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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 17 de novembro de 2019

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 76 - 11/11/2019


     No dia 11 de Novembro de 2019, ocorreu a Missão 76 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Baixa da Terra, o segundo conjunto de (60) satélites Starlink, da própria SpaceX.

→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1048 (4º Voo - Anteriormente: Nusantara Satu).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso (Pousou na Balsa-Drone OCISLY).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Fairing: V2.0 (2º Voo - Anteriormente: ArabSat-6A).
     • Peso de Carga: 15.600 kg.
→ Status FinalSucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No fim de Outubro ou inicio de Novembro de 2019, a carga foi encapsulada nas carenagens.

                                        | Foto: SpaceX. | Copyright: Twitter: SpaceX |

     No dia 5 de Novembro de 2019, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma SLC-40. Os motores foram acionados por alguns segundos. Via Twitter, a SpaceX informou a realização do teste.

     No dia 7 de Novembro de 2019, o OCISLY partiu do Port Canaveral para a zona de recuperação.

     No dia 8 de Novembro de 2019, os barcos de recuperação de carenagens (Go Ms Tree e Chief) partiram do Port Canaveral para a zona de recuperação.

     No dia 10 de Novembro de 2019, no final da tarde, o Falcon 9 foi verticalizado na plataforma SLC-40.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 11 de Novembro de 2019, as 14:56 UTC, ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Esta foi a primeira vez, que a SpaceX re-utilizou suas carenagens. Sendo estas, as utilizadas na missão ArabSat-6A. Infelizmente, devido ao mar agitado, o GO Ms Tree e GO Ms Chief deram meia volta e rumaram para o continente, assim, cancelando a dupla tentativa de captura de carenagem (primeira da ''Chief''). Também, foi a primeira vez que um booster voou pela 4ª vez. Com teste, tendo decolado e pousado com sucesso.

          | Foto: Ben Cooper. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com os 60 satélites Starlink, rumo a órbita baixa da terra.
     T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
     T+ 01:16, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:38, os 9 motores do Booster são cortados.
     T+ 02:41, desacoplagem/separação do 1º estágio.
     T+ 02:46, acionamento do motor do 2º estágio.
     T+ 02:58, as aletas direcionais do booster são estendidas.
     T+ 03:26, as carenagens são ejetadas.
     T+ 06:27, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
     T+ 06:44, os motores do booster são cortados.
     T+ 08:05, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no OCISLY.
     T+ 08:25, o booster pousa, com sucesso, no OCISLY.
     T+ 08:54, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1).
     T+ 45:01, o motor é re-acionado.
     T+ 45:03, o motor é cortado (SECO-2).
     T+ 01:01:15, Todos os 60 Starlink são desacoplados do segundo estágio (simultaneamente).

     No dia 15 de Novembro de 2019, o OCISLY chegou ao Port Canaveral, com o booster abordo. Após atracar, o guindaste anexou-se ao booster e o removeu do OCISLY, para a estrutura em terra.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 19 de Novembro de 2019, após algumas tentativas de retração, as 4 pernas do booster foram removidas e o impulsionador foi baixado horizontalmente, sendo acomodado no transportador.

     No dia 20 de Novembro de 2019, o transportador começou a transportar o booster para, possivelmente, o HIF da SpaceX, no Kennedy Space Center. Onde ocorrerá as análises e reformas.


     | Uploader: USLaunchReport. |

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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