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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
domingo, 15 de julho de 2018
AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.0 - Missão 1 - 4/6/2010
No dia 4 de Junho de 2010, ocorreu a Missão 1, inaugural, do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou à Orbita Baixa da Terra, a versão de teste da capsula Dragon. Este foi o primeiro voo do Falcon 9.
→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - LC-40.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.0.
• Booster: B0003 (1º Voo).
• Motores: 9x Merlin 1C.
• Status Final: Destruído (Falha dos Paraquedas).
• 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1C.
• Peso de Carga: ??? kg.
→ Status Final: Sucesso.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
No dia 7 de Março de 2009, o motor Merlin 1C, Vacuum do segundo estágio foi testado em McGregor. O Motor foi acionado por 6 minutos, o tempo que ele estaria operando no espaço.
| Uploader: SpaceX. |
No mês de Setembro de 2009, a SpaceX informou que a capsula Dragon (Versão SQU - Spacecraft Qualification Unit) seria a primeira carga lançada pelo Falcon 9.
No dia 16 de Outubro de 2009, ocorreu o fogo estático do booster em McGregor, no Texas. Os motores foram acionados por uns 32 segundos. Este foi o primeiro acionamento de um booster F9.
| Uploader: SpaceX. |
No dia 2 de Janeiro de 2010, o motor Merlin 1C foi testado em McGregor por 5 minutos e 29 segundos, o tempo que levaria até a separação do segundo estágio, num lançamento.
| Uploader: SpaceX. |
No dia 19 de Fevereiro de 2010, o Falcon 9 saiu do Hangar da Space X (denominado HIF - Horizontal Integration Facility ou Hangar de Acoplamento) e foi levado até a plataforma de lançamento, LC-40.
| Uploader: SpaceX. |
No dia 20 de Fevereiro de 2010, o foguete foi verticalizado na plataforma LC-40.
| Uploader: SpaceX. |
No dia 9 de Março de 2010, ocorreu a tentativa de fogo estático do foguete na plataforma LC-40 no Cape Canaveral, mas foi abortado aos T-2 segundos, devido a um problema no ''sistema de Spin start''.
| Uploader: Mathew Travis. |
No dia 13 de Março de 2010, desta vez com sucesso, ocorreu o fogo estático do foguete. Os motores foram acionados por uns 6 segundos, antes de serem cortados, e assim encerrando o teste.
| Uploader: SpaceX. |
| Uploader: SpaceX. |
No dia 4 de Junho de 2010, as 17:30 UTC, faltando poucos segundos para a decolagem, o cronômetro foi parado em decorrência de um parâmetro anormal. Assim, a decolagem foi adiada em 1 hora e 15 minutos. As 18:45 UTC, ocorreu a decolagem do Falcon 9 levando rumo a Orbita Baixa da Terra a capsula Dragon, em voo experimental. Este foi o primeiro voo do Falcon 9 após as 5 tentativas do, descontinuado e pequeno, Falcon 1. Infelizmente, o booster não pousou com sucesso no oceano, devido a falha de seus paraquedas. Mas a inserção orbital do Dragon foi bem sucedido.
Posteriormente descobriu-se que o parâmetro anômalo foi em decorrência do erro de um sensor.
| Foto: SpaceX. | Copyright: Youtube: SpaceX |
Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Min:Seg, Tempo Aproximado).
T- 01:00 - contagem final e checagem pre-voo iniciada.
T- 00:02 - os 9 motores são acionados e acelerados.
T+ 00:00 - o Falcon 9 decola pela primeira vez na história.
T+ 01:09 - o foguete chega ao MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
T+ 03:03 - os 9 motores do booster são cortados (MECO).
T+ 03:08 - o booster se separa do segundo estágio.
T+ 03:15 - o motor do segundo estágio é acionado e acelerado.
T+ 08:34 - o motor é cortado (SECO-1).
No dia 27 de Junho de 2010, a capsula Dragon re-entrou na atmosfera ainda anexada ao segundo estágio, assim, com ambas se desintegrando. O Segundo estágio não se separou devido ao esgotamento de energia das baterias, que foram projetadas para durar até o fim do lançamento. Sem energia, a SpaceX perdeu contato com o segundo estágio e a capsula Dragon acoplada ao mesmo.
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