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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 22 de dezembro de 2019

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 78 - 17/12/2019


     No dia 17 de Dezembro de 2019, ocorreu a Missão 78 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita de Transferência Geoestacionária, o satélite JCSAT-18 da Sky Perfect JSAT.

→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita de Transferência Geoestacionária.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1056 (3º Voo - Anteriormente: CRS-18).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso (Pousou no OCISLY).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Peso de Carga: 6.800 kg.
→ Status FinalSucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No mês de Dezembro de 2019, o satélite foi encapsulado, nas carenagens, para a o lançamento.

                                        | Foto: Kacific. | Copyright: Twitter: @Kacific |

     No dia 13 de Dezembro de 2019, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma SLC-40. Os motores foram acionados por alguns segundos. Após este teste, se espera o retorno do Falcon 9 para o hangar de acoplamento (HIF), para anexo da carga ao Falcon 9. No Twitter, a SpaceX projetou a decolagem para o dia 16 de Dezembro de 2019, as 20:38 Hora Local (dia 17, 01:38 UTC).


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 16 de Dezembro de 2019, o Falcon 9 foi verticalizado, na SLC-40.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 17 de Dezembro de 2019, as 00:10 UTC (19:10, do dia 16, horário local), ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita de Transferência Geoestacionária da Terra, o satélite JCSAT-18, da Sky Perfect JCSAT. Como de costume, felizmente, ocorreu mais um pouso bem sucedido de um booster Falcon 9. Por outro lado, infelizmente, os dois barcos de captura de carenagens, Go Mr Tree e Go Mr Chief, não conseguiram capturar suas respectivas carenagens, com ambas as metades pousando no oceano. Com isso, a tendência é as metades serem usadas apenas em missões internas da SpaceX (Starlink). Detalhe: Primeira real tentativa de captura do Go Mr Chief.

          | Foto: Ben Cooper. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com o satélites JCSAT-18, rumo a órbita GTO da terra.
     T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
     T+ 01:16, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:34, os 9 motores do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
     T+ 02:38, desacoplagem/separação do 1º estágio.
     T+ 02:43, acionamento do motor do 2º estágio.
     T+ 02:55, as aletas direcionais do booster são estendidas.
     T+ 03:38, as carenagens são ejetadas.
     T+ 06:14, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
     T+ 06:37, os motores do booster são cortados.
     T+ 08:06, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no OCISLY.
     T+ 08:16, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1).
     T+ 08:26, o booster pousa, com sucesso, no OCISLY.
     T+ 27:23, o motor do segundo estágio é re-acionado (SES-2 - Second Engine Start 2).
     T+ 28:10, o motor é cortado (SECO-2 - Second Engine CutOff 2).
     T+ 33:14, o satélite JCSAT-18 é desacoplado do segundo estágio e implantado.

     No dia 19 de Dezembro de 2019, o OCISLY chegou ao Port Canaveral, com o booster abordo. Ao atracar, o booster foi removido da embarcação e posto na estrutura, para a retração de pernas.
     Mais ao lado, as carenagens recuperadas da água foram removidas das embarcações.

     No dia 20 de Dezembro de 2019, as quatro pernas foram retraídas e o booster foi baixado horizontalmente, para transporte.

     No dia 23 de Dezembro de 2019, o booster foi transportado para um dos HIF da SpaceX, do KSC.

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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