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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
domingo, 14 de abril de 2019
AeroEspaço → SpaceX - Falcon Heavy V1.4 - Missão 2 - 11/04/2019
No dia 11 de Abril de 2019, ocorreu a Missão 2 do Falcon Heavy da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita de Transferência Geoestacionária, o satélite Arabsat-6A, da ArabSat. Este foi o primeiro transporte de carga, de cliente, do F.Heavy e o segundo voo da variante pesada, do Falcon 9.
→ Plataforma: Kennedy Space Center - LC-39A.
→ Orbita: Orbita de Transferência Geoestacionária.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 - Heavy (Bloco 5).
• Booster: B1052 (1º Voo).
• Motores: 9x Merlin 1D.
• Status Final: Sucesso (Pousou na Zona de Pouso).
• Booster: B1055 (1º Voo).
• Motores: 9x Merlin 1D.
• Status Final: Sucesso (Pousou na Balsa-Drone). Destruído (No regresso do OCISLY).
• Booster: B1053 (1º Voo).
• Motores: 9x Merlin 1D.
• Status Final: Sucesso (Pousou na Zona de Pouso).
• 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
• Peso de Carga: 6.450 kg.
→ Status Final: Sucesso.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
No dia 31 de Março de 2019, o verticalizador foi verticalizado na plataforma, sem o Falcon H.
No dia 1º de Abril de 2019, o OCISLY saiu do porto rumo ao Atlântico, a 967 km da costa, para recuperação do booster central. Até então, será a maior distância de recuperação já feita pela SpaceX.
No dia 2 de Abril de 2019, o verticalizador retornou para o HIF, para receber Falcon Heavy.
No dia 4 de Abril de 2019, por volta das 06:00 UTC, o Falcon Heavy foi levado para a plataforma, para teste de fogo estático, horas depois. Mas, horas depois, o teste foi transferido para o dia seguinte.
No dia 5 de Abril de 2019, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma LC-39A. Os motores foram acionados por uns 3 a 4 segundos. Agora, se espera o retorno do Falcon 9 para o hangar de acoplamento (HIF). Via Twitter, a SpaceX, confirmou a data de lançamento para o dia 9 de Abril de 2019, anteriormente estava projetado, o lançamento, para o dia 7 de Abril de 2019.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 7 de Abril de 2019, o Falcon Heavy foi baixado e rolado para dentro do HIF.
No dia 8 de Abril de 2019, via Twitter, a SpaceX anunciou o adiamento da decolagem, de 9 de Abril para o dia 10 de Abril de 2019. O Adiamento se deu devido a previsão de ventos na atmosfera.
No dia 10 de Abril de 2019, o Falcon Heavy foi verticalizado na plataforma de lançamento.
| Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |
As 22:20 UTC, a decolagem foi adiada para as 21:00 BRT (00:00 UTC do dia 11). Minutos depois, a decolagem foi adiada para o dia seguinte, do dia 11 de Abril, devido a fortes ventos no JST.
• 1º T-0: 10 de Abril de 2019 - 22:35 UTC.
• 2º T-0: 11 de Abril de 2019 - 00:00 UTC.
As 23:25 UTC, a SpaceX, via Twiter, informou o adiamento da decolagem para o dia seguinte.
No dia 11 de Abril de 2019, as 22:35 UTC, ocorreu a decolagem do Falcon Heavy, levando rumo a Orbita de Transferência Geoestacionária, o satélite Arabsat-6A, da ArabSat. Este foi o primeiro lançamento comercial (de cliente) do Falcon Heavy. Também, foi a primeira vez, que o booster central aterrissa com sucesso, no OCISLY. Mesmo sem o Mr Steven, as duas carenagens foram resgatada, através do GO Searcher e GO Navigator. As Mesmas, serão utilizadas na missão Starlink, da SpaceX.
| Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |
Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Min:Seg, Tempo Aproximado).
T- 45:00, inicio da checagem para os processos de abastecimento.
T- 45:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
T- 18:30, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
T- 04:08, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
T- 03:23, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
T- 01:00, começa a contagem final e checagem pré-voo.
T- 00:03, os 27 motores Merlin-1D são acionados e acelerados.
T+ 00:01, Falcon Heavy, com o ArabSat-6A abordo, decola do Cape Canaveral.
T+ 00:01, o verticalizador começa a ser recolhida.
T+ 00:08, o verticalizador chega a posição final.
T+ 01:13, o Falcon H chega à MAX-Q (13.000 metros) e os motores são levemente desacelerados.
T+ 02:34, os motores dos 2 booster laterais são cortados.
T+ 02:36, os booster laterais são desacoplados do Booster central.
T+ 02:54, acionamento dos motores dos booster laterais para queima de retorno.
T+ 03:35, o motor do Booster central é cortado (MECO).
T+ 03:37, o Booster central se desacopla-se/separa-se do 2º estágio.
T+ 03:43, o motor do 2º estágio é acionado e acelerado.
T+ 03:54, as aletas direcionais do booster central começam a ser estendidas.
T+ 04:08, os motores dos dois boosters laterais são cortados.
T+ 04:10, as carenagens são ejetadas.
T+ 04:20, as aletas direcionais começam a serem estendidas nos 2 Booster laterais.
T+ 06:14, os motores de um dos Booster (2º) é acionado para queima de re-entrada. *
T+ 06:16, os motores do outro Booster (1º) é acionado queima de re-entrada. *
T+ 06:26, os motores do segundo booster são cortados.
T+ 06:28, os motores do primeiro booster são cortados.
T+ 07:05, os motores do Booster central são acionados para queima de re-entrada.
T+ 07:26, o motor central do segundo booster é acionado para pouso.
T+ 07:28, o motor central do primeiro booster é acionado para pouso.
T+ 07:- -, os motores do booster central são cortados.
T+ 07:47, o segundo booster aterrissa, com sucesso, na zona de pouso.
T+ 07:49, o primeiro booster aterrissa, com sucesso, na zona de pouso.
T+ 08:54, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1).
T+ 09:33, o motor central do primeiro booster central é acionado para pouso.
T+ 09:46, o booster central pousa, com sucesso, no OCISLY.
T+ 27:38, o motor do 2º estágio é re-acionado.
T+ 29:05, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-2).
T+ 34:06, o satélite Arabsat-6A é desacoplado do segunda estágio.
* A Referência de ''1º'' e ''2º Booster'', leva em relação, a posição lateral na WebCast da SpaceX.
| Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |
Algumas horas depois do pouso, Elon Musk publicou, em seu Twitter, as imagens das duas carenagens recuperadas pelos barcos de recuperação GO Searcher e Go Navigator.
| Foto: SpaceX. | Copyright: Twitter: @Elonmusk |
No dia 15 de Abril de 2019, o GO Searcher e GO Navigator chegaram ao Port Canaveral, onde, logo após a chegada, as carenagens foram retiradas das embarcações e colocadas em terra. Infelizmente, neste dia, ocorreu uma péssima notícia. O Booster central, abordo do OCISLY, infelizmente, tombou, devido as fortes ondas, que alcançavam os 3 metros de altura.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 16 de Abril de 2019, foi visto um dos booster laterais sendo levado para dentro do HIF.
No dia 18 de Abril de 2019, por volta das 03:00 da madrugada, na Flórida, o OCISLY chegou ao Port Canaveral, com o booster abordo. Ao chegar ao porto, pode ser visto as dimensões dos danos. Com o tombamento, apenas a metade de baixo do impulsionador ficou inteira, no OCISLY, com a metade de cima caindo no mar ou cortada pela equipe de recuperação (devido à provável amassamento, para dentro da água). Provavelmente, só os 9 motores Merlin 1D serão reutilizados.
A Luz do dia, pode-se ser visto, com mais detalhes, os danos. Infelizmente, alguns sinos dos motores estão amassados, assim, diminuindo as chances, destes, amassados, de serem re-utilizados.
Neste dia, as duas carenagens foram retiradas (transportadas) do porto, para local desconhecido.
Também, ocorreu o trabalho de remoção das pernas do booster, com 3 sendo removidas. Após a remoção das 3 pernas, o booster foi levantado e baixado, provavelmente fora do OCISLY.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 2 de Maio de 2019, o booster foi retirado do Port Canaveral, transportado para, muito provavelmente, o HIF da SpaceX, na Cape Canaveral Air Force Station. Para desmanche e re-uso das peças.
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