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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 30 de junho de 2019

AeroEspaço → SpaceX - Falcon Heavy V1.4 - Missão 3 - 25/06/2019


     No dia 25 de Junho de 2019, ocorreu a Missão 3 do Falcon Heavy da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Baixa e Média da Terra, 25 micro-satélites da missão STP-2 da USAF Air Force. Esta missão foi a mais desafiadora da SpaceX, em toda sua história de lançamento de foguetes.
     Todas as Cargas - Orbita Baixa: (6x) COSMIC-2 [NOAAA], GPIM [NASA], Oculus-ASR [Michigan Tech], OTB 1 [General Atomics], NPSAT 1 [Naval Postgrad School], Prox-1 [Georgia Tech], LightSail-B [Planetary Society], Armadillo [U Texas], FalconSat 7 [USAF Academy], E-TBEx A e E-TBEx B [SRI International], Psat 2 e BricSat 2 [US Naval Academy], Tepce 1 e Tepce 2 [Naval Research], CP9 [Cal Poly], StangSat [Merrit Island HS]. Orbita Média: DSX [USAF].

→ Plataforma: Kennedy Space Center - LC-39A.
→ Orbita: Orbita Baixa e Média da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 - Heavy (Bloco 5).
     • Booster: B1052 (2º Voo - Anteriormente: ArabSat-6A).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso (Pousou na LZ - Zona de Pouso).
     • Booster: B1057 (1º Voo).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status Final: Destruído (ao tentar pousar no OCISLY).
     • Booster: B1053 (2º Voo - Anteriormente: ArabSat-6A).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso (Pousou na LZ - Zona de Pouso).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Peso de Carga: 3.700 kg.
→ Status FinalSucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 29 de Maio de 2019, o segundo estágio chegou ao HIF, da plataforma LC-39A, da SpaceX.

          | Foto: AF SMC. | Copyright: Twitter: AF SMC |

     No dia 1º ou 2 de Junho de 2019, o booster central do Falcon Heavy chegou ao HIF da LC-39A.

          | Foto: AF SMC. | Copyright: Twitter: AF SMC |

     No dia 17 de Junho de 2019, o verticalizador foi verticalizado na plataforma de lançamento.

     No dia 18 de Junho de 2019, a AF SMC (Air Force SMC), em seu Twitter, publicou uma imagem da carga, prestes a ser encapsulada entre as duas carenagens do Falcon Heavy.

                                   | Foto: AF SMC. | Copyright: Twitter: AF SMC |

     No dia 19 de Junho de 2019, o Falcon Heavy foi verticalizado na plataforma de lançamento.

     No dia 20 de Junho de 2019, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma LC-39A. Os motores foram acionados por uns 3 a 5 segundos. Neste teste, o Falcon Heavy estava com um conjunto de carenagem anexada ao segundo estágio, devido a exigência da NASA. Agora, se espera o retorno do Falcon Heavy para o hangar de acoplamento (HIF), para a anexação da real carga. Via Twitter, a SpaceX, confirmou a data de lançamento para o dia 24 de Junho de 2019, 03:30 UTC.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 22 de Junho de 2019, a SpaceX, via Twitter, publicou uma imagem do processo de troca de carenagem ou da anexação da carenagem de teste, dentro do HIF (Horizontal Integration Facility).

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 24 de Junho de 2019, durante a madrugada, o FH foi verticalizado, na plataforma LC-39A.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 25 de Junho de 2019, as 06:30 UTC, ocorreu a decolagem do Falcon Heavy, levando rumo a Orbita Baixa e Média da Terra, um conjunto de 24 satélites, da missão STP-2 da United States Air Force. Esta foi uma missão de muitos destaques. Primeiramente, este foi o primeiro lançamento noturno do Falcon Heavy. Segundo: Foi o primeiro voo utilizando boosters re-utilizados. Terceiro: O Voo mais longo e mais alto de um booster  até então. Quarto: A Tentativa de recuperação mais longe da costa até então (1.240 km). Infelizmente, o Booster não conseguiu pousar, no OCISLY, e impactou as águas do Atlântico Norte. Também, o maior esforço de trabalho de um 2º estágio do Falcon 9/Heavy até então. O Principal destaque foi para o primeiro sucesso na captura de carenagens, onde o Go Mr Tree (antigo ''Mr Steven'') conseguiu o feito histórico, ao pegar uma das metades, com a rede.
     Anteriormente, a decolagem estava marcada para as 23:30 Horário Local do dia 24 (03:30 UTC, do dia 25 de Junho), mas, devido a checagens adicionais, o T-0 foi adiado em 3 horas (06:30 UTC).

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg, Tempo Aproximado).

     T- 53:00, inicio da checagem para os processos de abastecimento.
     T- 50:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com RP-1 (Querosene de foguete).
     T- 45:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 35:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com RP-1 (Querosene de foguete).
     T- 18:30, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 04:08, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:23, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final e checagem pré-voo.
     T- 00:03, os 27 motores Merlin-1D são acionados e acelerados.
     T+ 00:01, Falcon Heavy, com os satélites da missão STP-2 abordo, decola do Cape Canaveral.
     T+ 00:01, o verticalizador começa a ser recolhida.
     T+ 00:08, o verticalizador chega a posição final.
     T+ 01:11, o Falcon H chega à MAX-Q (13.000 metros) e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:32, os motores dos 2 booster laterais são cortados.
     T+ 02:35, os booster laterais são desacoplados do Booster central.
     T+ 02:54, acionamento dos motores dos booster laterais para queima de retorno.
     T+ 03:33, os motores do Booster central são cortados (MECO).
     T+ 03:35, o Booster central se desacopla-se/separa-se do 2º estágio.
     T+ 03:41, o motor do 2º estágio é acionado e acelerado.
     T+ 03:52, as aletas direcionais do booster central começam a serem estendidas.
     T+ 03:58, os motores dos dois boosters laterais são cortados.
     T+ 04:08, as carenagens são ejetadas.
     T+ 04:20, as aletas direcionais começam a serem estendidas nos 2 Booster laterais.
     T+ 06:19, os motores do outro Booster (1º) é acionado queima de re-entrada. *
     T+ 06:23, os motores de um dos Booster (2º) é acionado para queima de re-entrada. *
     T+ 07:33, os motores do primeiro booster são cortados.
     T+ 07:37, os motores do segundo booster são cortados.
     T+ 0 -:- -, os motores do Booster central são acionados para queima de re-entrada.
     T+ 08:22, o motor central do primeiro booster é acionado para pouso.
     T+ 08:25, o motor central do segundo booster é acionado para pouso.
     T+ 0 -:- -, os motores do booster central são cortados.
     T+ 08:41, o primeiro booster aterrissa, com sucesso, na zona de pouso.
     T+ 08:43, o segundo booster aterrissa, com sucesso, na zona de pouso.
     T+ 08:44, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1).
     T+ 11:08, os 3 motores centrais do primeiro booster (central) são acionados para pouso.
     T+ 11:21, o booster central fracassa no pouso, no OCISLY, cai no Atlântico e explode.
     T+ 13:05, o satélite Oculus é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 19:23, o satélite Tepce é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 24:58, o satélite Dotsi é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 28:54, o satélite Armadillo é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 31:18, o satélite PSat/Bricsat é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 34:03, o satélite Prometheus é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 38:48, o satélite E-TBEx-A é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 43:53, o satélite E-TBEx-B é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 50:08, o satélite StangSat é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:12:38, o motor do 2º estágio é re-acionado (Second Engine Start-2).
     T+ 01:13:00, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-2).
     T+ 01:19:31, o satélite Prox-1 é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:21:53, o satélite NPSat-1 é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:24:06 o satélite OTB é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:27:14, o satélite GPIM é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:31:23, o primeiro satélite COSMIC-2 é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:34:32, o segundo satélite COSMIC-2 é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:36:35, o terceiro satélite COSMIC-2 é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:39:52, o quarto satélite COSMIC-2 é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:43:15, o quinto satélite COSMIC-2 é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 01:46:12, o sexto satélite COSMIC-2 é desacoplado do segundo estágio.
     T+ 02:07:42, o motor do 2º estágio é re-acionado (SES-3).
     T+ 02:08:12, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-3).
     T+ 03:27:37, o motor do 2º estágio é re-acionado (SES-4).
     T+ 03:28:14, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-4).
     T+ 03:34:21, o satélite DSX é desacoplado do segundo estágio.
* A Referência de ''1º'' e ''2º Booster'', leva em relação a posição lateral, na WebCast da SpaceX.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 27 de Junho de 2019, o ''Go Mr Tree'' chegou ao Port Canaveral, com carenagem abordo.

     No dia 28 de Junho de 2019, durante a tarde, a carenagem foi removida do Go Mr Tree. A Noite, o Go Quest e Go Navigator chegaram ao porto. No Go Navigator, estava a outra metade de carenagem.

     No dia 1º de Julho de 2019, o OCISLY chegou ao Port Canavetal, vazio.

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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