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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
domingo, 16 de setembro de 2018
AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 V1.4 - Missão 62 - 10/09/2018
No dia 10 de Setembro de 2018, ocorreu a Missão 62 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita de Transferência Geoestacionária, o segundo satélite (via SpaceX) da Telesat, o Telstar 18V.
→ Plataforma: Cape Canaveral - AFS - SLC-40.
→ Orbita: Orbita de Transferência Geoestacionária.
→ Foguete: Falcon 9 V1.4 (Bloco 5).
• Booster: B1049 (1º Voo).
• Motores: 9x Merlin 1D.
• Status Final: Sucesso (Pousou na Balsa-Drone).
• 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D.
• Peso de Carga: 7.060 kg.
→ Status Final: Sucesso.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
No dia 7 de Agosto de 2018, o booster chegou ao Cape Canaveral para ser preparado.
No dia 17 de Agosto de 2018, a decolagem foi adiada de 23 de Agosto para 25 de Agosto de 2018.
No dia 22 de Agosto de 2018, a decolagem foi novamente adiada. Passando de 25 de Agosto para o dia 8 de Setembro de 2018. O Motivo destes, até então, dois atrasos, ainda permanece um mistério.
No dia 5 de Setembro de 2018, ocorreu o fogo estático do booster na plataforma de lançamento. Os motores foram acionados por alguns segundos. Após o teste, o foguete é levado para o hangar para ter a capsula acoplada ao mesmo. Depois, o Falcon 9 só retornará novamente para torre, para o lançamento.
No dia 6 de Setembro de 2018, a decolagem foi transferida para o dia seguinte do programado. Passando do dia 8 de Setembro para o dia 9 de Setembro de 2018. O Motivo, é desconhecido.
No dia 9 de Setembro de 2018, o foguete foi verticalizado na plataforma de lançamento.
| Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |
Devido a condições atmosféricas, a decolagem foi atrasada em 77 minutos, assim, dentro deste intervalo de tempo, o relógio passou da meia noite, no horário local e o lançamento acabou, consequentemente, passando para o dia 10 de Setembro de 2018.
→ Lista de Atrasos devido ao clima na área de lançamento:
• Atraso 1: 32 minutos (03:28 UTC → 04:00 UTC).
• Atraso 2: 30 minutos (04:00 UTC → 04:30 UTC).
• Atrase 3: 15 minutos (04:30 UTC → 04:45 UTC).
No dia 10 de Setembro de 2018, ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita de Transferência Geoestacionária, o satélite Telstar-18 Vantage, da Telesat. A Decolagem ocorreu após 3 atrasos, que, como dito mais acima, foi em decorrência de formações convectivas sobre o local.
| Foto: SpaceX. | Copyright: SpaceX |
Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Min:Seg - Tempo Aproximado).
T- 04:08, os braços da torre lateral se abrem.
T- 03:50, começa o recolhimento parcial da torre lateral.
T- 03:43, torre lateral chega na posição de recolhimento parcial.
T- 01:00, começa a contagem final e a checagem pré-voo.
T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
T+ 00:01, Falcon 9, com o Telstar-18V abordo, decola do Cape Canaveral.
T+ 00:01, a torre lateral começa a ser recolhida.
T+ 00:08, a torre lateral chega a posição final de recolhimento.
T+ 01:14, o Falcon 9 chega a MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
T+ 02:37, os 9 motores do Booster são cortados (MECO).
T+ 02:41, o Booster desacopla-se/separa-se do estágio 2.
T+ 02:47, o motor do segundo estágio é acionado e acelerado.
T+ 02:57, as 4 aletas direcionais do booster são estendidas.
T+ 03:38, as carenagens são ejetadas.
T+ 06:22, o motor central do booster é acionado para a re-entrada.
T+ 06:46, o motor do booster é cortado.
T+ 08:08, o motor central é re-acionado para o pouso.
T+ 08:20, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1).
T+ 08:34, o booster pousa com sucesso na Balsa-Drone (OCISLY).
T+ 26:19, o motor é re-acionado.
T+ 27:05, o motor é cortado (SECO-2).
T+ 32:07, o satélite Telstar-18V é desacoplado do segundo estágio.
No dia 12 de Setembro de 2018, o OCISLY chegou ao porto de Cape Canaveral, com o Booster abordo. Após a atracagem, através de um guindaste, o booster foi retirado da balsa e posto no local de remoção de pernas.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 13 de Setembro de 2018, foi visto uma das pernas sendo recolhida/retraída.
| Uploader: USLaunchReport. |
No dia 14 de Setembro de 2018, as 4 pernas do booster foram removidas.
No dia 15 de Setembro de 2018, o booster foi baixado, horizontalmente e transportado para o HIF (Horizontal Integration Fascility). Não se sabe se, posteriormente, será levado para McGregor.
| Uploader: Cygnusx112. |
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