O Boeing 737-7L9, de numeração de fabricação 28004, com prefixo PR-GOL, foi uma aeronave arredada e recebida pela Gol Linhas Aéreas. A Aeronave recebeu em seu prefixo o próprio nome da companhia aérea, algo bem interessante. O avião operou pela Gol durante 12 anos.
O PR-GOL, teve seu primeiro voo no mês de Dezembro de 1998, em Seattle-USA.
Lamentavelmente, só encontramos 1 vídeo da aeronave operando pelas companhias em que passou, em seus 14 anos de serviço. Mas no Airlines.net, encontramos várias imagens que podem ser conferidas mais abaixo.
Não se sabe a data certa, mas provavelmente esse ano, o 28004 foi desmanchado na sede da GECAS no Estados Unidos. Lamentável que a primeira aeronave da Gol não foi preservada.
→ Ficha Técnica:
• Modelo: Boeing 737.
• Série: 700(L9).
• Motores: (2x) CFM56-7.
• Numero de Fabricação: 28004.
• Número de Linha: 10.
• 1º Prefixo de Registro: N35153.
• Primeiro Voo: 29 de Dezembro de 1997.
• Entrega: 2 de Março de 1998. (A 1ª companhia).
• Proprietária: GECAS.
• Idade da Aeronave: 18 Anos.
→ História:
• Operou pela Maersk Air: 02/03/1998 - 02/07/1999 - 1 Ano. (OY-MRA)
• Operou pela Air Rose: 02/07/1999 - 01/12/1999 - 5 Meses. (TC-GHC)
• Re-Operou pela Maersk Air: 01/12/1999 - 20/03/2000 - 3 Meses. (OY-MRA)
• Operou pela Air Malta: 20/03/2000 - 03/11/2000 - 8 Meses. (OY-MRA)
• Re-Operou pela Maersk Air: 03/11/2000 - 19/12/2000 - 1 Mês. (OY-MRA)
• Operou pela Gol Linhas Aéreas: 19/12/2000 - 24/05/2012 - 12 Anos. (PR-GOL)
• Estocado pela GECAS: 24/05/2012 - --/--/2015 - 3 Anos. (N277CS).
• Desmanchado: --/--/2015 - Atualmente - -- Meses.
• Único vídeo encontrado da aeronave. PR-GOL pousando em Congonhas - 12/3/2012.
| Uploader: Alcides Goncalves. |
→ Registros Fotográficos:
• PR-GOL 5 meses antes de ir a GECAS. GOL taxiando para decolagem (SBPA) - 15/1/2012.
| Foto: Fabio Luiz Fonseca. | AeroEntusiasta.com.br | Copyright: Airliners.net |
• Taxi do PR-GOL em Recife (SBRF) - 26/11/2011.
| Foto: Rafael Maul. | Copyright: Airliners.net |
• PR-GOL decolando de São Paulo (SBSP) - 20/4/2010.
| Foto: Bruno Pereira. | Copyright: Airliners.net |
• PR-GOL taxiando no Rio de Janeiro (SBRJ) - 4/6/2009.
| Foto: Flavio Guerra. | Copyright: Airliners.net |
• PR-GOL pousado em São Paulo (SBGR) - 12/7/2008.
| Foto: Juliano Damasio. | Copyright: Airliners.net |
• PR-GOL se alinhando para a decolagem em Belo Horizonte (SBBH) - 23/2/2007.
| Foto: Bruno Pereira. | Copyright: Airliners.net |
• PR-GOL decolando de São Paulo (SBSP) - 14/1/2006.
| Foto: JetStream Aviation. | Copyright: Airliners.net |
• Cockpit do PR-GOL em 2006 - 3/1/2006.
| Foto: Rafael Henrique Carelli. | Copyright: Airliners.net |
• Push Back do PR-GOL no Salgado Filho (SBPA) - 27/1/2005.
| Foto: Stephan Klos Pugatch. | Copyright: Airliners.net |
• PR-GOL taxiando em Brasília com um MD-11 sem 2º plano (SBBR) - 15/12/2004.
| Foto: Malko Lews. | Copyright: Airliners.net |
• PR-GOL pousando em Porto Alegre com alterações na pintura (SBPA) - Abril 2003.
| Foto: Varlos A Morilo Dorla. | Copyright: Airliners.net |
• Cockpit do PR-GOL com os instrumentos ligados e cartas visíveis (SBPA) - 27/2/2003.
| Foto: Paulo Rudolf Herren. | Copyright: Airliners.net |
• PR-GOL no ano seguinte, pela GOL, pousando em Maringá (SBMG) - 1/10/2002.
| Foto: Rodolfo Philipp. | Copyright: Airliners.net |
• Primeira imagem do PR-GOL na GOL Linhas Aéreas (SBSP) - 16/1/2001.
| Foto: Roger Almeida. | Copyright: Airliners.net |
• Já no ano 2000, a aeronave operou pela Air Malta - 20/5/2000.
| Foto: Barry Rauck. | Copyright: Airliners.net |
• Futuro PR-GOL, operando pela Air Rose em Amsterdão (EHAM) - 18/8/1999.
| Foto: Ad Vercruijsse. | Copyright: Airliners.net |
OBS: Esta faltando algo? Se tiver, informe-nos o que falta nos comentários, para atualizarmos esta postagem.
→ Atualizado em: 9 de Novembro de 2015.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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