FOTO Capa.
No dia 30 de Junho de 2020, ocorreu a Missão 89 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Média da Terra, o terceiro satélite da nova constelação de satélites GPS, O GPSIIIA-SV03, da United States Space Force, dos USA.
→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita Média da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
• Booster: B1060 (1º Voo).
• Motores: 9x Merlin 1D.
• Status Final: Sucesso (Pousou no JRTI).
• 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
• Peso de Carga: 4.311 kg.
→ Status Final: Sucesso.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
No dia 30 de Junho de 2020, as 20:10 UTC (04:10 Hora Local), ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Média da Terra, o satélite GPSIII Space Vehicle 3 (Columbus), da US Space Force. A Missão, anteriormente, estava projetada para as 19:55 UTC (03:55 Hora Local). mas, devido aos fortes no topo da troposfera, a decolagem foi adiada para as 20:10 UTC. Felizmente, nesta missão, tivemos o pouso bem sucedido do impulsionador. Foi a primeira vez que um Booster, em missão GPS, realizou um pouso. Já que o exemplar da missão anterior foi descartado no mar. Também, os capturadores resgataram, com sucesso, as suas respectivas carenagem, da água. Nesta missão, ambas as embarcações (Tree e Chief) não tentaram pegar no ar, mas sim, coletar da água.
| Foto: Ben Cooper. | Copyright: SpaceX |
Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).
T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
T- 07:00, os motores do booster são resfriados (Engine chill).
T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
T- 00:43, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com o satélite GPSIIIA-SV03, rumo a órbita OTG da Terra.
T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
T+ 01:15, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
T+ 02:35, os 9 motores do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
T+ 02:40, desacoplagem/separação do 1º estágio.
T+ 02:45, acionamento do motor do 2º estágio.
T+ 02:56, as aletas direcionais do booster são estendidas.
T+ 03:30, as carenagens são ejetadas.
T+ 06:19, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
T+ 06:45, os motores do booster são cortados.
T+ 08:11, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 1).
T+ 08:13, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no JRTI
T+ 08:33, o booster pousa, com sucesso, no JRTI.
T+ 01:03:30, o motor do segundo estágio é re-iniciado (SES-2 - Second Engine Start 2).
T+ 01:04:17, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-2 - Second Engine CutOff 2).
T+ 01:29:19, o satélite GPS III ''Columbus'' (SV3) é desacoplado do segundo estágio.
No dia 2 de Julho de 2020, durante a madrugada, os capturadores de carenagem (GO Ms Tree e GO Ms Chief) chegaram ao Port Canaveral, com ambos com sua respectiva carenagem, intacta.
Durante o dia, as carenagem foram retiradas, de suas respectivas embarcações, e transportadas.
No dia 4 de Julho de 2020, o JRTI chegou ao Port Canaveral, com o Booster abordo.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 7 de Julho de 2020, as pernas do Booster começaram a serem recolhidas. Esta é a segunda vez (primeira no JRTI), que o processo de recolhimento de pernas e remoção para posição horizontal (no transportador) ocorre dentro da Balsa Drone. A Primeira vez, no OCISLY, ocorreu com o B1058.
Durante o recolhimento de uma das pernas (3ª), ocorreu o rompimento do cabo de elevação (veja no vídeo abaixo) causando a queda da perna e possíveis danos a mesma e ao convés do JRTI.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 8 de Julho de 2020, durante a manhã, as últimas duas pernas foram retraídas. Durante a tarde, o impulsionador foi baixado, horizontalmente, e colocado no transportador, para ser levado.
Ainda neste dia, ou no seguinte, o Booster foi transportado. Para um dos 2 HIF na Flórida.
| Uploader: USLaunchReport. |
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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