No dia 21 de Dezembro de 2016, um Boeing 727-200 da cargueira Aerosucre, que tentou decolar do aeroporto de Puerto Carreno, caiu após 3 minutos de voo, matando 5 pessoas (sendo que 1 sobreviveu) de 6 abordo.
• Dados da Aeronave:
→ Aeronave: Boeing 727-212.
→ Companhia: Aerosucre.
→ Prefixo: HK-4544.
→ Motores: (1x - JT8D-15A) (2x - JT8D-15).
→ Numero de Construção: cn 21105.
→ Primeiro Voo: 22 de Agosto de 1975.
→ Idade da Aeronave: 41 Anos.
→ Ciclos Acumulados: --.--- Ciclos. (Não Mencionado).
• Dados do Voo:
→ Número do Voo: ?.
→ Aeroporto de Partida: Aeroporto de Puerto Carreno.
→ Aeroporto de Destino: Aeroporto de Bogotá.
→ Passageiros: 1.
→ Tripulantes: 5.
→ Local do Acidente: Puerto Carreto (Colômbia),
| A Aeronave 12 meses antes do acidente. | Foto: Juan David Piraquive. | Copyright: Airliners.net. |
No dia 21 de Dezembro de 2016, um Boeing 727-200 cargueiro da Aerosucre não conseguiu decolar ainda na pista e atravessou a cabeceira do aeroporto de Puerto Carreto, assim a aeronave atropelou a cerca limite do mesmo antes de alças voo. Três Minutos depois, a aeronave tendeu para a direita e mergulhou em direção ao solo, somente um tripulante acabou saindo com vida.
Três cinegrafistas registraram o acidente, o interessante é que eles registraram nas posições mais importantes, ou seja, em cada lado, e um a distância. Confira os vídeos abaixo.
• Excursão fora da pista do B727 gravado no lado direito - 21/10/2016.
| Uploader: The Aviation Herald. |
• Excursão fora da pista do B727 gravado pelo lado esquerdo - 21/10/2016.
| Uploader: Las2Orillas. |
• Momento do mergulho lateral do B727 da Aerosucre - 21/12/2016.
| Uploader: Sebastian Salazar H. |
Um outro cinegrafista fotografou a aeronave após conseguir alevantar voo. Na imagem é possível notar a falta do flap na asa direita, que provavelmente foi arrancada quando atropelou as cercas.
| A Aeronave sem a primeira parte do flap direito. | Foto: Guillermo Tovar. |
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• Atualização #1 - 20/02/2017.
No dia 19 de Fevereiro de 2017, o GRIAA lançou o seu Relatório Preliminar do acidente.
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• Teorias Plausíveis:
→ Teoria 1 - ''Perda de Potência''.
• Plausível.
Por não ter conseguido alçar voo na pista mesmo estando com flaps e slats estendidos, a possibilidade de falta de potência nos motores se mostra plausível neste acidente.
→ Teoria 2 - ''Excesso de Peso na Aeronave''.
• Plausível.
Um outro fator que impede a ascensão da aeronave é o sobrepeso, então, um excesso de peso pode ter causado a tardia decolagem da aeronave, assim causando o choque contra as cercas que muito provavelmente foi a causa para a falta do flaps da asa direita já no ar.
Os investigadores não encontraram o manifesto, assim esta teoria se mostra plausível ainda.
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• Análise do Aeronaves NG sobre o Acidente:
Analisando os vídeos, da para perceber que a aeronave não conseguiu sustentação ainda na pista, isso alevanta a hipótese de falta de potência dos motores, já que os flaps e os slats estavam estendidos (visto nos vídeos gravados em solo). Numa imagem, foi possível notar que há a falta de um pedaço do flap da asa direita, que muito provavelmente foi arrancada quando atropelou as duas cercas da cabeceira do aeroporto. Foi para o lado direito que a aeronave guinou e caiu.
Outra coisa a se observar no vídeo é o estolamento dos motores laterais, ambos parecem estolar devido aos detritos das duas cercas. Sem dois motores de 3, a aeronave não se mantem no ar.
Mesmo com tudo isso, agora é aguardar as informações dos investigadores.
→ 20/2/2016:
O Relatório Preliminar detalhou os danos e como foi o impacto da aeronave após passar pela cabeceira da pista, o impacto contra a guarita foi o que causou os danos mais severos, a avaria no motor 3 e a separação do flap e trem de pouso direito. A Separação do flap da aeronave resultou no rompimento das linhas hidráulicas. Sem um motor, o flap da asa direita e a hidráulica, acabou por causar a guinada para o lado direito, e a velocidade baixa sentenciou o avião a cair.
Uma coisa bem curiosa é que a cópia do manifesto de carga não foi encontrado no escritório da companhia aérea, será que houve algum encobrimento da aérea por causa que a aeronave estava acima do peso? Este manifesto seria extremamento importante para a causa do acidente, mas não há.
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• → Relatório Preliminar: (Lançado) - GRIAA - 19/2/2017.
O Relatório Preliminar informou sobre os dados da aeronave, e dos pilotos, além de os resultados da investigação, sendo os mais importantes destacados logo abaixo, confira:
Segundo o GRIAA, não foi encontrado o manifesto de carga e peso da aeronave no local do acidente, também não foi encontrado uma cópia. Assim, não se sabe quanto a aeronave pesava e o que levada na hora do acidente, suspeita-se que continha 9 paletes de carga, totalizando 19.820 kg.
''El manifiesto de peso y balance del vuelo accidentado no fue encontrado entre los restos de la aeronave, así como tampoco reposaba una copia de este en la oficina de despacho de la compañia. Se presume que la aeronave despegó de Puerto Carreño con 19.820 libras distribuida em 9 pallets (según hoja planilla de control, empresa fletadora del avión).''
Tradução: ''O peso manifesto e equilíbrio do voo do acidente não foi encontrado nos destroços da aeronave, nem tão pouco uma cópia deste no escritório de expedição da empresa. Presume-se que a aeronave decolou de Puerto Carreno com 19,820 lbs distribuída em nove paletes (como há na planilha de controle, da empresa fretadora da aeronave).''.
O Relatório informa como ocorreu o impacto da aeronave após sair da cabeceira do aeroporto. No relatório, a aeronave atropelou as duas cercas, e uma guarita, que arrancou o flap e o trem do lado direito. Em ''Antecedentes do voo'' (no inicio do relatório), é descrito que houve chamas no motor número 3 e o rompimento das câmaras de fluído hidráulico na asa direita devido ao impacto.
''Este impacto previo causó el desprendimiento del tren principal derecho, su compuerta y el trailing inboard flap derecho. Componentes que se encontraron diseminados en un perímetro de 410 metros aproximadamente.''
Tradução: ''Este pré-impacto causou o desprendimento do trem principal direito de pouso, o seu portão abordo, e o flap direito. Componentes que foram encontrados espalhados em um perímetro de cerca de 410 metros.''.
Não há data para o Relatório Final, o jeito agora é esperar.
• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.
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• Causa do Acidente:
Motivo ainda sem confirmação (possível sobrepeso) causando impacto contra uma guarita levando a: Danos no motor 3, flap e trem de pouso direito arrancados, e rompimento dos tubos hidráulicos da asa direita. Fatores juntos que levaram a perda de velocidade e a guinada para a direita, resultando no acidente.
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• Reconstrução Tridimensional do Acidente (By Aeronaves NG):
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→ Investigação do Acidente:
• Órgãos Investigadores: GRIAA - Grupo de Investigación de Acidentes Aéreos.
NTSB - National Transportation Safety Board.
• Status: Em Investigação.
• 20/02/2017 - GRIAA lança seu relatório preliminar do acidente.
• 21/12/2016 - Imagem mostra a aeronave sem pedaço do flap após a decolagem.
• 21/12/2016 - Houve apenas 1 sobrevivente no acidente.
• 21/12/2016 - Boeing 727 cai após 3 minutos de voo da Colômbia.
(•) Evidências ou descobertas na investigação.
(•) Informação de Portais de Notícias.
(•) Fatos ocorridos.
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AeroInvestiga.
• Créditos:
• Texto: Lucas Slongo, trechos do relatório do GRIAA.
• Fotos: Airliners.net, Guillermo Tovar, Aeronaves NG.
Informação Atualizada: 20 de Fevereiro de 2017 - 06:34 (BRT).
• = Aeronaves NG = •.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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