No dia 22 de Fevereiro de 2017, um Airbus A320-232 da LATAM Airlines Brasil, que decolaria de Congonhas rumo a Confins, rejeitou a decolagem devido a problema no motor direito, com as 137 pessoas abordo.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Airbus A320-200.
→ Companhia: LATAM Brasil.
→ Prefixo: PT-MZY.
→ Motores: IAE V2527-A5.
→ Numero de Construção: cn 1628.
→ Primeiro Voo: 16 de Outubro de 2001.
→ Idade da Aeronave: 15 Anos.
→ Ciclos Acumulados: --.--- Ciclos. (Somente do Relatório Final).
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: JJ-3264.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional de Congonhas.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto Internacional de Confins.
→ Passageiros: 131.
→ Tripulantes: 6.
→ Local do Incidente: Pista 17R de Congonhas-SP,
| Foto da Aeronave no dia 6/12/2016. | Foto: Daniel Lapa. | Copyright: JetPhotos. |
No dia 22 de Fevereiro de 2017, por volta das 15:48 da tarde, o Airbus A320, de prefixo PT-MZY teve que rejeitar a decolagem (RTO) após o motor direito falhar e começar a expelir chamas. Os pilotos realizaram com sucesso o procedimento e a aeronave parou, em seguida a equipe de emergência do aeroporto chegou e resfriou a aeronave com água ou espuma anti-chamas.
Minutos mais tarde, a aeronave foi rebocada para o gate, aonde os passageiros desembarcaram.
O Aeroporto ficou fechado para pouso e decolagem de aviões comerciais por 1 hora de 18 minutos (18:48 as 20:07). Durante este tempo, foi realizada a checagem da pista a procura de fragmentos.
Vários vídeos foram feitos durante os eventos pós rejeição de decolagem. Confira abaixo:
• Vários vídeos dos bombeiros agindo na aeronave - 22/2/2017.
| Uploader: Lanca Vídeos HD. |
• Parada da aeronave durante a rejeição de decolagem - 22/2/2017.
| Uploader: BandNewsFMRio. |
• GloboCop mostrando a aeronave já no gate de Congonhas - 22/2/2017.
| Uploader: Clipagens Lima Batista. |
Por se tratar de um incidente com possíveis danos ao motor, o CENIPA deve investigar.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Stall Comum''.
• A Mais Plausível.
Algum objeto estranho entrou no motor, ou mesmo desbalanceamento causando stáll é no momento é a teoria mais plausível para o incidente.
→ Teoria 2 - ''Falha de disco da turbina''.
• Plausível.
Há a chance de algum disco da turbina, principalmente a de alta tenção ter se partido, mas sem danos mais severos visíveis no motor, esta teoria não é tão plausível assim, mas não é descartada.
→ Teoria 3 - ''Quebra de uma paleta da fan''.
• Plausível.
Uma hipótese que não pode ser descartada.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Análise do Aeronaves NG sobre o Incidente:
Pelos fatos do evento e relatos de testemunhas, houve um ''compressor surge'' (stall).
Uma análise já deve ter ocorrido e se houve danos ao motor, o mesmo terá que ser substituído.
Também analisando os vídeos e imagens da para perceber que o procedimento de RTO foi realizado com perfeição pelos pilotos da aeronave (spolers alevantados, e reversores acionados).
Disponibilizo abaixo as manchetes exageradas dos portais de notícia:
→ ''Turbina de avião da LATAM explode em Congonhas e fecha aeroporto''.
→ ''Avião da LATAM pega fogo no aeroporto de Congonhas''.
Agora o modo correto (como deveria ser se a mídia fosse mais investigativa):
→ ''Motor de A320 da LATAM tem possível ''stall'' em Congonhas e fecha aeroporto''.
→ ''Aeronave da LATAM expele chamas do motor no aeroporto de Congonhas''.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• → Relatório Preliminar:
Ainda não disponibilizado.
• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Causa do Incidente:
Causa ainda não apontada (Possível stall).
→ FATOS do Incidente:
• Não houve feridos.
• Os procedimentos de RTO foram efetuados com sucesso.
• Não havia chamas durante a parada da aeronave na pista (vista em vídeo).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Reconstrução Tridimensional do Incidente (By Aeronaves NG):
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
→ Investigação do Incidente:
• Órgão Investigador: CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos.
• Status: Em Investigação.
• 22/02/2016 - A320 da LATAM tem problemas no motor direito em Congonhas e aborta decolagem.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
→ Leia Mais AeroInvestigas (↓ Acesse a Página) ←
AeroInvestiga.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: Airliners.net, Aeronaves NG.
Informação Atualizada: 23 de Fevereiro de 2017 - 06:52 (BRT).
• = Aeronaves NG = •.
Aeronaves NG: Ajude o Blog e fique bem informado, curta nossa página no Facebook.
Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário