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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 1 de março de 2020

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 82 - 17/02/2020


     No dia 17 de Fevereiro de 2020, ocorreu a Missão 82 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Baixa da Terra, o quinto conjunto de (60) satélites Starlink, da própria SpaceX.

→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1056 (4º Voo - Anteriormente: JCSAT-18).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso Parcial (Pousou na água, Atlântico Norte).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Peso de Carga: 15.600 kg.
→ Status FinalSucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 14 de Fevereiro de 2020, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma SLC-40. Os motores foram acionados por alguns segundos. Após este teste, se espera o retorno do Falcon 9 para o hangar de acoplamento (HIF). Este teste, foi um dos raros, que ocorreu com carga anexada. No Twitter, a SpaceX confirmou o teste e projetou a decolagem para o dia 16 de Janeiro de 2020, as 10:25 Hora Local (15:25 UTC).

     No dia 15 de Fevereiro de 2020, via Twitter, a SpaceX informou o adiamento da decolagem para um dia depois do programado, para o dia 17 de Fevereiro de 2020, as 15:05 UTC. O Adiamento se deu devido a necessidade de uma inspeção em uma válvula, do segundo estágio.
     No mesmo dia, o Falcon 9 foi baixado, horizontalmente, para esta checagem (mencionado acima).

     No dia 17 de Fevereiro de 2020, as 15:05 UTC, ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Nesta missão, diferente das demais (da Starlink), não foi realizada uma segunda queima, do segundo estágio, assim, a liberação dos 60 satélites ocorreu 15 minutos após a decolagem, ao invés de 1 horas. Infelizmente, nesta missão ocorreu a perda do impulsionador e a falha na captura das duas carenagens. Ambos pousando na água.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:43, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com os 60 satélites Starlink, rumo a órbita baixa da terra.
     T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
     T+ 01:16, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:35, os 9 motores do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
     T+ 02:39, desacoplagem/separação do 1º estágio.
     T+ 02:44, acionamento do motor do 2º estágio.
     T+ 02:54, as aletas direcionais do booster são estendidas.
     T+ 03:14, as carenagens são ejetadas.
     T+ 06:51, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
     T+ 07:14, os motores do booster são cortados.
     T+ 08:12, dificuldade do booster em alinhar com o OCISLY.
     T+ 08:22, o motor central do booster é acionado para a tentar a aterrissagem no OCISLY.
     T+ 08:42, fora de curso, o booster pousa, possivelmente inteiro, na água.
     T+ 09:00, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 1).
     T+ 15:14, Todos os 60 Starlink são desacoplados do segundo estágio (simultaneamente).

     No dia 22 de Fevereiro de 2020, o barco usado para resgate ou naufrágio de boosters chegou à Philadelphia. Infelizmente, o mesmo retornou vazio, indicando o naufrágio intencional do B1056.

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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