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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 24 de junho de 2018

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.3 - Missão 56 - 22/05/2018


     No dia 22 de Maio de 2018, ocorreu a Missão 56 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou à Orbita Baixa da Terra mais 5 satélites Iridium NEXT da Iridium e os 2 Grace-Follow-on da GFZ.

→ Plataforma: Vandenberg - SLC-4E.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra (Polar).
→ Foguete: Falcon 9 V1.3 (Bloco 4).
     • Booster: B1043 (2º Voo - Anteriormente: Zuma).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalDestruído (Ao pousar na água).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D.
     • Peso de Carga: 5.380 kg.
→ Status Final: Sucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 19 de Setembro de 2016, foi confirmado o lançamento dos dois satélites Grace-Follow junto com os satélites da Iridium Corporate num Falcon 9. Anteriormente, os dois satélites da GFZ iriam ser lançados no foguete ucraniano ''Dnepr'' da Yuzmash. Mas a empresa foi descontinuada.

     No dia 31 de Janeiro de 2017, a Iridium anunciou que firmou contrato com a SpaceX para o 8º lançamento da constelação Iridium NEXT, e confirmou o compartilhamento do oitavo voo com a NASA/GFZ e o Grace-Follow. O Contrato anterior com a SpaceX era para apenas 7 lançamentos.

     No mês de Agosto de 2017, a Airbus testou, com sucesso, o cilindro dispensador do Grace. Na imagem abaixo, provavelmente do dia 31 de Julho de 2017, está os dois satélites acoplados ao dispensador.

          | Foto: Airbus. | Copyright: Airbus |

     No dia 4 de Setembro de 2017, Matt Desch, CEO da Iridium, em resposta no Twitter indicou que o Grace-Follow-on irá ser lançado na 6ª missão Iridium Next, não na 8ª como era esperado antes.

     No dia 12 de Dezembro de 2017, os dois satélites Grace-Follow-on foram enviados a Vandenberg num Boeing 747-400F (G-CLAA) da Cargologic Air. A Aeronave com os dois satélites chegou aos EUA no dia seguinte. Na imagem abaixo, o descarregamento dos dois satélites em Vandenberg.

          | Foto: USAF. | Copyright: NASA/JPL |

     No dia 11 de Abril de 2018, a Iridium, assim como seu CEO, informaram via Twitter a mudança na data de lançamento, que passou de 10 de Maio para 19 de Maio de 2018. Nas duas postagem, foi informado que os satélites começariam a serem enviados à Vandenberg ainda durante a semana.

     No dia 11 de Maio de 2018, o dispensador com os dois Grace foi colocado sobre o disco de adaptação e posteriormente ligado ao dispensador da SpaceX com os 5 Iridium Next. A Configuração ficou, o dispensador do Grace-Follow-on encima e o dispensador do Iridium Next embaixo.

          | Foto: NASA/JPL. | Copyright: NASA/JPL |

     No dia 14 de Maio de 2018, a Iridium informou pelo seu Twitter, que a decolagem foi adiada em 2 dias. Passando de 19 de Maio para o dia 21 de Maio de 2018. Para ''mais tempo de preparação''. Esperava-se isso, o fogo estático do booster, faltando 5 dia nem tinha sido realizado ainda.

     No dia 15 de Maio de 2018, novamente a decolagem foi adiada, desta vez, em 1 dias, passando de 21 de Maio para 22 de Maio de 2018. O Atraso foi notificado pelo Twitter da Iridium. Anexado ao twett, está uma imagem do processo de empilhamento de dissipadores com seus respectivos satélites. O Empilhamento, acredita-se que tenha ocorrido no dia 12, 13 ou 14 de Maio.

                               | Foto: Iridium. | Copyright: Iridium Corporate |

                               | Junção dos dissipadores ao adaptador do F9. | Foto: Iridium. | Copyright: Iridium Corporate |

     No dia 18 de Maio de 2018, ocorreu o fogo estático do booster. Os 9 motores Merlin 1D foram acionados por uns 7 segundos. Agora, o foguete retorna para o hangar para ter a carga acoplada ao mesmo. Depois, o Falcon 9 é levado novamente para torre, mas agora para lançamento.

     No dia 21 de Maio de 2018, o foguete saiu do hangar de acoplamento e foi levado, horizontalmente, até a plataforma de lançamento, aonde foi verticalizado para o voo no dia seguinte.
     Também, o Falcon 9 voou sem seus 4 pés de pouso, confirmando o descarte do booster.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 22 de Maio de 2018, as 19:47 UTC, ocorreu o lançamento do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa e polar da Terra, os 5 satélites Iridium Next da Iridium Corporate e os 2 satélites climáticos Grace-Follow-on da NASA/GFZ. Neste lançamento, pela posição da câmera, acredita-se que o segundo estágio seja da atual versão (Bloco 5). Também, ocorreu a tentativa de captura de uma das carenagens através do barco ''Mr Steven'', mas infelizmente, por pouco, a captura não foi bem sucedida, com ambas as duas carenagens pousando no oceano com ambos os paraquedas acionados.

          | Foto: Bill Ingalls. | Copyright: Flickr: NASA |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg, Tempo Aproximado).

     T- 03:53, torre lateral começa a ser recolhida.
     T- 03:11, torre lateral totalmente recolhida.
     T- 01:00, começa a contagem final e a checagem pré-voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:01, Falcon 9, com os 5 satélites Iridium Next e 2 Grace-Follow-on, decola da Base Aérea de Vandenberg.
     T+ 01:19, o Falcon 9 chega a MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:49, os 9 motores do Booster são cortados (MECO).
     T+ 02:51, o Booster desacopla-se/separa-se do estágio 2.
     T+ 02:57, o motor do segundo estágio é acionado e acelerado.
     T+ 03:22, as carenagens são ejetadas.
     T+ 10:16, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1).
     T+ 11:38, os dois satélites Grace-Follow-on são desacoplados do segundo estágio.
     T+ 56:55, o motor é re-iniciado por 9 segundos (correção orbital).
     T+ 57:04, o motor é cortado (SECO-2).
     T+ 01:05:48, o primeiro satélite Iridium Next é desacoplado.
     T+ 01:07:28, o segundo satélite Iridium Next é desacoplado.
     T+ 01:09:09, o terceiro satélite Iridium Next é desacoplado.
     T+ 01:10:48, o quarto satélite Iridium Next é desacoplado.
     T+ 01:12:28, o quinto satélite Iridium Next é desacoplado.

     No dia 24 de Maio de 2018, o barco de resgate ''Sr Steven'' retornou ao Porto Canaveral com as duas carenagens abordo. Elas estavam visivelmente intactas. Com a mais a frente parcialmente coberta com uma lona azul e a segunda, atrás, descoberta e visivelmente inteira, sem danos aparente.

          | Foto: Chuck Bennett. | Copyright: @ChuckBennett (Via: Teslarati) |

     No dia 31 de Maio de 2018, a SpaceX em seu Instagram e Twitter, publicou o registro do pouso das carenagens na água. A Sequência de imagens levava a crer que era o pouso de uma, mas as características distintas da carenagem, em cada imagem, leva a crer que são fotos de duas, não uma.

          | Fotos: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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