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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 17 de junho de 2018

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 55 - 11/05/2018


     No dia 11 de Maio de 2018, ocorreu a Missão 55 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou à Orbita de Transferência Geoestacionária o satélite Bangabandhu-1 de Bangladesh. Este lançamento marcou o primeiro voo da variante Bloco 5 do Falcon 9 (V1.4 por nós, e V1.2 B5 pela SpaceX).

→ Plataforma: Kennedy Space Center - LC-39A.
→ Orbita: Orbita de Transferência Geoestacionária.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1046 (1º Voo).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalAterrissado com Sucesso (Balsa Drone).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D.
     • Peso de Carga: 3.700 kg.
→ Status Final: Sucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No mês de Novembro de 2015, a Thales Alena foi contratada para projetar e construir o satélite.

     No dia 29 de Março de 2018, o satélite chegou ao Cape Canaveral, trazido abordo de um Antonov AN-124. Abaixo, o registro do Antonov sobre o solo do aeroporto de Cape Canaveral.

          | Foto: Thales Alenia. | Copyright: Twitter: @Thales_Alenia_S |

     No dia 11 de Abril de 2018, o jornal NewAgeBD publicou, que o Md Mesbahuzzaman informou, via telefone, que a SpaceX tinha enviado uma carta, mencionando a nova data para o lançamento. A Decolagem passou de 24 de Abril para 4 de Maio de 2018, um atraso de uma semana e 3 dias.

     No dia 12 de Abril de 2018, foi registrado a chegada do Booster (Bloco 5), que lançaria o satélite, ao Kennedy Space Center. O Foguete veio todo embalado, transportado por uma carreta.

          | Foto: Moon Ex. | Copyright: Twitter: @MoonEx |

     No dia 25 de Abril de 2018, o lançamento foi adiado para o dia 7 de Março, devido ao clima na área de recuperação do Booster. A Informação veio direto da imprensa de Bangladesh.

     No dia 28 de Abril de 2018, a torre que acompanha o Falcon 9 ficou vertical, vazia, na LC-39A.

     No dia 3 de Maio de 2018, vimos pela primeira vez o Bloco 5 acoplado ao segundo estágio. O Foguete saiu do Hangar de Acoplamento rumo a plataforma de lançamento para o teste estático no dia seguinte. Detalhe para as pernas pretas, que é idêntico ao render do foguete que a SpaceX usa.

          | Foto: Elon Musk. | Copyright: Instagram: Elon Musk |

     No dia 4 de Maio de 2018, por volta das 20:26 BRT, ocorreu o fogo estático do booster. Os 9 motores Merlin 1D foram acionados por uns 8 segundos. Agora, o foguete volta para o hangar para ter a carga acoplada ao mesmo. Depois, o Falcon 9 retorna para torre, mas agora para lançamento.


     | Uploader: AmericaSpace. |

     No dia 5 de Maio de 2018, o booster foi baixado e levado ao hangar de acoplamento (HIF).

     No dia 7 de Maio de 2018, a SpaceX, em seu Twitter, informou o adiamento da decolagem para o dia 10 de Maio. Desde o dia 5, havia rumores que a decolagem estava adiada. Primeiramente, foi especulado a decolagem no dia de backup (8), depois para o dia 10. E neste dia 7, confirmou-se!

     No dia 9 de Maio de 2018, no fim da noite no Brasil, as 23 horas e pouca (22H na Flórida), o Falcon 9 saiu do hangar de acoplamento rumo a torre de lançamento. Durante a manhã do dia seguinte, a SpaceX registrou o foguete, vertical, na torre de lançamento LC-39A.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 10 de Maio de 2018, a decolagem estava programada para as 20:14 UTC mas foi atrasada em 1 hora e 33 minutos, para as 21:47 UTC. Depois, na checagem final, faltando 58 segundos, algo não estava ''green to go'', e sistema automático paralisou o cronômetro. As 22:07 UTC, o centro de controle da SpaceX abortou a decolagem para o dia de backup (dia seguinte, 11) as 20:14 UTC.

          | Exato momento do congelamento do cronômetro. | Foto: Webcast - SpaceX - 10/5/2018. |

     Abaixo, está o Webcast da contagem até a abortagem do lançamento. Lembrando que a disponibilidade do vídeo tende a ser curta, então, não se assuste se estiver indisponível.



     No dia 11 de Maio de 2018, as 20:14 UTC, ocorreu o lançamento do Falcon 9, levando rumo a Orbita de Transferência Geoestacionária, o satélite Bangabandhu-1 de Bangladesh. O Voo finalmente aconteceu após à abortagem no dia anterior. Neste voo, não se esperava a tentativa de recuperar as carenagens.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg, Tempo Aproximado).

T- 04:07 - braços fixadores começam a ser abrirem.
T- 03:53 - braços fixadores estendidos.
T- 01:00 - contagem final e checagem pre-voo iniciada.
T- 00:02 - os 9 motores são acionados e acelerados.
T+ 00:00 - o Falcon 9 com o satélite Bangabandhu-1 abordo decola rumo a orbita geoestacionária.
T+ 00:01 - a torre lateral começa a ser recolhida.
T+ 00:05 - a torre lateral chega a sua posição final.
T+ 01:14 - o Falcon 9 chega a MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
T+ 02:32 - os 9 motores do Booster são cortados (MECO).
T+ 02:36 - o Booster se desacopla do segundo estágio.
T+ 02:41 - o motor do segundo estágio é acionado e acelerado.
T+ 02:51 - as 4 aletas direcionais do booster começam a serem estendidas.
T+ 03:15 - todas as aletas estendidas.
T+ 03:32 - as carenagens são ejetadas.
T+ 06:20 - 3 motores do Booster são acionados para a queima de reentrada.
T+ 06:45 - os motores do Booster são cortados.
T+ 08:08 - o motor central do booster é acionado para desaceleração e pouso.
T+ 08:22 - o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1).
T+ 08:29 - o booster pousa com sucesso na Balsa Drone.
T+ 27:37 - o motor do segundo estágio é re-acionado.
T+ 28:40 - o motor é cortado (SECO-2).
T+ 33:41 - o satélite Bangabandhu é desacoplado do segundo estágio (implantação completa).

     No dia 14 de Maio de 2018, ao contrário do que era dito, o barco ''Go Pursuit'' chegou ao Porto Canaveral com uma das carenagens abordo, visivelmente inteira. Abaixo, perto do final do vídeo do US Launch Report do dia 15, é possível ver a carenagem parcialmente tapada abordo do Go Pursuit.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 15 de Maio de 2018, o OCISLY, depois de 4 dias de viagem, chegou ao Porto Canaveral, com o Booster abordo. Visualmente, o impulsionador parece bem integro após uma re-entrada de alta energia no dia 11. Agora, o booster terá as pernas removidas, baixado horizontalmente e transportado para uma das sedes da SpaceX, para ser totalmente desmanchado a procura de danos. Esta ação de desmanche e análise é importante para determinar a quantidade de ciclos, que um Bloco 5 terá.

          | Fotos: Tom Cross. | Copyright: TeslaRati |

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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