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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 2 de fevereiro de 2020

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 81 - 29/01/2020


     No dia 29 de Janeiro de 2020, ocorreu a Missão 81 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Baixa da Terra, o quarto conjunto de (60) satélites Starlink, da própria SpaceX.

→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1051 (3º Voo - Anteriormente: Radarsat Constellation).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso (Pousou no OCISLY).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Peso de Carga: 15.600 kg.
→ Status FinalSucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 20 de Janeiro de 2020, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma SLC-40. Os motores foram acionados por alguns segundos. Após este teste, se espera o retorno do Falcon 9 para o hangar de acoplamento (HIF). Este teste, foi um dos raros, que ocorreu com carga anexada. No Twitter, a SpaceX confirmou o teste mas não projetou uma data de decolagem.

     No dia 21 de Janeiro de 2020, via Twitter, a SpaceX anunciou a data de decolagem do Falcon 9. A Empresa agendou o lançamento para o dia 24 de Janeiro, as 15:54 UTC. Com chance de mudança.

     No dia 23 de Janeiro de 2020, a SpaceX, via Twitter, confirmou a expectativa de alteração, na data. Com a decolagem passando de 24 de Janeiro para 27 de Janeiro. Com a data ainda não firme.

     No dia 26 de Janeiro de 2020, o Falcon 9 possivelmente foi verticalizado, na SLC-40. Podendo já estar na vertical desde o teste de fogo estático, no dia 20. Também, no dia 26, a Space X, em seu Twitter, informou a hora da tentativa de decolagem (14:49 UTC) e a porcentagem de violação de decolagem. Com chance de 50% de não ocorrer o voo na data, devido ao tempo.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 27 de Janeiro de 2020, aos 35 minutos restantes para a decolagem, o diretor de voo não autorizou o abastecimento e a decolagem foi adiada. Minutos depois, a SpaceX, via Twitter, manifestou, que a decolagem foi adiada devido aos ventos no topo da troposfera. Até então, estava re-agendada para o dia seguinte (28), as 14:28 UTC. Mas, 9 horas depois do pronunciamento, a SpaceX, informou que agora estava almejando a decolagem para o dia 29 de Janeiro, as 14:06 UTC.

     No dia 29 de Janeiro de 2020, as 14:06 UTC, ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Nesta missão, felizmente, ocorreu mais um pouso do booster, mas, devido à um desligamento prematuro, o toque no OCISLY foi forte, fazendo o impulsionador quicar na embarcação. Se ocorreu danos estruturais ao foguete, saberemos nos após a chegada e análise, no Port Canaveral. Também, ocorreu mais uma captura bem sucedida de carenagem, através do Go Ms Tree. Mas, infelizmente, a outra embarcação (''Chief'') falhou.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:43, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com os 60 satélites Starlink, rumo a órbita baixa da terra.
     T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
     T+ 01:16, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:35, os 9 motores do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
     T+ 02:40, desacoplagem/separação do 1º estágio.
     T+ 02:45, acionamento do motor do 2º estágio.
     T+ 02:55, as aletas direcionais do booster são estendidas.
     T+ 03:27, as carenagens são ejetadas.
     T+ 06:26, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
     T+ 06:44, os motores do booster são cortados.
     T+ 08:03, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no OCISLY.
     T+ 08:23, o booster pousa, com sucesso, no OCISLY.
     T+ 08:54, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 1).
     T+ 46:16, o motor é re-acionado (SES-2 - Second Engine Start 2).
     T+ 46:19, o motor é cortado (SECO-2 - Second Engine CutOff 2).
     T+ 01:02:30, Todos os 60 Starlink são desacoplados do segundo estágio (simultaneamente).

     No dia 30 de Janeiro de 2020, os barcos de captura de carenagens, GO Ms Tree e GO Ms Chief chegaram ao Port Canaveral, com ambos contendo uma carenagem abordo. Sendo o Tree, com carenagem capturada no ar (sucesso), e o Chief com a carenagem recuperada do mar (falha).

     No dia 1 de Fevereiro de 2020, o OCISLY chegou ao Port Canaveral, com o booster abordo. Visivelmente, o núcleo parece estar intacto, sem amassados no eixo de junção das pernas com o núcleo. Mas, o rebaixamento visível dele, indica que há alguma anormalidade, nas pernas.
     Após atracado, o booster foi removido do OCISLY, através do guindaste em solo.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 3 de Fevereiro de 2020, as 4 pernas foram retraídas (mesmo com as visíveis alterações, decorrente do forte pouso). Com 3 durante a tarde, e a última no fim da tarde e inicio da noite.

     No dia 4 de Fevereiro de 2020, o booster foi baixado, horizontalmente, para transporte, ao HIF.

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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