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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

quarta-feira, 29 de março de 2017

AeroInvestiga - Peruvian Airlines - P9-112 - Investigação

     No dia 28 de Março de 2017, um Boeing 737-300 da Peruvian Airlines, que decolou do aeroporto Lima Jorge Chavez, teve problemas no pouso em Juaja, tendo seus trens de pouso colapsados, seguido de chamas, com 141 pessoas abordo. Não houve mortes, todos foram avacuados.

 Dados da Aeronave:
 Aeronave: Boeing 737-3M8.
 Companhia: Peruvian Airlines.
 Prefixo: OB-2036-P.
→ Motores: (2x) CFM56-3B2.
 Numero de Construção: cn 25071.
 Primeiro Voo: 17 de Abril de 1991.
 Idade da Aeronave: 26 Anos.
 Ciclos Acumulados: --.--- Ciclos. (Disponível após o relatório preliminar).

 Dados do Voo:
 Número do Voo: P9-112.
 Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional Lima Jorge Chavez.
 Aeroporto de Destino: Aeroporto Juaja Francisco Carlé.
 Passageiros: 138.
 Tripulantes: 3.
 Local do Acidente: Pista 31 de Juaja Francisco Carlé,

          | Foto da aeronave 11 meses antes do acidente. | Foto: César Prieto. | Copyright: JetPhotos. |

     No dia 28 de Março de 2017, por volta das 18:30 (BRT). 16:30 (horário local), um Boeing 737-300 da Peruvian Airlines realizou um forte pouso e teve seus trens de pouso colapsados, saindo para fora (lado direito) da pista logo em seguida. Todas as pessoas abordo foram evacuadas, mão houve fatalidades. Mas á informação na mídia local (não oficial), de 29 pessoas levemente feridas.

     A Evacuação da aeronave ocorreu pelas portas laterais esquerdas (aonde os escorregadores foram acionados, desdobrados, e inflados corretamente) e pela saída de emergência de mesmo lado.

          | Processo de evacuação da aeronave. | Foto: Twitter: Brendan Grainger. |

     Segundo informação de testemunha, a aeronave quicou uma vez antes do colapso dos trens.

     Também há a informação, ainda não confirmada, que a tripulação teria relatado a torre, que seu trem de pouso principal direito estava com problemas. Informação sustentada pelo general José Cueva que mencionou: ''A aeronave sofreu uma falha técnica no trem de pouso por problema no pneu. Isto obrigou o piloto a fazer um pouso de emergência, no qual derrubou vários postes na pista''

     Confira abaixo, os vídeos da evacuação e também da aeronave sendo consumida pelas chamas.

Vídeo da aeronave logo após o acidente filmado por uma passageira -  28/3/2017.

     | Uploader: Noticias Chumbes Ayacucho Peru. |

Aeronave sendo consumida pelas chamas - 28/3/2017.

     | Uploader: EDGAR.PE. |

     Após o quase controle total das chamas, ficou bem claro que foi Perda Total para a aeronave.

          | Restos da aeronave. | Foto: Twitter: José López Risso. |

     Também não confirmada,há uma informação que a equipe anti-chamas do aeroporto estava sem água para combater o incêndio, algo que explicaria as chamas presentes mesmo com a aeronave toda queimada, (como na foto acima). Se confirmado, é uma infração grave na segurança do aeroporto.

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• Atualização #1 - 31/03/2017.

     No dia 30 de março de 2017, foi disponibilizado na internet por um dos passageiros, o vídeo que mostra de dentro, a aeronave tocando a pista de Juaja. O Vídeo descarta a tese de que a aeronave quicou (uma testemunha mencionou isso), também mostra que o trem colapsou logo após o toque.

Aproximação e pouso abordo da aeronave - 28/3/2017.

     | Uploader: Video Library. |

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• Atualização #2 - 01/04/2017.

     No dia 31 de Março de 2017, mais um vídeo abordo da aeronave foi postado no YouTube, e este é bem no lado direito, local aonde ocorreu o colapso do trem de pouso. No vídeo, é possível notar a aeronave tocando o solo, o estrondo, e a aeronave saindo pela lateral da pista, seguido pelas chamas.

Vídeo do acidente filmado pelo lado do trem colapsado - 28/3/2017.

     | Uploader: Vivayoforeverandever. |

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• Teorias Plausíveis:
     Coletando informações para a elaboração de teorias.

→ Teoria 1 - ''-------------''.
   • A mais plausível, Plausível, Descartada.

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• Análise do Aeronaves NG sobre o Acidente:
     Analisando as imagens e os vídeos, da para perceber que: Os procedimentos de redução de velocidade foram cumpridos (flaps, spoilers, slats, e reversores estendidos e acionados).

     O Incêndio se deu quando a asa direita bateu a pista, e (provavelmente) o tanque de combustível se rompeu, espalhando o mesmo. E devido a evaporação e atrito, causou o incêndio.

31/3/2017 - Análise do vídeo:
     O Vídeo disponibilizado (gravado dentro da aeronave) mostrou que a aeronave aproximou e tocou normalmente, não quicou, como mencionado por uma testemunha. Na hora do toque, pode-se ser ouvido um estouro, que pode ser, um pneu estourando, ou a ruptura de alguma parte do trem direito. Logo em seguida, os reversores são acionados. Após 11 segundos do estouro, o trem colapsa e todos entram em pânico, e o vídeo acaba. Pois é, o Coronel José pode estar certo sofre o defeito no trem.

→ 1/4/2017 - Análise do vídeo:
     O Segundo vídeo mostra o que o primeiro não mostrou, ou seja, um pouco mais do pouso, e também a aeronave saindo lateralmente da pista, seguido do inicio das chamas. O que da para constatar neste vídeo é que o pouso foi normal, pela sombra da aeronave não se nota o colapso do trem de pouso (ainda na pista), e quando a aeronave já está fora da pista, é neste momento que ocorre o incêndio, que pode ser visto no clarão laranja que ilumina um dos passageiros e as poltronas.

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• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.

• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.

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• Causa do Acidente:
     Causa ainda não apontada.

→ FATOS do Acidente:
   • Não houve mortes.
   • Flaps, spoilers, slats, e reversores estendidos e acionados.
   • Não quicou no toque na pista.
   • Boa visibilidade (sem chuva ou nevoeiros) durante o pouso.

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• Reconstrução Tridimensional do Acidente (By Aeronaves NG):

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→ Investigação do Acidente:
• Órgão Investigador: CIAA-ACCID.
• StatusEm Investigação.

  30/03/2017 - Vídeo de dentro da aeronave é disponibilizado e esclarece algumas dúvidas.
  28/03/2017 - Boeing 737 colapsa trens de pouso e entra em combustão em Juaja durante pouso.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

                                                                   → Leia Mais AeroInvestigas (↓ Acesse a Página) ←
                                             AeroInvestiga.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: Airlinrs.net, Brendan Grainger, José López, Aeronaves NG.

Informação Atualizada1 de Abril de 2017 - 05:22 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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