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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 7 de junho de 2020

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 87 - 04/06/2020


     No dia 4 de Junho de 2020, ocorreu a Missão 87 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Baixa da Terra, o oitavo conjunto de (60) satélites Starlink, da própria SpaceX.

→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1049 (5º Voo - Anteriormente: Starlink 3).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso (Pousou no JRTI).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Peso de Carga: 15.600 kg.
→ Status FinalSucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 13 de Maio de 2020, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma SLC-40. Os motores foram acionados por alguns segundos. O Teste, ocorreu com carga/carenagens anexada(s).
     No Twitter, a SpaceX confirmou o teste e projetou a decolagem para o dia 17 de Maio de 2020, as 03:53 Hora Local (07:53 UTC).

     No dia 16 de Maio de 2020, a SpaceX via Twitter, anunciou o adiamento da decolagem. Passando de 17 de Maio (07:53 UTC) para 18 de Maio de 2020 (07:32 UTC). O Adiamento se deu devido a conflito de data, já que o lançamento do Atlas V (com X-37B) foi adiado, devido ao clima. Como a ULA tem prioridade, acabou por ficar com a vaga de lançamento (do dia 17), que antes era da SpaceX.
     No começo do dia seguinte, no horário UTC (00:38 UTC), a SpaceX, pelo Twitter, publicou mais uma postagem informando o adiamento da decolagem. Agora, estava sendo projetado para o dia 19 de Maio de 2020, as 07:10 UTC (03:10, Hora Local). O Motivo do novo atraso, foi devido a atuação de uma Depressão Tropical, na zona de recuperação do booster (onde se encontra o OCISLY).

     No dia 17 de Maio de 2020, o GO Quest (escoltando o OCISLY) iniciou o retorno para Port Canaveral, indicando um possível grande atraso na data da decolagem, devido ao lançamento do DM2, que usará o OCISLY no dia 27. Assim: Não haveria tempo de, re-ir a zona de recuperação, recuperar o booster, retornar ao porto e, enfim, ir na nova zona de recuperação, dentro dos 7 dias.

     No dia 18 de Maio de 2020, a suspeita se confirmou. A SpaceX, em seu Twitter, informou o cancelamento da missão, devido ao Ciclone Tropical (nomeado de Arthur) e a missão ''Crew Dregon-2''.
     A SpaceX não informou uma nova data, mas se espera que a missão ocorra no começo de Junho.

     No dia 4 de Junho de 2020, as 01:25 UTC (3 de Junho, 20:25 Hora Local), ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Pela primeira vez, e finalmente, um Booster pousou pela 5ª vez. Mais um marco histórico da SpaceX, em menos de 6 dias. O Feito ocorreu no JRTI, que recebeu seu primeiro pouso, após muito tempo sem operar, devido a uma atualização extensa, na embarcação. Também, a SpaceX mostrou (via Webcast), pela primeira vez, o método de implantação/liberação do conjunto de satélites Starlink. Até então, era segredo da empresa.

          | Foto: Ben Cooper. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 07:00, os motores do booster são resfriados (Engine chill).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:43, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com os 60 satélites Starlink, rumo a órbita baixa da terra.
     T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
     T+ 01:16, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:37, os 9 motores do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
     T+ 02:42, desacoplagem/separação do 1º estágio.
     T+ 02:47, acionamento do motor do 2º estágio.
     T+ 02:56, as aletas direcionais do booster são estendidas.
     T+ 03:15, as carenagens são ejetadas.
     T+ 06:47, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
     T+ 07:05, os motores do booster são cortados.
     T+ 08:24, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no JRTI.
     T+ 08:44, o booster pousa, com sucesso, no JRTI.
     T+ 09:04, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 1).
     T+ 15:05, barra que segura o conjunto de satélites é aberta.
     T+ 15:07, Todos os 60 Starlink são desacoplados do segundo estágio (simultaneamente).

     No dia 5 de Junho de 2020, durante a madrugada, as embarcações capturadoras de carenagens ''GO Ms Tree e GO Ms Chief chegaram ao Port Canaveral, com cada um com a sua carenagem. Enquanto a carenagem da ''Chief'' estava inteira, infelizmente, a da ''Tree'' estava partida em dois pedaços.
     Durante a tarde, a carenagem boa foi colocada em uma carreta e transportada (local desconhecido).

     No dia 6 de Junho de 2020, devido ao clima instável, o JRTI e seus rebocadores ficaram retidos nas proximidades da costa, para a atracagem no Port Canaveral no dia seguinte (6 de Junho).

     No dia 7 de Junho de 2020, o JRTI, enfim, atracou em Port Canaveral, com o Booster abordo.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 8 de Junho de 2020, o Booster foi retirado do JRTI e posicionado na estrutura, em solo.

     No dia 9 de Junho de 2020, as quatro pernas do Booster foram recolhidas.

     No dia 10 de Julho de 2020, o Booster foi baixado, horizontalmente, e transportado para um dos 2 HIFs.


     | Uploader: USLaunchReport. |

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