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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 24 de abril de 2016

AeroInvestiga - Batik Air - ID-7703 - Investigação

     No dia 4 de Abril de 2016, um Boeing 737-800 da Batik Air se chocou com e um ATR 42 da Transnusa, no aeroporto de Halim Perdanakusuma, na Indonésia, com 56 pessoas abordo.
     Este acidente se assemelha com o pior acidente da aviação mundial, o Desastre de Tenerife.

• Dados da Aeronave 1:
→ Aeronave: Boeing 737-800.
→ Companhia: Batik Air.
→ Prefixo: PK-LBS.
→ Numero de Construção: cn 39827.
→ Primeiro Voo: 30 de Outubro de 2014.
→ Idade da Aeronave: 1 Ano.
→ Ciclos Acumulados: 1.907.

• Dados da Aeronave 2:
→ Aeronave: ATR 42-600.
→ Companhia: Transnusa Aviation Mandiri.
→ Prefixo: PK-TNJ.
→ Numero de Construção: cn 1015.
→ Primeiro Voo: 22 de Setembro de 2014.
→ Idade da Aeronave: 1 Ano.
Ciclos Acumulados: 1.038.

Dados dos Voos:
Número do Voo: ID-7703.
Aeroporto de Partida: Aeroporto de Halim Perdanakusuma.
Aeroporto de Destino: Aeroporto de Sultan Hasanuddin.
Passageiros B738: 49.
Tripulantes: 7.

→ Número do Voo: N/A.
→ Aeroporto de Partida: Voo não programado.
→ Aeroporto de Destino: Voo não programado.
→ Passageiros AT42: 0.
Tripulantes: 2.
Local do Acidente: Aeroporto de Halim Perdanakusuma,

    | Aeronaves envolvidas no acidente | Fotos: Ihsanush Shabri - Quentin Bonnet | Copyrights: Airliners.net, Flickr |

     No dia 4 de Abril de 2016, durante a decolagem, o Boeing 737-800 da Batik Air, de prefixo PK-LBS, se chocou contra um ATR 42-600, que estava sendo rebocado do terminal para uma área remota no outro lado da pista do aeroporto Halim Perdanakusuma. O Impacto da asa esquerda do Boeing 737 contra o ATR, acabou decepando o leme e a asa esquerda do ATR 42.
     O 737 teve apenas o winglet esquerdo decepado. Com este dano, a aeronave ainda poderia operar no futuro, após reparos. Diferente do ATR da Transnusa, que teve perda total.

          | ATR 42 com leme/estabilizador vertical e metade da asa decepadas | Foto: Tunas Kelapa |

          | Boeing 737 com winglet decepado no impacto | Foto: Tunas Kelapa |

     Já esta disponível no Youtube, um vídeo mostrando as ações das equipes de emergência, após o impacto do Boeing 737-800 da Batik Air com o ATR 42-600 da TransNusa.

Equipe de resgate trabalhando após impacto - 4/4/2016.

     | Uploader: Ippi Thyssen. |

     No dia 11 de Maio de 2016, o NTSC liberou o Relatório Preliminar, contando alguns detalhes do acidentes descobertos até então. O Relatório Final deve sair em breve.

     Interpretação do relatório: De acordo com o NTSC. O Boeing 737-8GP da Batik Air foi liberado pela torre (ATC) para ingressar na pista, via taxiway C, e ir até a cabeceira da pista 24 para dar meia volta e esperar. O Motorista do reboque (que levada o ATR 42-600) pediu a torre para cruzar a pista e em seguida obteve a confirmação. Em seguida o reboque com a aeronave saiu da taxiway C rumo a taxiway G no outro lado da pista. Mas quando o reboque estava no meio do percurso, sobre a pista, o rebocador viu o Boeing 737 da Batik Air dar força total dos motores e acelerar na pista. Para tentar impedir o impacto, o rebocador tentou ingressar para fora da pista (para o lado esquerdo), mas não teve tempo, o Boeing 737 colidiu com a asa esquerda, decepando a asa esquerda e leme do ATR. Pouco antes do impacto, os pilotos do 737 tentaram abortar a decolagem, mas pararam 400 metros após o ponto de impacto entre as duas aeronaves.

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• Atualização #1 - 21/04/2017.

     No dia 26 de Setembro de 2016, a aeronave retornou a frota da Batik Air após a remoção e substituição da asa esquerda. O Reparo ocorreu no hangar da Premiair Private Jet, em Jacarta.

     No dia 10 de Abril de 2017, foi liberado pelo KNKT (NTSC) o Relatório Final do acidente.

     O Pessoal Envolvido: No Boeing 737, havia, além dos 49 passageiros, 7 tripulantes, sendo 2 no cockpit (obviamente). No ATR, havia 2 engenheiros. E no Reboque, havia o motorista e um instrutor. Na Torre, havia 1 controlador, 1 controlador assistente, 1 supervisor, e o oficial de dados de voo.

     As Causas Contribuintes para o Acidente: O Acidente ocorreu devido a má iluminação de sinalização no ATR, e erro dos controladores da torre, onde o controlador não perguntou para o seu controlador assistente se estava ok para liberar o Boeing 737 para decolar.

     Evitando o Impacto: Segundo o relatório, a tripulação do Boeing 737 deflexionou o leme e o trem frontal para a direita, resultando em 2 graus de movimentação para o mesmo lado em 2 segundos. A Intenção era, evitar o impacto, e ainda permanecer na pista, causando menos danos possíveis. Já o piloto do reboque, ao ver o Boeing 737 vir a 115 nós (212 km/h), virou a direção para a direita e acelerou o reboque rumo ao gramado fora da pista, mas sem tempo, o 737 colide com o ATR.
     Estas ações (da tripulação do Boeing e do reboque) impediram uma colisão frontal dos aviões.

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Causa do Acidente:
     Colisão entre duas aeronaves decorrente de: Iluminação muito fraca aplicada no ATR (luzes de anti colisão vermelhas), e erro do controlador, que ao não ver o ATR na pista, não perguntou para seu controlador assistente se o rebocador com o ATR já tinha saído da pista, e assim liberou o Boeing 737 da Batik para decolagem. Estes foram os dois principais contribuintes para este acidente.

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Investigação do Acidente:
StatusEncerrada - Conclusiva.

  10/04/2017 - Relatório Final é liberado pelo NTSC.
  11/05/2016 - Relatório Preliminar é liberado pelo NTSC.
  26/09/2016 - B737-800, PK-LBS retorna a malha da Batik Air após reparo.
  04/04/2016 - Não houve fatalidades no acidente.
  04/04/2016 - Boeing 737 e ATR 42 colidem na Indonésia, em solo.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: Airliners.net, Flickr, Tunas Kelapa.

Informação Atualizada21 de Abril de 2017 - 23:41 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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