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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

AeroInvestiga - Singapore Airlines - SQ368 - Investigação

     No dia 27 de Junho de 2016, um Boeing 777-300 da Singapore Airlines, decolou do aeroporto de Siingapura e após 2 horas de voo, teve problemas com vazamento de combustível, e retornou ao aeroporto de Singapura, a aeronave pousou em Singapura com sucesso, com as 241 pessoas abordo.
     Mas durante o pouso, ocorreu chamas na asa direita, que foram extinta posteriormente.

• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Boeing 777-300 (Extended Range).
→ Companhia: Singapore Airlines.
→ Prefixo: 9V-SWB.
→ Numero de Construção: cn 33377.
→ Primeiro Voo: 5 de Novembro de 2006.
→ Idade da Aeronave: 10 Anos.

• Dados do Voo:
→ Número do Voo: SQ-368.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional de Changi.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto de Milão.
→ Passageiros: 222.
→ Local do Acidente: Aeroporto de Singapura (Changi),

          | A aeronave em Maio de 2016 | Foto: Maikel Vam Der Heijden | Copyright: Airliners.net |

     No dia 27 de Junho de 2016, um Boeing 777-300 da Singapore Airlines, apresentou um vazamento de combustível no motor direito, enquanto estava a 30.000 mil pés (FL300) com duas horas de voo. Com o alerta de vazamento no display no cockpit, a tripulação optou descer a 17.000 pés (FL170) e por retornar a Singapura.
     A Aeronave voou até Singapura com o motor direito em idle (marcha lenta). Após 2 horas e 20 minutos, o Boeing 777 pousou na pista 20C do aeroporto. Durante o pouso, ocorreu o inicio de um incêndio que em pouco tempo tomou toda a asa direita da aeronave.
     Logo que de imediato a equipe de emergência chegou a aeronave e apagou as chamas.
     Neste incidente não houve feridos.

     Pelo Flight Radar 24, pode-se ver o trajeto do voo até o retorno para Singapura.

          | Dados do voo até o pouso em Singapura | Foto: FlightRadar24 |

     Horas depois surgiu na internet vídeos do incidente do 777 da Singapore, nos vídeos (abaixo) pode-se ver a aeronave com a asa direita em chamas, sendo que no primeiro é possível ver a aeronave taxiando e parando, (já com as chamas na asa direita) e a equipe de emergência agindo.

Gravação do terminal mostrando a asa da aeronave em chamas - 27/6/2016.

     | Uploader: Guitar Singapore Travels. |

Gravação abordo da aeronave das chamas da asa direita - 27/6/2016.

     | Uploader: CNBC International. |

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• Atualização #1 - 02/8/2016.

     No dia 1º de Agosto de 2016 foi lançado o Relatório Preliminar. O órgão que investigou o incidente (AAIB), se pronunciou informando que a causa do incêndio na asa direita do Boeing 777 foi de decorrência de uma rachadura no tubo de combustível do radiador do motor direito.

     O Combustível ao entrar em contado com o oxigênio e o motor quente entrou em combustão, assim se proliferando pela asa direita da aeronave. A Fabricando do motor (GE) já havia notificado a Singapore Airlines após analisar o motor na própria fábrica, para executar uma inspeção frequente no tudo de combustível no motor afim de encontrar possíveis rachaduras. Algo que possivelmente não ocorreu, já que houve este incidente. Só não houve um grave acidente aéreo, por que os sistemas de segurança e o funcionamento do combustível foram incompatíveis para uma tragédia, sou seja, o querosene não entra em combustão na forma liquida e o sistema do tanque impede a entrada de chamas. Além de o tanque estar com boa quantidade de combustível, assim não há vapor do mesmo.

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• Atualização #2 - 23/3/2017.

     No dia 14 de Março de 2017, foi lançado pela AAIB o Relatório Final do incidente.

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• Teorias Plausíveis:

→ Teoria 1 - ''Vazamento de Combustível''.
   • Confirmada.

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• Causa do Incidente:
     Rachadura em um dos vários tubos de combustível do MFOHE (Main Fuel Oil Heat Exchanger) causando vazamento do mesmo no motor da asa direita. Ao entrar em contato com o motor quente, evaporou e entrou em combustão, e aliado a abertura do reverso, se espalhou pela área dos Slats.

          | Tubo do MFOHE rompido | Foto: AAIB |

     Confira abaixo o trecho do relatório final que fala sobre o MFOHE:

''The fuel leak in the occurrence flight was a result of a cracked tube within the MFOHE of the right engine. Fuel leaked into various areas of the engine through the core of the engine and the fan duct.''.

Tradução: ''O vazamento de combustível no vôo foi em ocorrência do resultado de um tubo rachado dentro do MFOHE do motor direito. Combustível vazou em várias áreas do motor através do núcleo do motor e do duto da fan.''.

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→ Investigação do Acidente:
• StatusEncerrada. (14/3/2017).

  14/03/2017 Tubo do MFOHE rajado foi a causa exata para o incidente no motor.
 • 01/06/2016 - Vazamento de combustível decorrente de rachadura de um tudo foi a causa.
  27/06/2016 - Asa de boeing 777 da Singapore pega fogo durante pouso em Singapura.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: Airliners.net, FR24, AAIB.

Informação Atualizada23 de Março de 2017 - 05:08 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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