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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

AeroInvestiga - Trigana Air - IL-7321 - Investigação

     No dia 13 de Setembro de 2016, um Boeing 737-300 da Trigana Air, que decolou do aeroporto de Jayapura teve problemas ao pousar em Wamena, aonde ocorreu a falha dos dois trens de pouso traseiros, fazendo a aeronave deslizar de barriga na pista do aeroporto até perto do fim da mesma, com apenas os 3 tripulantes (ambos no comando) abordo, ambo sem ferimentos.

 Dados da Aeronave:
 Aeronave: Boeing 737-300.
 Companhia: Trigana Air.
 Prefixo: PK-YSY.
 Numero de Construção: cn 23597.
 Primeiro Voo: 24 de Setembro de 1986.
 Idade da Aeronave: 30 Anos.
 Ciclos Acumulados: 48.637 Ciclos.

 Dados do Voo:
 Número do Voo: IL-7321.
 Aeroporto de Partida: Aeroporto Internacional Sentani (WAJJ).
 Aeroporto de Destino: Aeroporto de Wamena (WAVV).
 Passageiros: 0.
 Tripulantes: 3.
 Local do Acidente: Pista 15 de Wamena,

          | A Aeronave em em 2015. | Foto: Ariansyah Khamdani. | Copyright: Airliners.net. |

     No dia 13 de Setembro de 2016, o Boeing 737-347 da Trigana Air perdeu seu 2 trem de pouso traseiros ao tocar com muita força na pista do aeroporto de Wamena (na Indonésia), causando a ruptura do trem esquerdo e a falha do direito, assim, arrastando a aeronave de barriga na pista.
     O Piloto Matt Dearden em solo viu a aeronave pousar bruscamente com o nariz alto demais, e em seguida o trem esquerdo se separar da aeronave, e o direito não aguentar, e entrar em colapso.

    A Aeronave pousou com teto baixo, estimado em 200 pés.

     Um vídeo gravado em solo mostra a aeronave se arrastando na pista, mas lamentavelmente um Boeing 737-200 da My Indo Airlines estava na taxiway e bloqueou a visão do toque na pista.

PK-YSY se arrastando na pista do aeroporto de Wamena - 13/9/2016.

     | Uploader: Caught on CCTV. |

     As fotos da aeronave mostram que houve danos moderados a fuselagem e um pouco grave aos motores. O que não agradou de ver, é a situação visual do trem de pouso que se separou da aeronave, o mesmo apresenta possível forte desgaste físico, que se confirmado, influenciou para o incidente.

                               | Trem de pouso esquerdo | Foto: Aviatren (Via: The Aviation Herald) |

         | A aeronave após o incidente e o trem de pouso esquerdo na pista | Foto: Matt Dearden (Via: CNN) |

     O Aeroporto ficou fechado até a remoção da aeronave da lateral da pista.

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• Atualização #1 - 30/11/2016.

     No dia 9 de Dezembro de 2016, o NTSC (KNKT) lançou o Relatório Preliminar do incidente.

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• Teorias Plausíveis:

→ Teoria 1 - ''Fixadores do Trem de Pouso Gastos''.
   • Quase Descartado.
     Dada a conservação vista na imagem, é possível que o trem gasto não tenha suportado um pouco mais de força no pouso, assim se separando e causando o colapso do trem vizinho (direito).

→ Teoria 2 - ''Forte Toque na Pista''.
   • A Mais Plausível (Confirmado).

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• Análise do Aeronaves NG sobre o Acidente:
     Vendo as imagens e o vídeo do pouso, deu para notar que a aeronave estava com os reversores acionados e os flaps totalmente estendidos, além do teto baixo. O Aeroporto não possui ILS, assim os pilotos tem que pousar visualmente, e neste caso o teto possivelmente atrapalhou a descida. E como visto na imagem do trem de pouso, o mesmo apresenta possível desgaste físico, assim, aliado ao teto baixo, a aeronave não suportou um pouco mais de carga no toque com a pista, entrando em colapso.
     A Companhia opera com 3 aeronaves incluindo esta, então, possivelmente a aeronave será reparada (já que os danos são reparáveis) e deve voltar a operar pela Trigana Air Services.

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• → Relatório Preliminar: (Lançado - KNKT - 9/12/2016)
     No dia 9 de Dezembro de 2016, foi lançado pelo NTSC o relatório preliminar sobre o incidente.
     O Relatório de 24 páginas informa que a aeronave tocou a pista 125 metros após a cabeceira, com aceleração vertical de 3.25G, ou seja, muito forte, e por causa disto os trens de pouco não resistiram. Os investigadores também destacam que o piloto ao ver a pista aumentou a razão de descida, desencadeando o alerta do EGPWS da aeronave, após o aviso, o piloto diminuiu a razão de descida.

     ''The aircraft was airworthy prior to the occurrence and was operated within the weight and balance envelope. There was no report or record of the aircraft system abnormality during the flight from take-off until the time of the occurrence.
All crew had valid licenses and medical certificates.
     Fifteen minutes before departure, the pilot received weather information of Wamena which was stated that on the right base runway 15, low cloud was observed with the cloud base was increasing from 200 to 1000 feet and the visibility was 3 km.
     The visibility of Wamena airport reported by BMKG at the time of the occurrence was 3 km.
     At altitude approximately 7,000 feet, the pilot received landing clearance from the Wamena tower controller, at this position, the pilot could not identify visual checkpoint. The PF reduced the rate of descend and continued the approach. The PM advised to go around.
     At altitude approximately 5,700 feet at about 2 Nm from runway threshold the PF was able to see the runway and increased the rate of descend. The Enhanced Ground Proximity Warning System (EGPWS) aural warning “SINK RATE” active and the PF reduced the rate of descent.
     While the aircraft passing threshold, the aircraft sunk and touched down at approximately 125 meter from the beginning runway 15. The FDR recorded the vertical acceleration was 3.25 g on touchdown.
     Both of main landings gear collapsed. The left main landing gear detached and found on runway. The engine and lower fuselage contacted to the runway surface. The aircraft veer to the right and stopped at approximately 1,890 meters from the beginning of the runway 15''.

Tradução: ''A aeronave era aeronavegável antes da ocorrência e foi operada dentro do envelope de peso e equilíbrio. Não houve relatório ou registro da anomalia do sistema de aeronaves durante o voo desde a decolagem até o momento da ocorrência.
     Toda a tripulação tinha licenças válidas e certificados médicos.
     Quinze minutos antes da partida, o piloto recebeu informações meteorológicas de Wamena, afirmando que na pista de base direita 15, observou-se baixa nuvem com a base da nuvem aumentando de 200 para 1000 pés, e a visibilidade foi de 3 km.
     A visibilidade do aeroporto de Wamena relatada pelo BMKG no momento da ocorrência foi de 3 km.
     Na altitude de aproximadamente 7.000 pés, o piloto recebeu autorização de pouso do controlador da torre de Wamena, nesta posição, o piloto não conseguiu identificar um ponto de controle visual. O PF reduziu a taxa de descida e continuou a aproximação. O PM aconselhou a arremeter.
     À ​​altitude de aproximadamente 5.700 pés a cerca de 2 Nm do limite da pista, o PF conseguiu ver a pista e aumentou a velocidade de descida. A advertência auditiva "SINK RATE" do Sistema de Alerta de Proximidade do Solo (EGPWS) ativou-se e o PF reduziu a taxa de descida.
     Enquanto o avião passava o limite, a aeronave afundou e tocou a aproximadamente 125 metros da pista inicial 15. O FDR registrou a aceleração vertical de 3,25g no momento do aterrissagem.
     Ambos os equipamentos de aterragem principal entraram em colapso. O trem de pouso principal esquerdo destacado e encontrado na pista. O motor e a fuselagem inferior entraram em contato com a superfície da pista. A aeronave virou para a direita e parou em aproximadamente 1.890 metros desde o início da pista 15.''

     Agora a investigação se concentra nos seguintes tópicos:
- Manuais e procedimentos do operador da aeronave.
- O Treinamento da Tripulação.
- Informações do CFR e FDR.
- Informações das organizações.
- Fatores Humanos.

• → Relatório Final:
Ainda não disponibilizado.

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• Causa do Acidente:
     Falha dos trens de pouso traseiros devido a forte toque da pista de 3.25G.

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• Reconstrução Tridimensional do Acidente (By Aeronaves NG):

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→ Investigação do Acidente:
• Órgão Investigador: NTSC (KNKT - Komite Nasional Keselamatan Transportasi)
• StatusEm Investigação.

  09/12/2016 - Forte toque na pista foi a causa do colapso dos trens principais.
  09/12/2016 - NTSC (KNKT) lança seu relatório preliminar do incidente.
  13/09/2016 - Boeing 737-300 da Trigana Air perde trem de pouso em Wamena.

() Evidências ou descobertas na investigação.
() Informação de Portais de Notícias.
() Fatos ocorridos.

• Créditos:
   • Texto: Lucas Slongo, e trechos do relatório do KNKT (NTSC).
   • Fotos: Airliners.net, Aviatren, Matt Dearden, Aeronaves NG.

Informação Atualizada10 de Dezembro de 2016 - 04:37 (BRT).

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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