos, Flight Radar 24, TeleAntioquia, Luiz Benavides, G1, Twitter: Aeronáutica Civil, Aeronaves NG.

Informação Atualizada23 de Janeiro de 2017 - 05:06 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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