No dia 2 de Fevereiro de 2016, um Airbus A321 da Daallo Airlines, decolou do Aden Adde, e aos 11.000 pés de altitude, sofreu uma ruptura na fuselagem (acima da asa direita), e retornou ao aeroporto e pousou com segurança, com os 74 passageiros abordo.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Airbus A321.
→ Companhia: Daallo Airlines.
→ Prefixo: SX-BHS.
→ Numero de Construção: cn 642.
→ Primeiro Voo: 6 de Janeiro de 1997.
→ Idade da Aeronave: 19 Anos.
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: D3-159.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto de Aden Adde (Somália).
→ Aeroporto de Destino: ?
→ Passageiros: 74.
→ Local do Incidente: Mogadíscio - Somália.
| A321 com o buraco na fuselagem | Foto: Harun Maruf. |
Após decolar do aeroporto de Aden Adde, o Airbus A321 (da foto acima), estava subindo ao nível de voo ''FL300'' (Flight Level), que é cerca de 9.000 metros de altitude, quando de repente, a fuselagem do lado direito, logo acima da asa direita se rompeu, sugando uma pessoa.
Imediatamente, os pilotos desceram a aeronave e retornaram ao aeroporto, fazendo um pouso de emergência com segurança. 3 Passageiros ficaram feridos com a ruptura da fuselagem.
A Daallo Airlines, confirmou que houve uma explosão abordo da aeronave, e até aquele momento, avia apenas duas suspeitas para o incidente: Explosão de cilindro de oxigênio, ou uma Bomba.
| Visão da cabine do A321 com o buraco na fuselagem | Foto: Harun Maruf. |
No dia 6 de Fevereiro de 2016, foi confirmado pelo ministro dos transportes e da aviação civil da Somália, que foi uma bomba abordo, que foi a causa da ruptura na fuselagem. O Homem que foi sugado para fora da aeronave (em chamas), tinha a intenção de derrubar ao avião, mas a bomba explodiu antes do planejado, causando apenas um buraco, ao invés da separação da cabine de passageiros, como houve com o também A321 da Metrojet (Kogalymavia), no Egito.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Explosão de tanque de oxigênio''.
• Descartada.
→ Teoria 2 - ''Bomba''.
• Confirmada.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
• Causa do Acidente:
Passageiro levando uma bomba abordo a aeronave, com a intenção de explodi-la quando o avião chega-se aos 30.000 pés, mas a mesma explodiu antes da hora. Com menos diferença de pressão entre a cabine e a atmosfera, os danos foram pequenos.
(O Blog Aeronaves NG, Aguarda o relatório final, para mais detalhes).
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
→ Investigação do Acidente:
• Status: Em Investigação.
• --/--/---- .
• 06/02/2016 - Ministro dos transportes e da aviação civil da Somália confirma bomba com causa.
• 03/02/2016 - Passageiros viram explosão antes da descompressão.
• 02/02/2016 - Airbus A321 faz pouso de emergência na Somália, com um buraco na fuselagem.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo.
• Fotos: Harun Maruf.
• Fonte de Ajuda: AvHerald.
Informação Atualizada: 11 de Fevereiro de 2016 - 21:50 (BRT) (Horário de Verão).
• = Aeronaves NG = •.
Aeronaves NG: Ajude o Blog e fique bem informado, curta nossa página no Facebook.
Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário