No dia 12 de Março de 2016, o Boeing 747-400 da banda de rock Iron Maiden, sofreu avarias nos 2 motores da asa esquerda, após o reboque colidir com os motores. Dois funcionários foram feridos e levados para o hospital. Até o momento, não se tem informação do estado médico dos funcionários.
Bem, este é um AeroInvestiga, mas nem vai precisar de investigação, o motivo do incidente já foi descoberto, confirma mais abaixo em nossa postagem.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Boeing 747-428.
→ Proprietária: Iron Maiden.
→ Prefixo: TF-AAK.
→ Numero de Construção: cn 32868.
→ Primeiro Voo: 5 de Março de 2003.
→ Idade da Aeronave: 13 Anos.
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: CC666.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Berino Benítez
→ Aeroporto de Destino: ?
→ Passageiros: 0.
→ Local do Acidente: Santiago (Chile),
| Boeing 747-400 do Iron Maiden em Las Vegas | Foto: Joshua Ruppert | Copyright: Airliners.net |
Na tarde de hoje, durante o rebocagem do Boeing 747 do Iron Maiden, o rompimento de três pinos do engate do reboque ao trem de pouso, fez o reboque se soltar do 747 e colidir com os 2 motores da asa esquerda da aeronave. Provavelmente, a aeronave estava sendo rebocada para frente, é a única maneira do trator ou rebocador colidir com os motores com tamanha avaria.
| Avarias nos dois motores do TF-AAK | Foto: Autor Desconhecido |
Na analise superficial, os técnicos (Engenheiros de Voo) já apontam que os danos foram graves a ponto de possivelmente precisar substituir os 2 motores da aeronave. Mas que prejuízo, motor de Jumbo não é barato.
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• Atualização #1 - 13/3/2016.
A Banda irá cumprir o seu show em Córdoba voando em um Boeing 737-200 (CC-ABD) da Mineral Airways. Os equipamentos da banda viajará via carreta para o local do show.
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• Atualização #2 - 19/3/2016.
Segundo informações da proprietária do Jumbo (Air Atlanta Icelandic), as peças necessárias para os reparos e 2 motores, já foram enviadas para o Chile, e a aeronave deve voltar a voar no dia 23 de Março.
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• Atualização #3 - 21/3/2016.
Após receber os 2 motores novos, os mecânicos que trabalharam na aeronave conseguiram deixar o Boeing 747 da banda Iron Maiden operacional para os show aqui no Brasil.
| TF-AAK pronto para voar novamente pelo Iron Maiden | Foto: Bjorn Bjarnason e Jeremy Smith |
Os mecânicos da AAI e da LAN Chile fizeram um trabalho impecável, de acordo com o Bruce, vocalista do Iron Maiden e piloto da banda. Confira o trecho publicado no site da banda:
''A velocidade e extensão dessa operação extremamente complexa foi impressionante e que estamos muito satisfeitos em receber o nosso avião de volta! Nós gostaríamos de agradecer a Air Atlanta e sua ótima equipe de resgate por um esforço fantástico em conseguir isso no momento em que o fez, e a Boeing, LAN Chile. ACS e Rock It carga por todo o seu apoio inestimável. Lamentamos que para os nossos fãs em Córdoba, Buenos Aires, Rio e Belo Horizonte que perderam de ver o avião, mas esperamos que eles desfrutem os concertos, tanto quanto nós fizemos''
Nos dias posteriores ao acidente, os dois motores avariados foram analisados e após o veredito (que os motores precisam ser substituídos), dois novos motores foram encomendados. Após chegar no Chile, os 2 bocais frontais e os 2 motores, ambos avariados, foram removidos e em seguida, os dois novos motores foram instalados, seguido pelos bucais e carenagem externa nos motores.
Dia 19, num site de aviação, havia a informação que os motores seriam reparados, mas hoje foi confirmado no site da banda, que foi realizado a troca dos dois motores. Já corrigimos a informação.
Abaixo já uma linha do tempo, com legenda mostrando o trabalho de substituição dos motores e bucais da aeronave. Clique na imagem, ou abra em nova guia para ver maior.
| Timeline do TF-AAK | Fotos: Bjorn Bjarnason e Jeremy Smith | Edição: Aeronaves NG |
O Boeing 747-400 deve vir para o Brasil no próximos dia para os Shows.
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• Atualização #4 - 22/3/2016.
O TF-AAK (Ed Force One) decolou de Santiago (Chile) as 11:20 (BRT) rumo a Brasilia (SBBR), aonde pousou as 14:38 da tarde. Com isto o Jumpo finalmente ganhou o céu novamente.
| Rota do TF-AAK até Brasilia | Fotos: FlightRadar24 |
Confira o pouso do Ed Force One em Brasilia abaixo:
• Pouso do TF-AAK em Brasilia (SBBR) - 22/03/2016.
| Uploader: Marcos Henrique. |
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• Causa do Acidente:
Rompimento dos 3 parafusos do engate do trem de pouso ao reboque.
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→ Investigação do Acidente:
• Status: Encerrada, Conclusiva.
• 22/03/2016 - TF-AAK decola de Santiago rumo a Brasilia (SBBR).
• 21/03/2016 - Após dias de trabalho, e motores trocados, Ed Force One está operacional.
• 19/03/2016 - AAI informa que a aeronave deve voltar a voar até dia 23.
• 12/03/2016 - Rompimento de 3 Pinos foram a causa do incidente.
• 12/03/2016 - Boeing 747 do Iron Maiden sofre avaria nos 2 motores no Chile.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: (Autor Desconhecido), Bjorn Bjarnason e Jeremy Smith.
• Auxilio nas informações técnicas: Aviões e Músicas.
Informação Atualizada: 23 de Março de 2016 - 06:41 (BRT).
• = Aeronaves NG = •.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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