Aeronaves NG: Ajude o Blog e fique bem informado, curta nossa página no Facebook.

Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

sábado, 19 de março de 2016

AeroInvestiga - FlyDubai - FZ981 - Investigação

     No dia 19 de Março de 2016, um Boeing 737-800 da FlyDubai, que decolou do Aeroporto Internacional de Dubai. caiu na aproximação final no aeroporto de Rostov do Don (Russia), as 03:49 horário local (21:40 do dia 18, no Brasil) matando todas as 62 pessoas abordo.

• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Boeing 737-8KN.
→ Companhia: FlyDubai.
→ Prefixo: A6-FDN.
→ Numero de Construção: cn 40241.
→ Primeiro Voo: 21 de Dezembro de 2010.
→ Idade da Aeronave: 5 Anos.

Dados do Voo:
Número do Voo: FZ981.
Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional de Dubai.
Aeroporto de Destino: Aeroporto de Rostov do Don.
Passageiros: 55.
Local do Acidente: Russia,

              | A6-FDN, registrado em Janeiro de 2015 | Foto: Sebastian Sowa | Copyright: Airliners.net |

     Segundo as informações disponíveis na hora da postagem, a aeronave estava na aproximação final, fazendo s sua segunda tentativa de pouso, (após arremeter na primeira) quando caiu a alguns metros da pista. O Acidente ocorreu as 21:40 (BRT - Horário de Brasilia).

    Pelo FlightRasar24, é possível notar que a aeronave estava a bastante tempo em modo de espera, por volta de 2 horas aguardando, por causa das condições climáticas adversas no aeroporto. Isso já começa a alevantar a suspeita de falha nos motores por falta de combustível. Mas os fatos logo mais abaixo, diminui esta hipótese.

                                    | Trajetória do voo até a última transmissão de dados | Mapa: FlightRadar24 |

     O Metar do Aeroporto de Rostov do Don indicava chuva, fortes rajadas de vento e visibilidade de 1 Km (1.000 metros), além da presença de Cumulonimbus e neblina.

URRR 190100Z 24014G22MPS 3800 -SHRA BKN014 BKN033CB OVC100 06/04 Q0997 R22/290046 TEMPO 25017G25MPS 1000 SHRA BR SCT003 BKN020CB RMK QFE740/0987.

     Dadas as condições no aeroporto, a chace de ter ocorrido um Microbust, se mostrou relevante.

     Um vídeo postado no YouTube mostra o exato momento da queda o B738 da FlyDubai. Repare o modo em que a aeronave cai, o avião simplesmente cai na diagonal contra o solo, e explode em uma bola de fogo. Com esta filmagem, a chance de falta de combustível ter sido a causa do acidente diminui, por que precisa de combustível para gerar uma bola de fogo de tal tamanho.
     Confira o vídeo da queda logo abaixo.

Momento do impacto do Boeing 737-800 da FlyDubai - 19/03/2016.

     | Uploader: 29CityFM. |

     Já durante o dia na Russia (inicio de manhã no Brasil), pode-se ver o tamanho da tragédia. A Imagem abaixo mostra a aeronave totalmente destroçada no gramado do aeroporto.

            | Pedaço da Fuselagem da aeronave da FlyDubai | Foto: APA  |

     Durante a tarde no local do acidente, filmagens e fotos aéreas foram feitas, e com estas imagens logo abaixo, confirmamos que o Boeing 737-800 da FlyDubai, não caiu a 250 ou 300 metros da pista, mas sim ao lado da mesma. Será que o piloto tentou arremeter e estolou? Isto explicaria a subida, seguida de queda.

            | Área de impacto da aeronave da FlyDubai | Foto: APA (Maxin Grigoryev)  |

            | Proximidades da cabeceira sem marcas de impacto | Foto: RT  |

     O Gráfico disponibilizado pelo FlightRadar24 em seu site, mostra a velocidade e altitude do A6-FDN até o acidente na Russia. É possível notar que antes do acidente ocorrer, a aeronave iniciou uma subida a 256 km/h e logo em seguida mergulhou a 365 km/h, enviando os últimos dados a 282 metros do chão. Subida seguido de uma descida rápida, sugerem que a aeronave Estolou no ar. Se estolou por rajadas descendentes (Microbust - Microexplosão atmosférica) ou erro do piloto, isso veremos após a liberação dos dados das caixas pretas (CVR e FDR), que já foram recuperadas.

          | Dados de voo da aeronave da decolagem até o acidente | Foto: FightRadar24 |

     O Vídeo abaixo mostra os restos da aeronave. Lamentavelmente o período sem acidentes aéreos graves acabou nesta data.

Destroços do Boeing 737-800 da FlyDubai em Rostov on Don - 19/3/2016.

     | Uploader: Sputnik. |

     Durante a tarde aqui no Brasil, foi transmitido em um canal de televisão russo, um segundo vídeo da queda do Boeing 737 da FlyDubai. O Problema é que o vídeo não coincide com primeiro.
     Antes de analisar o vídeo, veja-o abaixo:

Suposto vídeo da queda da aeronave da FlyDubai - 19/3/2016.

     | Uploader: Life-информ. |

     Se você assistiu o primeiro vídeo e este logo em seguida, deve ter percebido a divergência, se não conseguiu perceber, descreveremos logo abaixo.
     1º - Demora para explodir. No primeiro vídeo, explodiu logo em seguida.
     2º - A Explosão aparece de imediato, de um quadro pro outro. Coincide com edição de vídeo.
     3º - Ou seria 2 explosões? É o que parece quando a aeronave cai.
     Como descrito acima, o vídeo não parece ser verídico. A aeronave cai e parece ocorrer uma explosão (no tom branco), logo em seguida, vem o tom colorido, parecendo que a explosão acabou de iniciar.  Claro, neste vídeo postado, a imagem esta em câmera lenta, mas nem em velocidade normal (visto no twitter) parece ser verídico para este acidente.

     Os diálogos com a Torre do aeroporto e os dados das caixas pretas, darão o veredito do que ocorreu para gerar este desastre aéreo. Até lá, seguimos com essas informações que temos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #1 - 20/3/2016.

     No inicio domingo (no Brasil), foi feito a remoção e análise física dos módulos de memória dos gravadores de dados e de voz (CVR e FDR).
     A Expectativa é descobertas importantes sejam realizadas nos próximos dias.

     Mais um vídeo do acidente é liberado, e este esclarece o motivo do efeito de duas explosões no segundo vídeo. Este registro disponibiliza um indicativo muito importante no acidente. Veja abaixo:

Terceiro vídeo do acidente da FlyDubai - 19/3/2016.

     | Uploader: Earthsky102. |

     No vídeo podemos notar que a aeronave parece estar num angulo de quase 45º para um dos lados (esquerdo ou direito), e não mergulhando de barriga, como parecia ser nos vídeos anteriores.
     O indicativo que o B738 está neste angulo, são as luzes de navegação na ponta das asas, e (possivelmente) as luzes de taxi mais a frente na aeronave (localizada entre os motores e a fuselagem).

     A Noite (no Brasil) foi notificado, que a leitura do FDR foi realizada com sucesso, há todos os dados até o impacto (acidente). Já o CVR, está com danos físicos, e passará por reparos para uma nova tentativa de leitura. Todos nós amantes da aviação, estamos aguardando a liberação dos dados para finalmente saber o motivo desta trágica tragédia, que acabou com a calmaria sem acidentes.

     Esta postagem foi publicada as 00:55 (BRT) do dia 19 de março de 2016, é e continuará sendo o foco principal do blog até a descoberta da causa do acidente. Seguimos monitorando e analisando os dados disponibilizados pelos investigadores russos e do NTSB.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• Atualização #2 - 21/3/2016.

     Possíveis dados do gravador de dados mostra o Boeing 737 da FlyDubai mergulhando a -21.000 fpm (21 mil pés por minuto), dados chocantes e afirmantes no que vemos nas filmagens.

     A Tarde (no Brasil), foi disponibilizado o melhor vídeo do acidente até então. O Vídeo (que pode ser assistido abaixo) mostra a aeronave saindo das nuvens e mergulhando contra o solo.

Câmera de segurança filma panoramicamente o B738 da FlyDubai - 19/3/2016.

     | Uploader: СФЕРА МЕДИА. |

     No dia, também ocorreu o fim da limpeza da pista e reparos na mesma. As operações no aeroporto devem recomeçar no(s) próximo(s) dia(s). Foi ontem (dia 20), o dia que teve inicio a limpeza da pista, confira abaixo, os maiores destroços sendo recolhidos, além da legenda.

          | Destroços da Aeronave da FlyDubai | Foto: RT | Edição: Aeronaves NG |

     Foi notificado pelos investigadores (no inicio da noite no Brasil), que o reparo no gravador de voz (CVR) foi realizado com sucesso. As leituras dos dados já foram iniciadas.

     Posteriormente. após a boa noticia sobre o CVR, mais um vídeo do acidente é publicado na internet. Neste novo vídeo (abaixo), mostra a aeronave arremetendo e segundos depois despencando do céu. É o primeiro vídeo que exibe a arremetida do avião, antes do acidente.

Câmera de segurança grava arremetida e queda do B738 - 19/3/2016.

     | Uploader: DonDay Poctob. |

     Analisando o vídeo, se percebe a neve e o vento presente (confirmando o clima no dia, então é verídico). Desde o inicio do vídeo, observamos a aeronave em aproximação, instantes depois o avião arremete, sobe, e desaparece acima das nuvens. Até ai, tudo bem, mas 32 segundos depois, a aeronave reaparece em queda livre, sem controle até colidir com o solo.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

• Atualização #3 - 14/4/2016.

     Esta postagem ficou 20 dias sem atualizações devido a problemas com a provedora do serviço de banda larga, mas agora com a rede reparada confira abaixo as informações até então do acidente.

     No dia 8 de Abril, os investigadores revelaram informações preliminares que apontam o que causou a queda do 737 da FlyDubai. De acordo com o MAK, o movimento do estabilizador horizontal em 5 graus para cima, junto com o movimentos do manche, durante a segunda arremetida, foi a causa do mergulho descendente da aeronave, que mergulhou a mais ou menos 600 km/h.

     .No dia 12 de Abril, foi lançado o Relatório Preliminar do acidente, informando o mesmo acima.

     A Suspeita até agora é erro do piloto (como sustentado parcialmente pelo blog), já que de acordo com o MAK, a tripulação estava realizando a aproximação manualmente.

     Num hangar, o MAK e o NTSB estão re-construindo a aeronave, veja abaixo.

          | Re-construção do A6-FDN para auxiliar na investigação | Foto: MAK |

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Teorias Plausíveis:
     E as teorias existentes, levando em consideração as informações atuais, estão logo abaixo.

Teoria 1 - ''Falta de Combustível''.
   • Descartada.
     Poderia até ser, por estar voando a bastante tempo e esperando para pousar, mas o vídeo da queda mostra uma bola de fogo, e para gerar uma explosão como vista no vídeo, precisa de combustível.
     Além do mais, a aeronave tinha combustível para mais 2 horas de voo, ou seja, 8 horas no total, e no momento do acidente tinha voando por 6 horas. Com isto a teoria está descartada.

→ Teoria 2 - ''Erro do Piloto resultando em Estól''.
   • Teoria certa em partes.
     A aeronave desceu na diagonal até bater no solo (como visto no vídeo), isso é sinal de possível perda de sustentação, que pode ser desta teoria ou da teoria abaixo.
     Outro fator que alimenta esta teoria, e a subida da aeronave e em seguida o mergulho.
     O vídeo que mostra a arremetida e depois a queda leva a crer nesta teoria. A Aeronave arremete e 32 segundos depois despenca do céu? Se não foi estól, seria o que? Até então, desde o surgimento do primeiro vídeo, nos do Aeronaves NG, achamos que este foi o motivo da queda, é a única explicação que condiz com os fatos descobertos e liberados até então.
     Com as informações disponibilizadas no dia 8 de Abril, esta teoria se confirmou em partes, a única coisa errada é o estól, que não ocorreu, de acordo com as informações do FDR.

→ Teoria 3 - ''Rajadas Descendentes (Microbust)''.
   • Descartado.
     No momento da queda, havia CBs sobre a região, então a chance de rajadas descendentes terem sido uma das causas do acidente, são boas.
     Até o momento, nenhum boletim de clima foi liberado, se fosse Micro-explosão, seria de esperar, que os investigadores afirma-sem que houve fortes rajadas descendentes acima da pista do aeroporto.

Teoria 4 - ''Falha Estrutural''
     • Descartado.
     Tirando o estól, esta seria uma teoria a se considerar, pelo simples motivo, de tudo estar indo muito bem no voo (comunicação rotineira com a torre) até que do nada a aeronave despenca do céu.
     Tem o boato sendo discutido nos principais fóruns aeronáuticos, que o avião tocou com a extremidade da asa na pista na primeira arremetida, mas isso não passa de especulação até então.

Teoria 5 - ''Erro do Piloto''
     • A Mais Plausível (Quase Confirmada).
     Esta teoria representa em partes a mesma coisa da teoria 2, a diferença é que ao invés de estól, a teoria sustenta apenas o erro do piloto, que se mostra quase que confirmada, ao ler o relatório da equipe de investigação de acidentes aéreos russa (MAK). Aonde o piloto comandante empurrou para frente o manche enquanto os estabilizadores horizontais subiram 5º para cima. Por decorrência, a aeronave entrou em mergulho (descendo o nariz (anglo de ataque)) e assim batendo contra o solo.
     A Teoria será considerada a causa do acidente, quando descartarem uma falha mecânica, já que os estabilizadores horizontais subiram 5º para cima. Fator que pode ser intencional ou falha.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Causa do Acidente:
     Movimentação em 5º do estabilizador horizontal para cima, junto com movimento do manche para frente (Possível erro do piloto). Estas ações juntas provocaram o mergulho da aeronave.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Investigação do Acidente:
Status: Em Investigação.

 • --/--/---- .
  08/04/2016 - Movimentação do estabilizador horizontal para cima foi uma das causas do acidente.
  21/03/2016 - Módulo de memória do CVR é reparado e leitura é iniciada.
  21/03/2016 - Novo vídeo do acidente é disponibilizado.
  21/03/2016 - Recolhimento dos destroços esta quase completo.
  21/03/2016 - Possíveis dados do FDR são liberados.
  20/03/2016 - Leitura do FDR foi feita com sucesso, mas o CVR está fisicamente danificado.
  20/03/2016 - Trabalho na leitura dos gravadores começam da Russia.
  19/03/2016 - Um segundo (suposto) vídeo do acidente é publicado na internet.
  19/03/2016 - Ambas as caixas pretas foram encontrada pela equipe de investigação.
  19/03/2016 - Vídeo da queda da aeronave é disponibilizado.
  18/03/2016 - Confirmada a queda da aeronave da FlyDubai, que fazia o voo FZ981.
  18/03/2016 - Aeronave da FlyDubai arremete na Russia e desaparece do radar na 2ª tentativa.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo.
   • Fotos: FlightRadar24, APA, RT, MAK.

OBS - Nas primeiras horas da postagem, poderia conter erros e informações conflitantes, devido a variedade de informação sendo disponibilizada. Estava-mos analisando, publicando e corrigindo quando houver, afim de deixar apenas os Fatos gravados nesta postagem.

Informação Atualizada19 de Maio de 2016 - 23:48 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

Nenhum comentário:

Postar um comentário