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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

AeroEspaço → SpaceX - Falcon Heavy - Missão 1 - 6/2/2018


     No dia 6 de Fevereiro de 2018, ocorreu a Missão 1 (Voo de Teste) do Falcon Heavy da SpaceX. O Foguete realizou seu primeiro voo, levando abordo um carro da Tesla, o Roadster, de propriedade de Elon Musk. Este foi o primeiro voo, ou seja, de teste, da versão pesada (heavy) do Falcon 9.

→ Plataforma: Kennedy Space Center - LC-39A.
→ Orbita: Orbita Heliocêntrica.
→ Foguete: Falcon 9 V1.2.
     • Booster: B1023 (2º Voo - Anteriormente: Thaicom-8).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status Final: Aterrissado com Sucesso. (Zona de Pouso).
     • Booster: B1033 (1º Voo).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status Final: Destruído (Falha no pouso na Balsa Drone).
     • Booster: B1025 (2º Voo - Anteriormente: CRS-9).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalAterrissado com Sucesso. (Zona de Pouso).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D.
     • Peso de Carga: 1.250 kg.
→ Status FinalSucesso.


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▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     Na primeira semana de Maio de 2017, foi realizado o fogo estático do Booster (central) B1033 em McGregor, no Texas. O Booster foi acionado provavelmente pelo seu tempo integral de voo, já que o vídeo disponibilizado pela SpaceX, em seu Twitter vai além dos 7 e 8 segundos padrão.


     | Uploader: Clark Lindsey. |

     Na terceira semana de Maio de 2017, foi a vez do fogo estático do Booster B1023, também em McGregor, no Texas. O Booster foi acionado provavelmente pelo seu tempo integral de voo, de acordo com o vídeo disponibilizado pela SpaceX, em seu Twitter.

     No dia 2 de Setembro de 2017, foi disponibilizado no Instagram da SpaceX, o vídeo do fogo estático do segundo Booster lateral (B1025), que foi acionado por 56 segundos, também em McGregor.


     | Uploader: Clark Lindsey. |

     No dia 20 de Outubro de 2017, o Booster B1025 foi visto, coberto por lona preta, sendo levado para o Cape Canaveral através de uma carreta. Ao chegar, foi para o Hangar de Acoplamento (HIF).

     No dia 20 de Dezembro de 2017, Elon Musk publicou em seu Twitter, 3 imagens mostrando o Falcon Heavy montado no hangar de acoplamento (Horizontal Integration Facility), faltando apenas o topo, onde fica a base, carga e as duas carenagens protetoras, que viriam ao HIF posteriormente.

          | Fotos: Elon Musk. | Copyright: SpaceX |

     No dia 26 de Dezembro de 2017, o topo do Falcon Heavy foi levado ao Hangar de Acoplamento.

          | Foto: Emiliano C.Dias. | Copyright: Twitter: @ECDiazdeLeon |

     No dia 28 de Dezembro de 2017, o veículo foi verticalizado pela 1ª vez na torre de lançamento. No dia seguinte, o Falcon Heavy foi baixado e levado de volta ao Hangar de Acoplamento (HIF).

     No dia 24 de Janeiro de 2018, ocorreu o último fogo estático, antes do lançamento. Desta vez, com todos os Boosters juntos. Este teste é incomum comparado aos Falcon 9 únicos, a SpaceX não costuma realizar fogo estático com o foguete completo (1º Estágio, 2º Estágio + carga, acoplados).

          | Fotos: Elon Musk. | Copyright: Twitter: @ElonMusk |


     | Uploader: MoodayTV. |


     | Uploader: SpaceX. |

     No dia 6 de Fevereiro de 2018, ocorreu o que tanto se esperava, as 20:45 UTC, ocorreu o lançamento do Falcon Heavy, levando rumo a Orbita Heliocêntrica, o veículo, Tesla Roadster, de propriedade de Elon Musk. Neste primeiro voo da variante ''Heavy'', ocorreu o pouso simultâneo dos dois Booster laterais, que aterrissaram em solo, mas, infelizmente, o Booster central, falhou ao tentar pousar na Balsa Drone, tocando fora do alvo (na lateral do barco) e sendo destruído no impacto.

          | Fotos: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Min:Seg, Tempo Aproximado).

     T- 01:00, começa a contagem final e checagem pré-voo.
     T- 00:05, os 27 motores Merlin-1D são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, DECOLAGEM!!! Falcon Heavy se desprende do solo e começa a subir!
     T+ 00:01, a torre lateral começa a ser recolhida.
     T+ 00:05, o Falcon Heavy fica mais alto que a torre da LC-39A.
     T+ 00:08, a torre lateral chega a posição final.
     T+ 01:14, o veículo chega a MAX-Q (13.000 mil metros).
     T+ 02:31, os motores dos Booster são cortados.
     T+ 02:33, os Booster laterais são desacoplados do Booster central.
     T+ 03:04, o motor do Booster central é cortado (MECO).
     T+ 03:11, o Booster central se desacopla do 2º estágio.
     T+ 03:17, o motor do 2º estágio é acionado e acelerado.
     T+ 03:48, as carenagens são ejetadas e o ''Starman'' visualiza o espaço e a terra.
     T+ 04:35, as aletas laterais começa a ser estendidas nos 2 Booster laterais.
     T+ 05:04, aletas totalmente estendidas.
     T+ 06:35, motor central de um dos Booster é acionado.
     T+ 06:37, motor central do outro Booster é acionado.
     T+ 06:46, motor do primeiro booster acionado, é cortado.
     T+ 06:48, motor do segundo booster acionado, é cortado.
     T+ 06:53, motor central do Booster central, é acionado.
     T+ 07:14, motor do booster central é cortado.
     T+ 07:48, o motor central do booster é acionado novamente.
     T+ 07:58, os pés do primeiro booster são estendidos, seguido pelo do segundo.
     T+ 08:06, pouso simultâneo, Com Sucesso, dos dois Booster laterais.
     T+ 08:33, o motor do segundo estágio é cortado (SECO).
     T+ 08:38, o booster central bate na lateral da Balsa Drone e é totalmente destruído no impacto.

     Após o lançamento, a SpaceX disponibilizou uma Live com o progresso do Tesla Roadster e Starman rumo ao espaço profundo. Detalhe, para a Terra, Linda e Azul, se distanciando atrás!!!


     | Uploader: SpaceX. |

     No dia 7 de Fevereiro de 2018, começou o processo de remoção dos 2 boosters que estavam aterrissados nas Zonas de Pouso. O Processo foi feito utilizando um guindaste, que mantem o foguete vertical enquanto as pernas são removidas, depois, o núcleo é deitado na horizontal e transportado.

     No dia 9 de Fevereiro de 2018, os booster começaram a serem transportados para o HIF.

     No dia 10 de Fevereiro de 2018, a SpaceX publicou no Youtube um vídeo-clipe mostrando os destaques da missão: Preparação do Tesla Roadster, encapsulamento, roll-out do HIF para plataforma, decolagem, pouso dos 2 boosters laterais nas zonas de pouso, o impacto do booster central e o Starman abordo do Roadster rumo ao espaço profundo. O Vídeo é, simplesmente... Espetacular!!!


     | Uploader: SpaceX. |

     No dia 13 de Fevereiro de 2018, um dos booster foi exposto no Kennedy Space Center.


     | Uploader: WordsmithFL. |

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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