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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
domingo, 22 de março de 2020
AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 84 - 18/03/2020
No dia 15 de Março de 2020, ocorreu a Missão 84 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Baixa da Terra, o sexto conjunto de (60) satélites Starlink, da própria SpaceX.
→ Plataforma: Kennedy Space Center - LC-39A.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
• Booster: B1048 (5º Voo - Anteriormente: Starlink V2).
• Motores: 9x Merlin 1D.
• Status Final: Destruído (Impactou-se com o Atlântico, devido a anormalidade no motor).
• 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
• Fairing: V2.0 (2º Voo - Anteriormente: Starlink V1).
• Peso de Carga: 15.600 kg.
→ Status Final: Sucesso.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
No dia 25 de Fevereiro de 2020, a NASA, em seu blog, informou que a decolagem da missão CRS-20 tinha sido atrasada, pela SpaceX, devido a necessidade da substituição do segundo estágio, que apresentou anormalidade em uma das válvulas. O Segundo estágio substituto para o CRS-20 acabou sendo desta missão, que acabou recebendo o da 20ª missão CRS, com a válvula defeituosa.
Para a troca, e reparo deste segundo estágio, ambas as missões atrasaram. CRS-20, passou de 3 de Março para 7 de Março de 2020 (data via, hora UTC). Starlink 6, de 11 para 14 de Março de 2020.
No dia 13 de Março de 2020, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma SLC-40. Os motores foram acionados por alguns segundos. Após este teste, se espera o retorno do Falcon 9 para o hangar de acoplamento (HIF). O Teste, ocorreu com carga anexada. No Twitter, a SpaceX confirmou o teste e projetou a decolagem para o dia 15 de Janeiro de 2020, as 09:22 Hora Local (13:22 UTC).
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 15 de Março de 2020, as 13:22 UTC, ocorreria a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Mas, na hora da decolagem, um problema em um dos motores (possível problema físico ou num sensor) fez o sistema automático de abortamento ser acionado, acarretando no desligamento dos mesmos. Pouco tempo depois, a SpaceX, via Twitter, informou o abortamento e não mencionou uma nova data, para a tentativa de lançamento.
| Uploader: SpaceX. |
Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).
T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
T- 00:43, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados.
T- 00:01, Aborto Automático. Os Motores são cortados.
No dia 16 de Março de 2020, a SpaceX, via Twitter, informou a projeção para a decolagem para o dia 18 de Março de 2020, as 12:16 UTC (08:16 EDT - Eastern Dayligh Time - Horário Local).
No dia 18 de Março de 2020, as 12:16 UTC, ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Foi a primeira vez, que um booster voa pela quinta vez, sendo que este, foi o primeiro a voar quatro vezes. Infelizmente, o mesmo não conseguiu pousar no OCISLY, devido à uma instável queima de re-entrada, oriunda de um problema em um dos motores, que se desligou durante a subida. Se a queima fosse bem sucedida, assim como o pouso, seria a primeira vez que um booster pousaria pela 5ª vez. Também, infelizmente, os dois barcos de captura de carenagens, não conseguiram pega-las no ar, apenas coletando-as do oceano.
| Foto: Ben Cooper. | Copyright: SpaceX |
Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).
T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
T- 00:43, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com os 60 satélites Starlink, rumo a órbita baixa da terra.
T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
T+ 01:16, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
T+ 02:21, perda de um dos motores, de forma inesperada. (Desligamento em voo).
T+ 02:36, os 8 motores, restantes, do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
T+ 02:39, desacoplagem/separação do 1º estágio.
T+ 02:44, acionamento do motor do 2º estágio.
T+ 02:54, as aletas direcionais do booster são estendidas.
T+ 03:13, as carenagens são ejetadas.
T+ 06:53, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
T+ 06:57, o angulo do booster começa a se acentuar, durante a queima.
T+ 07:13, os motores do booster são cortados.
T+ 07:16, oscilação no eixo Z aparentemente anormal após a queima.
T+ 08:25, o motor central do booster é acionado. (Não Confirmado, pelo diretor de voo).
T+ 08:35, o booster impacta-se com o oceano Atlântico.
T+ 08:54, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 1).
T+ 15:05, Todos os 60 Starlink são desacoplados do segundo estágio (simultaneamente).
No dia 20 de Março de 2020, durante a madrugada, os barcos de carenagens chegaram ao Port Canaveral. Felizmente, o GO Ms Tree estava com sua carenagem inteira. Diferente do GO Ms Chief que, infelizmente, estava com sua carenagem partida ao meio. Sucesso parcial na captura de carenagens.
Durante a tarde, as carenagens foram removidas das duas embarcações.
No dia 21 de Março de 2020, o OCISLY chegou ao Port Canaveral, infelizmente, vazio.
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