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Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.

domingo, 18 de outubro de 2020

AeroEspaço → SpaceX - Falcon 9 - Missão 95 - 06/10/2020



     No dia 5 de Outubro de 2020, ocorreu a Missão 95 do Falcon 9 da SpaceX. O Foguete lançou, na Orbita Baixa da Terra, o decimo terceiro conjunto de satélites Starlink (60), da própria SpaceX.

→ Plataforma: Kennedy Space Center - LC-39A.
→ Orbita: Orbita Baixa da Terra.
→ Foguete: Falcon 9 V1.2/V1.4 (Bloco 5).
     • Booster: B1058 (3º Voo - Anteriormente: ANASIS-II).
          • Motores: 9x Merlin 1D.
          • Status FinalSucesso. (Pousou no OCISLY).
     • 2º Estágio - Motores: 1x Merlin 1D (Vacuum).
     • Peso de Carga: 15.600 kg.
→ Status FinalSucesso.


▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Cronologia de Eventos: ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

     No dia 17 de Setembro de 2020, as 18:19 UTC (14:19 Hora Local), ocorreria a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Mas, devido a condições desfavoráveis (forte corrente marítima) na zona de recuperação da Balsa Drone (JRTI), a missão foi adiada para o dia de backup, 18 de Setembro. A Informação veio via SpaceX e Elon Musk.
     7 Horas depois, a SpaceX adiou novamente a missão, por alguns dias. Também, devido ao tempo. Via Twitter, a SpaceX informou o adiamento, o motivo, e que em breve anunciaria uma nova data.

     No dia 28 de Setembro de 2020, as 14:22 UTC (10:22 Hora Local), ocorreria a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Mas, devido ao tempo, a missão foi abortada.


     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 07:00, os motores do booster são resfriados (Engine chill).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:31, ''No go for Launch''! Decolagem Não Autorizada pelo diretor de voo.

     No dia 30 de Setembro de 2020, via Twitter, a SpaceX projetou a missão para o dia 1º de Outubro de 2020, as 13:17 UTC. Mas, devido a outra missão (GPS III-SV04), não havia data de backup para esta missão.

     No dia 1 de Outubro de 2020, as 13:17 UTC (09:17 Hora Local), ocorreria a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Mas, aos T-18 segundos, a contagem foi parada. De acordo com a SpaceX, pela WebCast e depois pelo Twitter, foi decorrente a um sensor de aterramento em solo fora de família, ou seja, o sensor ''não estava verde'' para a decolagem, acarretando no aborto automático. Este foi o segundo aborto, em contagem, da missão.


     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 07:00, os motores do booster são resfriados (Engine chill).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:42, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
     T- 00:18, A Contagem é abortada automaticamente. Posteriormente, a missão é adiada.

     No dia 4 de Outubro de 2020, via Twitter, a SpaceX anunciou a nova tentativa de lançamento. A Decolagem foi marcada para o dia 5 de Outubro de 2020, as 11:51 UTC.

     No dia 5 de Outubro de 2020, as 11:51 UTC (07:51 Hora Local), ocorreria a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Mas, devido as condições atmosféricas no Cape Canaveral (forte instabilidade), a missão foi adiada em 24 horas. O Adiamento da missão ocorreu por volta dos T-38 minutos, quando é feita a verificação para o inicio do abastecimento. Ou Seja, na verificação, os parâmetros atmosféricos foram checados e, não estando OK (green), o Diretor de Voo negou o inicio do abastecimento e assim abortando a missão, por 24 horas.
     Pelo Twitter, a SpaceX anunciou a nova tentativa para o dia seguinte, as 11:29 UTC.

     No dia 6 de Outubro de 2020, as 11:29 UTC (07:29 Hora Local), ocorreu a decolagem do Falcon 9, levando rumo a Orbita Baixa da Terra, os 60 satélites Starlink, da própria SpaceX. Felizmente, uma carenagem e o Booster foram recuperados com sucesso. Curiosamente, a zona de recuperação do impulsionador fica na mesma região da missão GPS III SV04. Assim, pode ser visto, pelo JRTI, o OCISLY com o Booster já aterrissado.

          | Foto: Ben Cooper. | Copyright: SpaceX |

     Abaixo, estão os eventos pré e pós decolagem (Hor:Min:Seg - Tempo Aproximado).

     T- 35:00, inicio do abastecimento do 1º estágio com LOX  e RP-1 (Oxigênio Liquido e Querosene).
     T- 16:00, inicio do abastecimento do 2º estágio com LOX (Oxigênio Liquido).
     T- 07:00, os motores do booster são resfriados (Engine chill).
     T- 04:17, as garras de fixação do verticalizador são abertas.
     T- 03:50, o verticalizador começa a recuar para a posição de recuo parcial.
     T- 03:00, fim do abastecimento de propelente.
     T- 01:00, começa a contagem final, pressurização dos tanques e a checagem pré-voo.
     T- 00:42, ''Go for Launch''! Decolagem Autorizada pelo diretor de voo.
     T- 00:02, os 9 motores do Falcon 9 são acionados e acelerados.
     T+ 00:00, decolagem do Falcon 9 com os 60 satélites Starlink, rumo a órbita baixa da terra.
     T+ 00:01, recuo rápido do verticalizador.
     T+ 01:16, o Falcon 9 chega à MAX-Q e os motores são levemente desacelerados.
     T+ 02:35, os 9 motores do Booster são cortados (MECO - Main Engine CutOff).
     T+ 02:40, desacoplagem/separação do 1º estágio.
     T+ 02:45, acionamento do motor do 2º estágio.
     T+ 02:53, as aletas direcionais do booster são estendidas.
     T+ 03:15, as carenagens são ejetadas.
     T+ 06:46, os motores do booster são acionados para diminuir a velocidade e re-entrada.
     T+ 07:04, os motores do booster são cortados.
     T+ 08:25, o motor central do booster é acionado para a aterrissagem no OCISLY.
     T+ 08:45, o booster pousa, com sucesso, no OCISLY.
     T+ 08:56, o motor do segundo estágio é cortado (SECO-1 - Second Engine CutOff 1).
     T+ 14:58, barra que segura o conjunto de satélites é aberta.
     T+ 15:00, Todos os 60 Starlink são desacoplados do segundo estágio (simultaneamente).

     No dia 8 de Outubro de 2020, os dois capturadores de carenagem chegaram ao Port Canaveral. A Primeira embarcação a chegar foi a Ms Chief, que trouxe sua metade coletada da água. Logo atrás, a GO Ms Tree, com sua carenagem capturada no ar. Ambas chegaram à Port Canaveral, na madrugada.
     Durante o período da manhã, as carenagens foram retiradas das embarcações e colocadas em seu respectivo caminhão. Sendo cuidadosamente colocadas sobre a carroceria, com gabaritos.
     No final da tarde, foi a vez do OCISLY chegar ao Port Canaveral, com o booster abordo.

     | Uploader: USLaunchReport. |

     No dia 9 de Outubro de 2020, o guindaste foi anexado no topo do Booster, e o impulsionador foi retirado do OCISLY. Sendo colocado na montagem em solo, para retração de pernas (processamento).

     No dia 12 de Outubro de 2020, todas as 4 pernas foram retraídas.

     No dia 13 de Outubro de 2020, o impulsionador foi baixado, horizontalmente, e colocado no transportador.

     | Uploader: USLaunchReport. |

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