Aeronaves NG: Ajude o Blog e fique bem informado, curta nossa página no Facebook.

Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

terça-feira, 8 de março de 2016

AeroInvestiga - ''Malaysia Airlines - MH370'' - Investigação

     No dia 8 de Março de 2014, um Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, decolou do aeroporto de Kuala Lumpur com destino ao aeroporto de Pequim, mas desapareceu sobre o Golfo da Tailândia, com as 239 pessoas abordo. Até então, este é o maior mistério da aviação.
     Dia 8 de Março de 2016, completou 2 anos deste, que é considerado o Maior Mistério da Aviação.

• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Boeing 777-2H6 (ER).
→ Companhia: Malaysia Airlines.
→ Prefixo: 9M-MRO.
→ Numero de Construção: cn 28420.
→ Primeiro Voo: 14 de Maio de 2002.
→ Idade da Aeronave: 12 Anos. (Em 2014).

Dados do Voo:
Número do Voo: MH370.
Aeroporto de Partida: Kuala Lumpur.
Aeroporto de Destino: Pequim.
Passageiros: 227.
Local do Desaparecimento: Oceano índico (Golfo da Tailândia).

         | O Boeing 777, 1 mês antes do acidente | Foto: Allen Zhao (Airliners.net) |

     Abaixo está a cobertura detalhada das buscas e descobertas na investigação do acidente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #14 - 23/6/2016.

     No dia 22 de Julho de 2016, as buscas pela aeronave foram encerradas.

     No dia 18 de Julho de 2016, o ATSB informou que está analisando o possível pedaço do flap do 9M-MRO desaparecido. O pedaço foi encontrado na Ilha de Pembla, na Tanzânia no dia 23 de Junho de 2016.

              | Possível pedaço do flap do B777 | Foto: ATSB | Edição: Aeronaves NG |

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #13 - 10/6/2016.

     No dia  9 de Junho de 2016, mais três possíveis destroços do MH370 são encontrados.

     A Primeira imagem mostra Blaine Gibson ostentando seus dois achados encontrados em Madagascar. N dia 2 de Março, ele encontrou um pedaço do estabilizador direito da aeronave.
     O objeto do lado esquerdo parece ser uma mesinha de poltrona de uma aeronave, possivelmente do 9M-MRO. Já o objeto do lado direito parece de aparência ser um pedaço da asa da aeronave, é possível notar escrito ''1 FB'' na extremidade esquerda, algo que vai ajudar a identificar o objeto.

           | Possível mesinha de uma das poltrona a esquerda | Foto: Blaine Gibson |

     Este outro fragmento foi encontrado na Ilha de Kangaroo, na Austrália. Observando o objeto, parece ser a parte de cima do profundor ou do estabilizador vertical do 9M-MRO.

          | Possível pedaço do estabilizador horizontal do B777 | Foto: Seven News | Via: Stuff.com |

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #12 - 26/5/2016.

     Mais 2 destroços são notificados como possivelmente do B777 (MH370).
     Um leitor após ver um artigo do BBC News (dos destroços descritos na atualização 11), enviou as imagens a BBC, de um pedaço de destroço que ele tem em casa, que acha que é da aeronave. Pela aparência, parece ser do estabilizador horizontal. O Objeto foi encontrado em Mozambique.

              | Possível pedaço do estabilizador horizontal do B777 | Foto: BBC News | Edição: Aeronaves NG |

     O Segundo também foi encontrado em Mozambique e as fotos foram publicadas no twitter por Jim Sciutto. este objeto também aparenta ser do estabilizador horizontal, mas pode ser da fuselagem.

              | Mais um possível fragmento do B777 | Foto: Jim Sciutto (Twitter) | Edição: Aeronaves NG |

     Ambos os destroços já estão sendo enviados para a Austrália para análise do ATSB.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #11 - 25/5/2016.

     Mais dois novos destroços possivelmente do B777 da Malaysia são entregues as autoridades.
     O Primeiro parece ser um Spoiler da aeronave, já o outro ainda não da para cogitar.

     O Primeiro destroço foi encontrado em Groose Islet (Ilhas Mauricius), analisando o objeto, parece ser uma das abas dos Spoilers ou Flap de uma das asas do Boeing 777-200. O objeto já foi entregue a guarda costeira que em seguida entrou em contato com as autoridades ligadas a investigação.

              | Possível spoiler ou flaps do B777 | Foto: TopFM Mauritius (Rádio) | Edição: Aeronaves NG |

     O Segundo destroço foi encontrado em Gris Gris (Ilhas Mauricius), este objeto é semelhante a carenagem do flap encontrada em 11 de Março de 2016, pode ser mais um pedaço do mesmo.

              | Pedaço possivelmente da carenagem dos flaps | Foto: Guarda Costeira Gris-Gris | Edição: Aeronaves NG |

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #10 - 24/5/2016.

     No dia 24 de Maio de 2016, o ATSB re-iterou que o destroço (pedaço da carenagem do motor) pertence provavelmente ao Boeing 777 (MH370) da Malaysia Airlines. Reiteração feita após o descobridor do fragmento ter tirado uma foto com os corais ainda grudado no fragmento em Dezembro de 2015, após a analise da fotografia a ATSB reiterou.
     No mesmo dia surgiu a informação que a China estaria interessada em iniciar suas próprias buscas pela aeronave, já que o prazo da atual busca esta quase se esgotando. Após encerrar o atual prazo das buscar do ATSB, a China assumiria o comando da operação.
     Possivelmente teremos mais competência com a China nas buscar por que com a ATSB, que foi um verdadeiro fracasso. Os erros cometidos no inicio das buscar comprometeram a descoberta dos destroços e dos gravadores. Se se confirmar, desejamos boa sorte a China.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #9 - 16/5/2016.

     No dia 12 de Maio de 2016, o órgão de investigação do acidente ATSB, informou que os destroços encontrados no sul da Africa e nas ilhas Rodrigues são provavelmente do Boeing 777 da Malaysia Airlines. O Destroço encontrado na Africa pertence a nacele de um dos motores da aeronave, já o destroço encontrado nas Ilhas Rodrigues, são provavelmente da parede ao lado da porta esquerda de acesso da aeronave.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #8 - 20/4/2016.

     No dia 30 de Março de 2016, mais um possível destroço do 9M-MRO foi encontrado. O objeto foi encontrado por Jean Dominique na praia da ilha de Var-Brulé atrás da ilhas de Rodrigues.
     Até então, acredita-se que o destroço seja pedaço de uma das divisórias da cabine de passageiros.

              | Pedaço encontrado em Var-Brulé | Foto: Mourouk Ebony Hotel | Edição: Aeronaves NG |

     No dia 19 de Abril de 2016, os investigadores da ATSB, confirmaram que os dois destroços (carenagem do extensor dos Flaps e pedaço do estabilizador horizontal) encontrados em Moçambique são do MH370 (9M-MRO), assim estes destroços se juntam a lista de pedaços confirmados do MRO.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #7 - 24/3/2016.

     O Ministro Australiano dos Transportes, Darren Chester, anunciou, que os destroços encontrados em Moçambique, são provavelmente da aeronave da Malaysia Airlines.
     Darren Chester - ''A Analise concluiu que os destroços são provavelmente do MH370''
     Então já da para confirmar em partes que o pedaço de cima do estabilizador horizontal e a carenagem do extensor dos Flaps, são do MH370.
     Já o novo destroço (pedaço contendo o ogo da Rolls-Royce (veja mais abaixo), ainda será analisado. Mas este sim é da aeronave, pelo motivo que pode ser lida abaixo.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #6 - 21/3/2016.

     Após uma enrolação, as caixas de carga contendo os possíveis destroços do MH370 chegaram a Austrália para serem analisados pelos investigadores, e confirmar se é da aeronave da Malaysia Airlines.

     No mesmo dia, foi encontrado no sul da Africa, um pedaço de fuselagem cinza com o logo da Rolls-Royce. Este pedaço nem precisa de investigação, o logo (na foto no topo desta postagem), esta localizado na nacele, que advinha, cinza! Confira as fotos abaixo.

              | Pedaço (possivelmente da nacele) contendo o logo da RR | Foto: Neels Kruger |

              | Pedaço (possivelmente da nacele) contendo o logo da RR | Foto: Neels Kruger | Edição: Aeronaves NG |

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #5 - 12/3/2016.

Análise Aeronaves NG:
     Pesquisando o Boeing 777 pela internet, encontramos documentos técnicos (AMM), mostrando o nome das peças e suas numerações, e derrepente, encontramos o número ''676EB'' (676) em uma peça da asa de um Boeing 777, para ser mais exato, no extensor do Flap da aeronave.
     Analisando a numeração de componentes de um Boeing 777, encontramos o mesmo número na peça ''Trailing Edge Flaps Extended'', ou seja, a peça é o Flap (carenagem da parte que se estende o Flap para traz) de um Boeing 777, e é quase certo que é do MH370. A Confirmação oficial que se trata de um triplo 7 deve ocorrer já nos próximos dias (expectativa).
     Vários sites internacionais seguem com a mesma descoberta, ora, não é um erro de interpretação.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #4 - 11/3/2016.

     Foi entregue hoje as autoridades, um possível destroço do triplo 7, 9M-MRO (MH370).
     Um jovem africano chamado Liam Lotter, encontrou um pedaço de fuselagem em Dezembro, quando estava de férias em Moçambique, neste ano, ao ver que um possível destroço do MH370 foi encontrado no local (Veja na Atualização anterior, abaixo), ele decidiu entregar hoje para as autoridades para análise. O Destroço tem números gravados, isso irá facilitar muito a confirmação.

                            | Pedaço de destroço encontrado em Moçambique | Foto: Candace Lotter |

     O Objeto será analisado na Austrália. E a confirmação deve ocorrer em no máximo 1 mês.

Nossa Opinião - 11/3/2016:
     Aos poucos os vestígios vão aparecendo, mas até o momento, apenas 1 foi confirmado (o Flaperon). Com isso, as esperanças que finalmente encontrem os destroços principais, crescem.
     Observando o objeto, da para notar, que ele é branco, pouco curvo, e esta com os números gravados: ''676EB''. Com isto, da para especular, que possa ser da asa ou da fuselagem superior.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização #3 - 2/3/2016.

     ▬ No dia 2 de Março de 2016, 6 dias antes de completar 2 anos do desaparecimento, mais um pedaço de fuselagem é encontrado, por Blaine Gibson em Moçambique. Trata-se de um pedaço do estabilizador horizontal de um Boeing 777, e possivelmente é do MH370. As análises do material já estão em andamento, e nos dias posteriores, haverá a confirmação se é ou não do 370.

                            | Pedaço do estabilizador encontrado em Moçambique | Foto: ATSB (Blaine Gibson) |

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #2 - 3/9/2015.

     Foi confirmado na França, que o Flaperon encontrado na Ilha da Reunião, é do Boeing 777-200, 9M-MRO, ou seja, do MH370, confirmando assim a queda da aeronave.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #1 - 29/7/2015.

     No dia 29 de Setembro de 2015, foi encontrado, na Ilha de Reunião, um Flaperon da asa direita de um Boeing 777-200. Nele havia várias conchas grudadas, indicando que ficou bastante tempo na água. O Pedaço, foi enviado para análise na França, e tudo leva a crer que é do MH370, por que, não se tem noticia de outro Boeing 777 tenha caído na região.

        | Flaperon encontrado na Ilha da Reunião | Foto: Zinfos974/Prisca Bigot-Reuters |

     Se for confirmado, o mistério do que houve com a aeronave (não o motivo), terá acabado.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     No dia 8 de Março de 2014, após não aparecer no radar do controle de voo do Vietnã, o voo MH370 foi declarado desaparecido. No dia seguinte, as buscas começaram, aonde o avião desapareceu, ou seja, no Golfo da Tailândia.

     Durante as buscas aéreas de Março e inicio de Abril de 2014, foram encontrados vários objetos e manchas suspeitas, mas nada que seja do MH370.

     Através de 2 radares militares, foi confirmado que o MH370 saiu da rota e voou na direção sudoeste e depois noroeste, virando para sudoeste e sul antes de desparecer.

     No dia 16 de Março de 2014, os técnicos do Inmarsat descobriram que o MH370 fez Handshakes (Apertos de Mão) com o satélite da empresa. Esta descoberta criou dois corredores de possível trajetória do avião, um ao norte e outro ao sul. No dia 24 de Março, os técnicos do Inmarsat, ao utilizar o efeito doppler, descobriram que o MH370 vou no corredor sul, sobre o Indico.

     Abaixo esta a trajetória do voo MH370 até o último aperto de mão com o satélite da Inmarsat. Uma ilustração mais detalhada e precisa esta sendo criada por nós do blog, e vai substituir esta abaixo.

              | Trajetória do voo MH370 | Foto: Aeronaves NG | Mapa: Google | Melhor imagem em breve |

     Atualmente, as buscas seguem, utilizando drônes sub-aquáticos, que varrem o fundo do mar, no local aonde foi emitido o último aperto de mão do 9M-MRO com o satélite da Inmarsat.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O que se sabe:
     O Voo MH370 decolou de Kuala Lumour as 16:41 (UTC) e foi em direção ao Waypoint de ''Igari'', ao chegar lá, o MH370 sairia da cobertura da Malásia e seria monitorado pelo controle aéreo do Vietnã, mas após chegar ao Waypoint, a aeronave não apareceu no radar do Vietnã. Naquele momento em diante, o controle da Malásia e do Vietnã, tentaram sem sucesso contato com o MH370.
     Graças a cobertura de 2 radares militares, e o satélite da Inmarsat, se soube, que a aeronave chegou a Igari e virou para a esquerda e seguiu para o sudoeste, depois de noroeste e depois novamente para sudoeste, seguindo pelo Índico, até o combustível acabar.

Em Fatos:
   → Esta acidentado.
   → Voou por mais 7 horas até o combustível acabar.
   → As manobras foram deliberadas.
   → As caixas pretas não emitem mais os bips pelo sonar.
   → Os destroços mais leves da aeronave estão aparecendo em praias.
   → Pelos destroços o impacto foi em alta velocidade.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Teorias Plausíveis:
     Bem, vamos para a área que gera polêmica. Abaixo está o resumo das teorias plausíveis até aqui. Todas analisadas pelo Aeronaves NG e comentadas, confira!

Teoria 1 - ''Suicídio do Piloto''.
   • A mais Plausível.
     Esta teoria é a mais plausível de todas para a possível causa da queda do MH370, dentre todas as teorias plausíveis até então, esta é a que mais se encaixa com os fatos já descobertos sobre o voo MH370.
     Na teoria, o piloto do MH370 teria, após 12 minutos de voo, aonde foi feito o último contato com a torre da Malásia, achado algum motivo para o co-piloto sair da cabine, após conseguir o feito, ele teria trancado a porta do cockpit, desligado o Transponder e 11 minutos depois teria conseguido desativar o ACARS, em seguida, mudado o botão de pressurização para manual para fazer todos abordo perderem a consciência, menos ele que estaria com a mascara de oxigênio.
     As curvas feitas pelo avião poderia ser uma camuflagem para o ato que estava praticando. Ao invés de deixar logo de cara que é um ato suicida, ele podia estar simulando que haveria um problema com a aeronave, já que, as manobrar efetuadas correspondem a ações para uma avaria na aeronave.
     E para encerrar a teoria, ele poderia ter configurado, para o avião voar na direção sul, no piloto automático, assim, ao invés de se suicidar jogando a aeronave contra o mar, ele poderia ter se matado deixando-se ficar inconsciente, sem oxigênio (Hipoxia) após colocar a aeronave no automático, indo na direção sul.
     A Teoria explica:
1° - As curvas após o waypoint de Igari.
2º - O Desligamento do Transponder e Acars.
3º - O Voo, possivelmente no automático até o combustível acabar.
4º - A Inexistência de alertas para incêndio, defeito ou avaria (as outras teorias) no Acars.
     A Teoria é apoiada pelo documentário canadense Mayday, e por nos do Aeronaves NG.

→ Teoria 2 - ''Sequestro''.
   • É pouco Plausível.
     Por fazer uma curva para a esquerda logo depois de sair da cobertura do radar malaio, surge a teoria que o MH370 teria sido sequestrado. E na investigação, havia 2 passageiros iranianos, que embarcaram com identidades de outra pessoa. Mas o que faz falhar esta teoria, é o trajeto da aeronave, que não faz sentido para um sequestro, o que um terrorista faria no meio do Indico?.

→ Teoria 3 - ''Incêndio abordo''.
   • É pouco Plausível.
     Por estar carregando no compartimento de carga, um lote de Baterias de Lítio, isso acaba sustentando a hipótese, que possa ter ocorrido um incêndio abordo (Como no voo UPS 6), aonde a tripulação pode ter sido intoxicada pela fumaça tóxica da queima das baterias, levando a inconsciência dos passageiros e da tripulação, deixando assim a aeronave voando no piloto automático até o combustível acabar.
     O Ponto fraco desta teoria, o que a deixa pouco plausível, é a falta de mensagens do ACARS, por que, se houvesse alguma emergência com fogo, o mesmo enviaria notificações do problema abordo do avião para o satélite, que enviaria para a receptora em solo. E também, fogo abordo derrubaria o avião em no máximo 1 hora, e o mesmo ficou voando até o combustível acabar,

→ Teoria 4 - ''Pane Elétrica''.
   • Pouco Plausível.
     É pouco plausível, se houve-se, haveria o envio de mensagem via ACARS para a equipe em solo.

• Teoria Descartada:

→ Teoria 5 - ''Derrubado por raio''.
   • Descartada.
     O Tempo estava limpo na hora do desaparecimento e a aeronave continuou voando por horas.

→ Teoria 6 - ''Sequestro para Diego Garcia''.
   • Descartada.
     Essa é uma das Teorias da Conspiração, aonde o Exercito Americano sequestrou o MH370 e o levou para a base de Diego Garcia, no arquipélago de Chagos.
     Esta teoria foi descartada, quando foi confirmado que o Flaperon encontrado na Ilha de Reunião é o Malaysa 370, assim, fica impossível o avião ter pousado na base, se o Flaperon confirma a queda no Oceano Indico.

→ Teoria 7 - ''Sequestro por Aliens''.
   • Descartada.
     É obvio que seria descartada. Mesmo motivo acima, destroços encontrados.

     Tudo acima, são apenas teorias, o real motivo da queda, será revelado apenas quando as caixas pretas (se as encontrarem, acho difícil) forem achadas e analisadas.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Causa do Acidente:
     Causa ainda não apontada (Possível suicídio do piloto).

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Investigação do Acidente:
Status: Em Investigação.

• --/--/---- .
  22/07/2016 - Buscas pela aeronave foram encerradas.
  23/06/2016 - Um grande pedaço (possivelmente do Flap) é encontrado na Tanzânia.
  09/06/2016 - Três novos objetos se juntam a lista de possíveis destroços da aeronave.
  26/05/2016 - Mais 2 destroços são entregues a ATSB, agora somam 4 como suspeito.
  25/05/2016 - Mais 2 destroços são entregues a ATSB com suspeita de ser do MH370.
  24/05/2016 - ATSB reitera que pedaço da carenagem do motor pertence ao MH370
  12/05/2016 - Confirmado que o último destroço é pertencente ao MH370.
  19/04/2016 - Dois destroços são confirmados como pertencente ao MH370.
  30/03/2016 - Novo destroço é encontrado e é possivelmente do MH370.
  21/03/2016 - Pedaço contendo o logo da Rolls Royce é encontrado no sul da Africa.
  21/03/2016 - Possíveis destroços finalmente chegam a Austrália para analise.
  11/03/2016 - Pedaço, possivelmente do MH370, é entregue as autoridades, por jovem sul-africano.
  03/03/2016 - Pedaço de estabilizador horizontal de um Boeing 777, é encontrado em Moçambique, poderá ser o MH370. Análise do objeto já foi iniciada.
  03/09/2015 - O Flaperon encontrado na ilha da Reunião, é do voo MH370, confirmando assim a queda do Boeing 777, da Malaysia Airlines no Oceano Índico.
  02/08/2015 - Novos pequenos destroços são encontrados na Ilha da Reunião.
 • 01/08/2015 - Flaperon da asa chega a França para análise.
  30/07/2015 - Resto de uma mala é encontrada numa praia perto da localização do possível pedaço da asa do MH370, na Ilha da Reunião.
  29/07/2015 - Pedaço da asa direita de um Boeing 777-200 (Flaperon) é encontrada na Ilha da Reunião com conchas grudadas na fuselagem. As semelhanças são incontestáveis, a fuselagem encontrada é de mesmo modelo de aeronave do MH370 (Boeing 777-200) e as conchas mostram que ficou bastante tempo na água, se confirmado a relação com o voo da Maláysia, provavelmente o mistério do MH370 esteja chegando ao fim.
  24/03/2014 - Utilizando o efeito Doppler, técnicos do Inmarsat, conseguem  oficializar que a aeronave voou na direção sul sobre o Oceano Indico. Buscar agora começam na região aonde ocorreu o último aperto de mão do MH370 com o satélite da Inmarsat.
  16/03/2014 - Apertos de Mão do satélite da Inmarsat com o avião, confirma que a aeronave voou por mais 7 horas. Também concentra a área de busca para, um corredor ao norte e outro ao sul.
  11/03/2014 - Radares da Força Aérea da Malásia, confirmaram que o MH370 fez uma curva para a esquerda, assim desviando da rota programada para Pequim.
  09/03/2014 - Inicio as buscas ao Boeing 777-200 da Malaysia Airlines.
  08/03/2014 - Um Boeing 777 da Malaysia Airlines, de prefixo 9M-MRO, fazendo o voo MH370, desapareceu dos radares enquanto sobrevoava o Oceano índico, a caminho de Pequim.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: ATSB, Google, Blaine Gibson, Candace Lotter, Neels Kruge, Mourouk, TopFM, Guardian Coast Gris-Gris, Jim Sciutto, BBC News, Seven News, Blaine Gibson, ATSB.

Informação Atualizada23 de Julho de 2016 - 07:10 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

Nenhum comentário:

Postar um comentário