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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 5 de maio de 2019

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 71 - 04/05/2019



     No dia 4 de Maio de 2019, ocorreu a Missão 71 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Órbita Baixa da Terra, rumo a International Space Station, o CRS-17 com OCO-3 (Orbiting Carbon Observatory 3) e STP-H6 (Space Test Program Houston 6).

→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1056 (1º Voo).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso (Pousou na Balsa Drone - OCISLY).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Peso de Carga: 2.482 kg.
→ Espaçonave: Dragon Carga - C113 - (2º Voo - Anteriormente: CRS-12).
     • Decolagem: 4 de Maio de 2019 (Sucesso).
     • Pouso: 3 de Junho de 2019 (Sucesso).
→ Status FinalSucesso.



▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 23 de Março de 2019, o OCO-3 e STP-H6 foram vistos instalados no tronco da Dragon.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 19 de Abril de 2019, a expectativa de decolagem foi mudada de 26 para 30 de Abril.

     No dia 26 de Abril de 2019, a expectativa de decolagem foi mudada de 30 de Abril para 1º de Maio de 2019.

     No dia 27 de Abril de 2019, foi realizado o teste de fogo estático na plataforma SLC-40. Os motores foram acionados por uns 3 a 4 segundos. Agora, se espera o retorno do Falcon 9 para o hangar de acoplamento (HIF), para anexo da capsula Dragon ao Falcon 9.

     No dia 30 de Abril de 2019, a decolagem foi adiada, de 1º de Maio para 3 de Maio. O Atraso foi em decorrência de um problema elétrico na ISS, que impediria o uso do braço robótico (Canadarm) para a captura da Dragon.

     No dia 2 de Maio de 2019, durante a tarde, o Falcon 9 foi verticalizado na plataforma SLC-40.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     No dia 3 de Maio de 2019, as 07:11 UTC, ocorria a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra e à ISS (International Space Station) a espaçonave Dragon. Mas, devido a problema elétrico no OCISLY e um vazamento no segundo estágio, a decolagem foi abortada. NO OCISLY, houve um problema no fornecimento de energia, na embarcação. Já no Falcon 9, foi detectado vazamento de hélio no QD (Quick Desconnect) no segundo estágio.



     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Min:Seg, Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 13:54, ABORTAR. Uma anomalia é detectada. O Abastecimento e o relógio são parados.

          | Momento exato do congelamento do relógio | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX - WebCast. |

     No dia 4 de Maio de 2019, as 06:48 UTC, ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra e à ISS (International Space Station) a espaçonave Dragon. Neste voo, ocorreu o raro pouso do booster no OCISLY, se tratando de missões CRS. O Pouso na balsa ocorreu, devido ao acidente da Crew Dragon, no dia 20 de Abril, quando explodiu na Landing Zone-1, durante testes.

          | Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 08:00, a capsula Dragon passa a ser alimentada pela energia interna.
     T- 04:17, as garras de fixação da torre lateral são abertas.
     T- 03:52, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com a espaçonave Dragon, rumo a ISS.
     T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
     T+ 01:14, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:20, os 9 motores do Booster são cortados.
     T+ 02:24, desacoplagem/separação do 1º estágio.
     T+ 02:29, giro de posicionamento do booster, para a queima de retorno (boostback).
     T+ 02:30, acionamento do motor do 2º estágio.
     T+ 02:38, os motores do booster são acionados para o retorno.
     T+ 03:02, ejeção do radome da Dragon.
     T+ 03:23, os motores do booster são cortados.
     T+ 03:30, as aletas direcionais do booster são estendidas.
     T+ 06:46, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
     T+ 07:10, os motores do booster são cortados.
     T+ 07:56, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no OCISLY.
     T+ 08:30, o booster pousa, com sucesso, no OCISLY.
     T+ 08:46, o motor do segundo estágio é cortado (SECO).
     T+ 09:45, a espaçonave Dragon é desacoplada do 2º estágio.
     T+ 12:15, os painéis da Dragon começam a ser estendidos.
     T+ 12:46, painéis completamente estendidos.

     No fim da tarde, o OCISLY chegou ao porto, com o booster em perfeitas condições, abordo.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 5 de Maio de 2019, o booster foi retirado do OCISLY e posto na estrutura de remoção de pernas.

     No dia 6 de Maio de 2019, ocorreu a captura a a acoplagem da Dragon, no módulo Harmony, na ISS. A Captura da Dragon, através do braço robótico Canadarm2, ocorreu as 11:01 UTC. Já a acoplagem, no módulo Harmony, ocorreu as 13:33 UTC. Todo o processo foi bem sucedido.



     | Uploader: SciNews. |

     No dia 7 de Maio de 2019, diferente do que era esperado, ao invés de remoção das pernas (como era feito até então), ocorreu a retração das 4 pernas do booster. Esta façanha vinha sendo evitada pelos técnicos da SpaceX até então. Com apenas algumas tentativas, em alguns boosters anteriores, onde, após realizada a retração, a(s) perna(s) era(m) estendida(s) novamente e posteriormente removida(s). Acredita-se, que era devido a algum problema desenvolvimento, que, neste booster, foi resolvido. Assim, possibilitando o que era projetado desde o primeiro F9 ''Full Thrust''.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 8 de Maio de 2019, o booster foi baixado horizontalmente e transportado para algum HIF.


     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 10 de Maio de 2019, o OCO-3 foi retirado do ''truck'' da Dragon e instalado na ISS.

     No dia 3 de Junho de 2019, ocorreu a desacoplagem, re-entrada e pouso da capsula. Todo o processo iniciou com a desancoragem/desacoplagem da capsula, do módulo Harmony, as 12:35 UTC. Algumas horas depois, as 16:01 UTC, ocorreu a liberação da Dragon, do braço robótico Canadarm2. A Partir dai, a capsula fez algumas orbitas em volta da ISS e posteriormente, se afastou, realizando as queimas de partida. Mais tarde, as queimas de de-órbita. O Pouso no Pacífico ocorreu as 21:48 UTC.


     | Uploader: SciNews. |

          | Foto: SpaceX. | Copyright: Twitter: SpaceX |

     No dia 4 de Junho de 2019, o NRC Quest chegou ao Port of Los Angeles com a capsula abordo (foto acima, durante o período diurno do dia 4, no retorno ao porto). Após a chegada, a capsula foi removida da embarcação.

                                                                         • = Aeronaves NG = •.

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