Aeronaves NG: Ajude o Blog e fique bem informado, curta nossa página no Facebook.

Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 26 de abril de 2020

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 85 - 22/04/2020


     No dia 22 de Abril de 2020, ocorreu a Missão 85 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Baixa da Terra, o sétimo conjunto de (60) satélites Starlink, da própria SpaceX.

→ Plataforma: Kennedy Space Center - LC-39A.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1051 (4º Voo - Anteriormente: Starlink V4).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso (Pousou no OCISLY).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Peso de Carga: 15.600 kg.
→ Status FinalSucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 17 de Abril de 2020, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma SLC-40. Os motores foram acionados por alguns segundos. Após este teste, esperava-se o retorno do Falcon 9 para o hangar de acoplamento (HIF). O Teste, ocorreu com carga anexada. No Twitter, a SpaceX confirmou o teste e projetou a decolagem para o dia 23 de Janeiro de 2020, as 13:16 Hora Local (19:16 UTC).

     No dia 20 de Abril de 2020, a SpaceX, via Twitter, informou a mudança na data de lançamento. Antecedendo de 23 de Abril, 19:16 UTC, para 22 de Abril, as 19:37 UTC (13:37, Horário Local).

     No dia 22 de Abril de 2020, as 19:30 UTC, ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Finalmente, após dois fracassos anteriores, o booster aterrissou com sucesso, no OCISLY. Infelizmente, nesta missão, não ocorreu a tentativa de captura de carenagem via rede aérea. Sendo realizada apenas a remoção da água. Nesta missão, a SpaceX conseguiu assumir a segunda posição em lançamentos, com seu Falcon 9, ao atingir 84 lançamentos. Passando a frente do Atlas V (83) e ficando atrás apenas do Delta II (156).
     Anteriormente, a missão estava agendada para as 19:37 UTC, mas, a SpaceX optou por adiantar a decolagem.

          | Foto: Ben Cooper. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 07:00, os motores do booster são resfriados (Engine chill).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:44, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com os 60 satélites Starlink, rumo a órbita baixa da terra.
     T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
     T+ 01:16, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:33, os 9 motores do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
     T+ 02:38, desacoplagem/separação do 1º estágio.
     T+ 02:43, acionamento do motor do 2º estágio.
     T+ 02:56, as aletas direcionais do booster são estendidas.
     T+ 03:13, as carenagens são ejetadas.
     T+ 06:47, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
     T+ 07:05, os motores do booster são cortados.
     T+ 08:24, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no OCISLY.
     T+ 08:44, o booster pousa, com sucesso, no OCISLY.
     T+ 08:59, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 1).
     T+ 15:18, Todos os 60 Starlink são desacoplados do segundo estágio (simultaneamente).

     No dia 24 de Abril de 2020, os capturadores de carenagens, GO Ms Tree e GO Ms Chief chegaram ao Port Canaveral, com ambos contendo uma carenagem abordo. Visivelmente intactas.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 25 de Abril de 2020, as carenagens foram retiradas das respectivas embarcações.


     | Uploader: NASASpaceflight. |

     No dia 26 de Abril de 2020, o OCISLY chegou ao Port Canaveral, com o booster abordo.


     | Uploader: USLaunchReport. |


     | Uploader: NASASpaceflight. |

     No dia 28 de Abril de 2020, o booster foi removido do OCISLY, utilizando o casual guindaste em solo. Após ser removido, foi colocado na estrutura, onde, as 4 pernas foram recolhidas. Depois de efetuada a retração das pernas, o booster foi baixado, horizontalmente, e posicionado no transportador.
     A Remoção estava agendada para o dia 27, mas, devido ao vento, foi transferido para o dia seguinte (28).
     Foi a primeira vez que todo o processo (remoção, retração de perna e ''horizontação'') ocorreu em um único dia.


     | Uploader: SpaceCoastSteve. |

     No dia 29 de Abril de 2020, o booster foi transportado para um dos 2 HIF, da SpaceX.


     | Uploader: USLaunchReport. |

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

Nenhum comentário:

Postar um comentário