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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 1 de julho de 2018

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.3 - Missão 57 - 04/06/2018


     No dia 4 de Junho de 2018, ocorreu a Missão 57 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou ao espaço, na Orbita de Transferência Geoestacionária, mais um satélite da SES S.A, o SES-12.

→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita de Transferência Geoestacionária.
→ Foguete: Falcon 9 V1.3 (Bloco 4).
     • Booster: B1040 (2º Voo - Anteriormente: Boeing X37-B/OTV-5).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status Final: Destruído (Descartado no mar).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D.
     • Peso de Carga: 5.299 kg.
→ Status Final: Sucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 12 de Abril de 2018, o satélite chegou ao Cape Canaveral abordo de uma aeronave.

     No dia 16 de Maio de 2018, o site Nasa Space Flight Now informou, segundo um oficial da SES, o adiamento da decolagem de 24 de Maio para o dia 31 de Maio de 2018.

     No dia 24 de Maio de 2018, as 23:30 horário local e 01:30 UTC (25 de Maio por este horário), ocorreu o fogo estático do booster na plataforma de lançamento. Os 9 motores Merlin 1D foram acionados por uns 8 segundos. Agora, o foguete é levado para o hangar para ter a carga acoplada ao mesmo. Depois, o Falcon 9 retorna novamente para torre, desta vez para o lançamento.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 28 de Maio de 2018, a SpaceX em seu Twitter informou o adiamento da decolagem em 1 dia. A data passou de 31 de Maio para o dia 1° de Junho de 2018, no mesmo horário (04:29 UTC).
     O Adiamento ocorreu devido a condições meteorológicas no dia anteriormente marcado.

     No dia 31 de Maio de 2018, a SpaceX informou em seu Twiter, o novo adiamento da decolagem. O Lançamento passou, do dia 1º de Junho para 4 de Junho de 2018. De acordo com a SpaceX, o motivo do adiamento foi para ''checagens adicionais no segundo estágio''. Segundo estágio que é Bloco 5.

     No dia 3 de Junho de 2018, o Falcon 9 foi verticalizado na plataforma SLC-40. O Booster estava sem suas pernas de pouso, indicando a não tentativa de recuperação do estágio, pela SpaceX.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 4 de Junho de 2018, as 04:44 UTC, ocorreu o lançamento do Falcon 9, levando rumo a Orbita de Transferência Geoestacionária, o satélite SES-12 da SES S.A. Neste lançamento, faltando T- 1 Hora e 10 minutos, o controle da missão atrasou o lançamento em 16 minutos, passando das 04:29 UTC para 04:44 UTC. Acredita-se que tenha sido em decorrência de cumulonimbus perto da área de lançamento. Durante a primeira queima do segundo estágio, o isolante do motor se soltou parcialmente e acabou por, alguns segundos, tremular perto do bucal do motor. Neste voo, o booster não foi recuperado, o mesmo impulsionou o Falcon 9 até quase, ou até, o fim do combustível.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 04:00, os braços da torre lateral se abrem.
     T- 03:52, começa o recolhimento parcial da torre lateral.
     T- 03:40, torre lateral chega na posição de recolhimento parcial.
     T- 01:00, começa a contagem final e a checagem pré-voo.
     T- 00:01, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:01, Falcon 9, com o SES-12 abordo, decola do Cape Canaveral.
     T+ 00:01, a torre lateral começa a ser recolhida.
     T+ 00:08, a torre lateral chega a posição final de recolhimento.
     T+ 01:18, o Falcon 9 chega a MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:47, os 9 motores do Booster são cortados (MECO).
     T+ 02:51, o Booster desacopla-se/separa-se do estágio 2.
     T+ 02:56, o motor do segundo estágio é acionado e acelerado.
     T+ 03:34, as carenagens são ejetadas.
     T+ 08:29, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1).
     T+ 26:14, o motor é re-acionado.
     T+ 27:17, o motor é cortado (SECO-2).
     T+ 32:17, o satélite SES-12 é desacoplado do segundo estágio.

     No dia 6 de Junho de 2018, o barco de resgate de carenagens ''Go Pursuit'' retornou ao Porto Canaveral, com uma das carenagens abordo. A Carenagem resgatada estava visivelmente intacta. Neste patamar de recuperação de carenagem, ambas as metades tem seu paraquedas (do tipo paramente), mas nesta recuperação, somente uma retornou abordo do Go Pursuit. Com isso, surge 2 probabilidades: 1ª - Desistência (devido ao pouso ter ocorrido a noite) ou 2ª - Falha na abertura do parapente, causando a queda da carenagem na água em alta velocidade (destruída).


     | Uploader: USLaunchReport. |

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