O Airbus A300B4-200, de numeração de fabricação 236, com prefixo PR-STN, é uma aeronave comprada e recebida pela Sterna Linhas Aéreas.
A aeronave é uma das mais antigas operacionais a chegar no Brasil, já são 32 anos de operação. O Avião já operou por 7 companhias aéreas até chegar na Sterna, 5 americanas, 1 alemã e 1 Irlandesa.
No dia 13 de Novembro de 2015, o PR-STN, chegou ao Brasil para operar pela Cargueira Sterna Linhas Aéreas. Por 1 mês, a aeronave ficou estocada, aguardando liberação para operar.
No dia 21 de Outubro de 2016, o trem de pouso frontal da aeronave colapsou durante o pouso em Recife, a aeronave foi arrastando o nariz até sair da pista. A Aeronave teve como danos: Trem de pouso frontal cravado na baia do mesmo, fuselagem enrugada e motores danificados.
No dia 24 de Outubro de 2016, foi efetuado a remoção da aeronave que se encontrava ao lado da pista. Um guindaste alevantou o nariz, enquanto um caminhão esteira se posicionou abaixo do cockpit, feito isso, o caminhão rebocou a aeronave para uma área remota, aonde foi colocado um macaco hidráulico, que faz o trabalho do trem de pouso, que se encontra cravado no avião.
No dia 21 de Abril de 2017, a aeronave foi leiloada em Recife como sucata. Assim, resta dois destinos para a aeronave: 1º - Desmanche, e 2º - Preservação. Veremos o que o dono fará com ele.
Até então, a aeronave está estocada em Recife, e não voará mais. Fim da linha para o PR-STN.
O PR-STN, teve seu primeiro voo no mês de Outubro de 1983, em Toulouse-FRA.
→ Ficha Técnica:
• Modelo: Airbus A300.
• Série: 200.
• Motores: (2x) GE CF6-50C2.
• Numero de Fabricação: 236.
• Número de Linha: 236.
• 1º Prefixo de Registro: F-WZMI.
• Primeiro Voo: 18 de Outubro de 1983.
• Entrega: 18 de Março de 1985.
• Proprietária: Sterna Linhas Aéreas.
• Idade da Aeronave: 32 Anos.
→ História:
• Operou pela Pan AM: 18/03/1985 - 14/11/1994. - 9 Anos. (N207PA).
• Operou pela Carnival Airlines: 14/11/1994 - 27/04/1995. - 5 Meses. (N207PA).
• Operou pela Ladeco Airlines: 27/04/1995 - 12/05/1996. - 1 Ano. (N222KW).
• Re-Operou pela Carnival Airlines: 12/05/1996 - --/05/1997. - 1 Ano. (N222KW).
• Operou pela Pegasus Airlines: --/05/1997 - 06/11/1997. - 6 Meses. (N222KW).
• Re-Operou pela Carnival Airlines: 06/11/1997 - 01/11/1999. - 2 Anos. (N222KW).
• Convertido a Carqueiro pela DHL: - --/09/1999.
• Operou pela European Air Transport (DHL): 01/11/1999 - 18/01/2010. - 11 Anos. (OO-DLE).
• Operou pela Air Contractors (DHL): 18/01/2010 - 01/04/2014. - 4 Anos. (EI-OZD).
• Operou pela Southern Aircraft Charters: 01/04/2014 - 13/11/2015. - 1 Ano. (N834JM).
• Estocado pela Sterna Linhas Aéreas: 13/11/2015 - 08/12/2015. - 1 Mês. (PR-STN).
• Operou pela Sterna Linhas Aéreas: 08/12/2015 - 21/10/2016. - 9 Meses. (PR-STN).
• Estocado pela Sterna Linhas Aéreas: 21/10/2016 - Atualmente. - 6 Meses. (PR-STN).
• .
Espaço reservado a novos VÍDEOS.
| Uploader: . |
• PR-STN acidentado em Recife (SBRF) - 21/10/2016.
| Uploader: Vivayoforeverandever. |
• PR-STN decolando de Fortaleza (SBFZ) 8 dias antes do incidente - 13/10/2016.
| Uploader: PauloWagner21. |
• Decolagem do PR-STN em Curitiba (SBCT) - 5/12/2015.
| Uploader: Plane Spotter HD. |
• Decolagem do PR-STN em Curitiba (SBCT) - 5/12/2015.
| Uploader: Adriano SJP. |
• Decolagem do EI-OZD de Londres (EGGW) - Agosto 2011.
| Uploader: Simon Kindall. |
→ Registros Fotográficos:
• .
Espaço reservado a novas FOTOS.
| Foto: . | Copyright: Airliners.net |
• PR-STN horas após o colapso do trem de pouso em Recife (SBRF) - 21/10/2016.
| Foto: Normando Carvalho Jr. | Copyright: Airliners.net |
• PR-STN taxiando no Salgado Filho (SBPA) - 10/9/2016.
| Foto: ViniciusSBPA. | Copyright: Airliners.net |
• PR-STN nos primeiros voos pela Sterna (SBCT) - 5/12/2015.
| Foto: Tales de Lass Graciano. | Copyright: Airliners.net |
• N834JM (Ex: EI-OZD) futuro (PR-STN) ainda com o prefixo norte americano - 4/11/2015.
| Foto: Tales de Lass Graciano. | Copyright: Airliners.net | Local: SBCT |
• EI-OZD pousando em Bergamo (Milão) LIME - 9/6/2012.
| Foto: Giovanni Curto. | Copyright: Airliners.net |
• EI-OZD taxiando em Instanbul (LTBA) - 6/11/2011.
| Foto: Mehmet Mustafa Celik. | Copyright: Airliners.net |
• EI-OZD (Ex: OO-DLE) operando pela subsidiaria da DHL, Air Contractors - 15/5/2010.
| Foto: Alexandre Arildsson. | Copyright: Airliners.net | Local: EGLL |
• OO-DLE taxiando em Frankfurt (EDDF) - 1/8/2009.
| Foto: Mathias Henig. | Copyright: Airliners.net |
• OO-DLE tocando o solo de Londres (EGGW) - 13/5/2008.
| Foto: Snorre. | Copyright: Airliners.net |
• OO-DLE decolando de Brussels (EBBR) - 1/4/2007.
| Foto: Tommy Desmet. | Copyright: Airliners.net |
• OO-DLE com a nova pintura da DHL, enquanto pousada em Londres (EGLL) - 1/4/2006.
| Foto: Barrie Lewis. | Copyright: Airliners.net |
• OO-DLE antes da nova pintura pousando em Milão (LIME) - 17/7/2005.
| Foto: Luigi Maccio. | Copyright: Airliners.net |
• OO-DLE estacionado em Frankfurt (EDDF) - 18/4/2004.
| Foto: Ralf Stockner. | Copyright: Airliners.net |
• Cockpit do OO-DLE, enquanto estava no East Midlands (EGNX) - 8/4/2004.
| Foto: Stefan de Sutter. | Copyright: Airliners.net |
• OO-DLE pousando em Brussels (EBBR) - 9/8/2003.
| Foto: Tommy Desmet. | Copyright: Airliners.net |
• OO-DLE estacionado no aeroporto de Stockholm (ESSA) - 29/10/2002.
| Foto: Junior Spotter. | Copyright: Airliners.net |
• OO-DLE (Ex: N222KW) operando como cargueiro pels DHL. (EBMB) - 23/4/2001.
| Foto: George Palfliet. | Copyright: Airliners.net |
• N222KW operando por Leasing pela Pegasus Airlines. (EDDW) - Agosto 1997.
| Foto: Andreas Fiets. | Copyright: Airliners.net |
• N222KW novamente pela Carnival, em Los Angeles (KLAX) - Maio 1997.
| Foto: Michael Carter. | Copyright: Airliners.net |
• N222KW pousando em Miami pela Ladeco. (KMIA) - 28/3/1996.
| Foto: John Keller. | Copyright: Airliners.net |
• N222KW (Ex N207PA) operando pela Ladeco, em Nova York (KJFK) - Agosto 1995.
| Foto: Mark Bess. | Copyright: Airliners.net |
• N207PA pousando em Fort Lauderdale (KFLL) - 5/3/1995.
| Foto: George W Hamlin. | Copyright: Airliners.net |
• N207PA com 1 mês de operação pela Carnival Air Lines. (KFLL) - Novembro 1994.
| Foto: Aviation Photofraphy of Miami. | Copyright: Airliners.net |
• N207PA taxiando no México pela Pan AM. (MMMX) - Junho 1990.
| Foto: Robert M Campbell. | Copyright: Airliners.net |
• N207PA operando pela Pan AM nos anos 80. (KMIA) - Dezembro 1989.
| Foto: Frank Schaefer. | Copyright: Airliners.net |
→ Nossos Registros:
• .
Local reservado a novos registros dos Spotter do Aeronaves NG.
| Foto: . |
• PR-STN em Porto Alegre (SBPA) - 13/8/2016.
| Foto: Lucas Slongo (Adm: Aeronaves NG). |
OBS: Esta faltando algo? Se tiver, informe-nos o que falta nos comentários, para atualizarmos esta postagem.
• Realçando:
Português: ''Todos os direitos autorais são respeitados neste blog''.
Inglês: ''All copyrights are respected in this blog''.
Espanhol: ''Todos los derechos de autor se respetan en este blog''.
→ Atualizado em: 23 de Abril de 2016.
• = Aeronaves NG = •.
Aeronaves NG: Ajude o Blog e fique bem informado, curta nossa página no Facebook.
Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário