FOTO Capa a ser enviada. (Aguardando Patch da missão).
No dia 20 de Julho de 2020, ocorreu a Missão 90 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita de Transferência Geoestacionária, o satélite ANASIS II, da Republic of Korea Army, da Korea do Sul.
→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita de Transferência Geoestacionária.
→ Foguete: Falcon 9 (V1.2/V1.4 - Bloco 5).
• Booster: B1058 (2º Voo - Anteriormente: Crew Dragon - DM2).
• Motores: 9x Merlin 1D.
• Status Final: Sucesso (Pousou no JRTI).
• 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
• Peso de Carga: ?.??? kg.
→ Status Final: Sucesso.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
No dia 10 de Julho de 2020, o JRTI partiu de Port Canaveral rumo ao local de recuperação. No mesmo dia, os capturadores de carenagens ''Tree'' e ''Chief'' partiram de Morehead.
No dia 11 de Julho de 2020, Go Ms Tree e Go Ms Chief iniciaram retorno para Port Canaveral.
No dia 12 de Julho de 2020, o resto da frota de recuperação começou a retornar para Port Canaveral. Historicamente, este movimento indica, infelizmente, adiamento iminente das missões.
No dia 13 de Julho de 2020, a SpaceX, via Twitter, informou o adiamento da missão. O Motivo para o atraso foi devido à (possível) problema encontrado no segundo estágio, que pode ser necessário uma troca (não descartando usar o 2º estágio da missão Starlink 10/Starlink V1.0 9).
No dia 17 de Julho de 2020, Go Ms Tree e Go Ms Chief partiram de Port Canaveral, rumo a zona de recuperação de carenagens. A Partida da embarcação indica que já há uma data para a missão.
No dia 18 de Julho de 2020, a SpaceX, pelo seu Twitter, informou a nova data para a decolagem. Agora, o lançamento estava agendado para o dia 20 de Julho. Mas, sem nenhuma indicação de hora.
No dia 20 de Julho de 2020, as 21:30 UTC (05:30 Hora Local), ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita de Transferência Geoestacionária, o satélite ANASIS II, da Republic of Korea Army, da Korea do Sul. Nesta missão, foi obtido sucesso total em recuperação. No JRTI, o Booster aterrissou com sucesso. Mais a frente, aos T+40 minutos, o Go Ms Tree e Go Ms Chief capturaram suas respectivas carenagens. Foi a primeira vez, que os dois barcos capturam as carenagens, ainda no ar, numa mesma missão.
Infelizmente, a pedido da Korea do Sul, a SpaceX não pode transmitir imagens da seção de carga, do Falcon 9 (imagem da câmera, no dispensador). Assim, não tivemos a transmissão da ejeção de carenagens e implantação do satélite. Um pedido estranho, já que há imagens do satélite, na internet.
| Foto: Ben Cooper. | Copyright: SpaceX |
Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).
T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
T- 07:00, os motores do booster são resfriados (Engine chill).
T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
T- 00:42, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
T+ 00:00, decolagem do Falcon 9, com o ANASIS II abordo, rumo a órbita OTG da Terra.
T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
T+ 01:16, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
T+ 02:34, os 9 motores do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
T+ 02:39, desacoplagem/separação do 1º estágio.
T+ 02:44, acionamento do motor do 2º estágio.
T+ 02:56, as aletas direcionais do booster são estendidas.
T+ 03:36, as carenagens são ejetadas.
T+ 06:26, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
T+ 06:46, os motores do booster são cortados.
T+ 08:15, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 1).
T+ 08:15, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no JRTI
T+ 08:35, o booster pousa, com sucesso, no JRTI.
T+ 26:36, o motor do segundo estágio é re-iniciado (SES-2 - Second Engine Start 2).
T+ 27:33, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-2 - Second Engine CutOff 2).
T+ 32:36, o satélite ANASIS II é desacoplado do segundo estágio.
No dia 22 de Julho de 2020, durante a madrugada, os capturadores de carenagens (Go Ms Tree e Go Ms Chief) chegaram ao Port Canaveral, com sua respectiva carenagem abordo.
Durante o período da manhã, as carenagens foram removidas, de ambas as embarcações. As carenagens foram, cuidadosamente, colocadas na carroceria das carretas (2), para transporte. Com cada carreta levando uma, as carenagens foram levadas: Ou para um dos 2 HIFs ou para Hawthorne.
No dia 24 de Julho de 2020, o JRTI chegou ao Port Canaveral, com o Booster abordo.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 25 de Julho de 2020, o Booster foi içado e removido do JRTI, sendo colocado no stande, em solo. A Tendência é que as pernas sejam recolhidas, e o Booster baixado, no dia seguinte (26).
No dia 27 de Julho de 2020, as 4 pernas do Booster foram retraídas, após 2 dias de inatividade.
No dia 28 de Julho de 2020, o Booster foi baixado, horizontalmente, e colocado no transportador.
No dia 29 de Julho de 2020, provavelmente, o Booster foi transportado para os dos 2 HIFs da SpaceX.
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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
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