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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
domingo, 24 de fevereiro de 2019
AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 69 - 21/02/2019
No dia 21 de Fevereiro de 2019, ocorreu a Missão 69 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Órbitas Transferência Geoestacionária, o satélite Nusantara Satu (PSN-6) da PSN, o Moonlander (Beresheet) da SpaceIL e o SHERPA da Spaceflight Industries.
→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita de Transferência Geoestacionária.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
• Booster: B1048 (3º Voo - Anteriormente: SAOCOM-1A).
• Motores: 9x Merlin 1D.
• Status Final: Sucesso.(Pousou na Balsa Drone).
• 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
• Peso de Carga: 5.600 kg.
→ Status Final: Sucesso.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
No dia 15 de Fevereiro de 2019, o verticalizador (strongback), ou como chamamos ''torre lateral'' (por ficar lateralmente, ao lado, ao F9 durante a decolagem) foi verticalizada, vazia, na plataforma.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 18 de Fevereiro de 2019, ocorreu o fogo estático do booster na plataforma de lançamento. Os motores foram acionados por alguns segundos. Depois de realizado o teste, o foguete é levado para o hangar, para ter a carga acoplada ao mesmo.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 21 de Fevereiro de 2019, o Falcon 9 foi verticalizado na plataforma de lançamento.
| Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |
As 20:41 horário local (as 01:41 UTC, do dia 22), ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita de Transferência Geoestacionária, o satélite Nusantara Satu, da PSN, Moonlander ''Beresheet'' da SpaceIL e alguns microsatélites no dispensador SHERPA/S5, da SpaceFlight. Neste lançamento, o booster aterrissou com sucesso no OCISLY sendo assim, o segundo reforço a completar 3 lançamentos e 3 pousos. Infelizmente, o barco recuperador de carenagens, Mr Steven, iniciou retorno algumas horas antes do lançamento (devido as ondas), assim, não houve captura de carenagens.
Após o pouso do Booster, Elon Musk, em seu Twitter, informou que o booster será usado no teste de aborto de decolagem, da Dragon 2. Infelizmente, com grande chance de ser destruído, no teste.
| Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |
Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Min:Seg - Tempo Aproximado).
T- 04:07, os braços da torre lateral se abrem.
T- 01:00, começa a contagem final e a checagem pré-voo.
T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
T+ 00:01, Falcon 9, com o Nusantara Satu e Beresheet abordo, decolam do Cape Canaveral.
T+ 00:01, a torre lateral começa a ser recolhida.
T+ 00:08, a torre lateral chega a posição final de recolhimento.
T+ 01:14, o Falcon 9 chega a MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
T+ 02:39, os 9 motores do Booster são cortados (MECO).
T+ 02:43, o Booster desacopla-se/separa-se do estágio 2.
T+ 02:48, o motor do segundo estágio é acionado e acelerado.
T+ 02:58, as 4 aletas direcionais do booster são estendidas.
T+ 03:40, as carenagens são ejetadas.
T+ 06:27, o motor central do booster é acionado para a re-entrada.
T+ 06:45, o motor do booster é cortado.
T+ 08:04, o motor central é re-acionado para o pouso.
T+ 08:12, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1).
T+ 08:32, o booster pousa com sucesso na Balsa-Drone (OCISLY).
T+ 27:05, o motor é re-acionado.
T+ 28:10, o motor é cortado (SECO-2).
T+ 33:42, o Beresheet é desacoplado do segundo estágio.
T+ 44:41, o satélite Nusantara Satu é desacoplado do segundo estágio.
No dia 22 de Fevereiro de 2019, o Mr Steven chegou ao Port Canaveral parcialmente avariado. A Embarcação chegou ao porto sem seus 2 braços (dos 4 presente) e a rede. Também, com algumas avarias nas beiradas laterais, muito provavelmente, causadas pela queda dos braços.
No mesmo dia, a equipe do GO Quest finalmente conseguiu subir abordo do OCISLY e preparar o booster para o retorno a Flórida, com ambas as embarcações iniciando retorno ao porto, após.
| Foto: Ken Kremer. | Copyright: Twitter: @ken_kremer |
No dia 24 de Fevereiro de 2019, o OCISLY chegou ao Port Canaveral com o booster abordo. Após atracar, o booster foi retirado, através de um guindaste, e posto numa base, para remoção das pernas.
| Foto: John Kraus. | Copyright: Twitter: @johnkrausphotos |
| Foto: Ken Kremer. | Copyright: Twitter: @ken_kremer |
| Uploader: USLaunchReport. |
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 25 de Fevereiro de 2019, duas das 4 pernas, do booster, foram removidas.
No dia 26 de Fevereiro de 2019, as outras duas pernas foram removidas e o booster foi baixado horizontalmente e posto no transportador, onde, posteriormente, seria transportado do porto.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 27 de Fevereiro de 2019, o booster foi transportado de Port Canaveral para, muito provavelmente, um dos HIF de Cape Canaveral (provavelmente o HIF da LC-39A) ou Hawthorne.
| Uploader: USLaunchReport. |
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