▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Número: #187 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬.
O Airbus A320-214, de numeração de fabricação 1320, com prefixo PR-AJB, é uma aeronave arrendada da Apollo Aviation e recebida pela ''AZUL Linhas Aéreas'', do Brasil.
No dia 20 de Setembro de 2000, foi realizado o primeiro voo da aeronave, em Toulouse.
No dia 3 de Novembro de 2000, a aeronave foi entregue a Air 2000.
Em Outubro de 2003, a aeronave passou a operar pela marca First Choice Airways.
No dia 1º de Novembro de 2008, a aeronave passou a operar pela marca Thomson Airways após o fim da marca First Choice, que acabou por se fundir a ThomsonFly, formando a Thomson Airways.
No mês de Outubro de 2012, a aeronave foi devolvida ao lessor, sendo estocada em Luton.
No mês de Novembro de 2012, a aeronave foi entregue a Monarch Airlines.
No dia 6 de Janeiro de 2013, acredita-se que a aeronave tenha entrado na malha da Monarch.
No dia 10 de Abril de 2013, a aeronave, durante um voo de treinamento da Monarch, teve problema que acarretou na falha dos amortecedores do trem de pouso, diretores de voo e piloto automático, enquanto realizavam treinamento de toque e arremetida em Prestwick. A Tripulação teve que desligar os diretores de voo, autothrust e o piloto automático. Após declarar emergência, a tripulação voou, com os trens para baixo e pousou a aeronave em Manchester, em voo visual.
No dia 1º de Outubro de 2017, a aeronave realizou seu último voo pela Monarch Airlines, na rota Gibraltar para Manchester. Horas após o pouso, já no dia 2 de Outubro, o fim das operações da companhia foi anunciado. Assim, toda a fronta foi posta em solo e algumas aeronave, estocadas.
No dia 6 de Outubro de 2017, a aeronave foi devolvida ao lessor, decolando de Manchester rumo a Shannon. No aeroporto Irlandes, a aeronave foi estocada pela proprietária CIT Group Inc.
No mês de Novembro de 2017, os direitos de posse da aeronave foram transferidos para a Avolon.
No mês de Fevereiro de 2018, os direitos de posse da aeronave foram transferidos para a Apollo.
No dia 29 de Março de 2018, a aeronave saiu de estocagem decolando de Shannon rumo a Rafael Hernandez, fazendo escala em Bangor para re-abastecimento. Na ilha, o jato foi preparado para ser entregue a futura nova operadora da aeronave, a nossa brasileira AZUL Linhas Aéreas.
No dia 3 de Maio de 2018, a aeronave decolou de Rafael Hernandez em voo de entrega a AZUL. A Aeronave pousou em Confins, aonde foi nacionalizada e pintada nas cores da AZUL.
No mês de Maio de 2018, a aeronave foi pintada nas cores da AZUL no hangar da GOL.
No dia 22 de Maio de 2018, a aeronave voou para o Galeão (AD9804) para troca de interior e motores. Todo este processo, acredita-se que tenha sido feito no hangar da TAP MeE GIG.
No dia 31 de Maio de 2018, a aeronave decolou do Galeão rumo à Viracopos (AD9600). Em Campinas/Viracopos, a aeronave foi preparada para ingressar na malha da AZUL.
No dia 12 de Junho de 2018, a aeronave entrou na malha da Azul na rota Campinas para Recife.
No dia 1º de Outubro de 2018, foi realizado o último voo de passageiros do AJB na malha da AZUL. A Aeronave realizou o voo de Salvador para Viracopos. Após, o jato voou para o Galeão.
No dia 4 de Outubro de 2018, a aeronave voou para Confins para o processo de devolução.
No dia 9 de Outubro de 2018, a aeronave decolou de Confins em voo de devolução ao lessor. A Aeronave fez parada técnica em Manaus e Tampa para re-abastecimento, antes de chegar à Brooksville, já no dia 11 de Outubro, aonde foi estocado para ser canibalizado e desmanchado.
O PR-AJB, teve seu primeiro voo no mês de Setembro de 2000, em Toulouse-FRA.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
→ Ficha Técnica:
• Modelo: Airbus A320.
• Série: 200.
• Motores: (2x) CFM56-5B4.
• Numero de Fabricação: 1320.
• Número de Linha: 1320.
• 1º Prefixo de Registro: F-WWDT.
• Primeiro Voo: 20 de Setembro de 2000.
• Entrega: 3 de Novembro de 2000.
• Proprietária: Apollo Aviation.
• Idade da Aeronave: 18 Anos. (Set 2018).
• Status: Sendo Canibalizando.
→ História:
• Operou pela Air 2000: 03/11/2000 - 07/10/2003 - 2 Anos. (G-OOAR).
• Operou pela First Choice Airways: 07/10/2003 - 01/11/2008 - 5 Anos. (G-OOAR).
• Operou pela Thomson Airways: 01/11/2008 - 20/10/2012 - 3 Anos. (G-OOAR).
• Estocado pela Thomson Airways: 20/10/2012 - 30/11/2012 - 1 Mês. (G-OOAR).
• Operou pela Monarch Airlines: 06/01/2013 - 01/10/2017 - 4 Anos. (G-OZBY).
• Estocado pela CIT|Avolon|Apollo: 06/10/2017 - 29/03/2018 - 5 Meses. (OE-IFA).
• Operou pela AZUL Linhas Aéreas: 12/06/2018 - 01/10/2018 - 3 Meses. (PR-AJB).
• Estocado pela Apollo: 11/10/2018 - Atualmente - 5 Meses. (PR-AJB).
(_) ← Data correta (Verificado e Confirmado).
→ Voos Importantes:
• (AIB????): TLS→TLS - Primeiro Voo. [20/9/2000].
• (Voo????): LTN→MAN - Entrega a Monarch. [--/--/2012].
• (ZB320T): BHX→PIK→MAN. - Falhas em voo [10/4/2013].
• (ZB575): GIB→MAN - Último voo pela Monarch. [1/10/2017].
• (Voo????): SNN→BGR→BQN - Saída de estocagem e preparação. [29/3/2018].
• (Voo????): BQN→CNF - Entrega a AZUL. [2/5/2018].
• (AD2419): VCP→REC - Entrada na Malha da AZUL. [12/6/2018].
• (AD4096): SSA→VCP - Último voo na Malha da AZUL. [1/10/2018].
• (AD9842): CNF→MAO→TPA→BKV - Devolução ao lessor. [9 a 11/10/2018].
→ Nomeações:
• AZUL Linhas Aéreas: ''Clube Tudo Azul''.
→ Curiosidades:
• First Choice Vive - Mesmo com o fim da companhia, no dia 1º de Novembro de 2008, ao se fundir com a Thomsonfly, a pintura da First Choice permaneceu até ser devolvido ao lessor.
• Adeus Monarch - A Aeronave foi entregue à AZUL nas cores completas da Monarch.
• Primeiro A320ceo - Esta variante (current engine option), é a primeira da história da Azul.
• Ele Não, Eu Sim - O Prefixo da aeronave, PR-AJB, era para estar num A350-900, mas a Azul desistiu das encomendas do modelo e acabou por esta aeronave a receber este prefixo.
--------------------------------------------------------→ • Registros Fotográficos • ←-------------------------------------------------------
• .
Espaço reservado à novo Registro.
| Foto: . | Copyright: Lucas Slongo (Adm: Aeronaves NG), JetPhotos, Airliners.net |
• PR-AJB recém estocado em Brooksville após devolução da AZUL - Outubro 2018.
| Foto: Hernando County Government. | Copyright: Facebook: Hernando County Government |
• PR-AJB no terminal em Salvador (SBSV) - 18/6/2018.
| Foto: Thiago Almeida Denz. | Copyright: JetPhotos |
• G-OZBY, 2 meses antes do fim das atividades da Monarch, em Manchester - 26/8/2017.
| Foto: Ben Roberts. | Copyright: JetPhotos |
• G-OZBY prestes a pousar em Las Palmas (GCLP) - 25/1/2016.
| Foto: Pedro Castellano Garcia. | Copyright: JetPhotos |
• G-OZBY, taxiando, rumo a pista de decolagem em Manchester (EGCC) - 27/6/2015.
| Foto: Jid Webb. | Copyright: Airliners.net |
• G-OZBY em ''Rotate'' na decolagem de Manchester (EGCC) - 17/5/2014.
| Foto: Darren Wilson. | Copyright: Airliners.net |
• G-OZBY, ganhando altitude, após decolar de Helsinki (EFHK) - 13/5/2013.
| Foto: Pellikka Janne. | Copyright: JetPhotos |
• G-OZBY em Manchester aguardando a data para ingressar na malha na Monarch - 1/12/2012.
| Foto: Nik French. | Copyright: JetPhotos |
• G-OOAR no último mês pela Thomson Airways, decolando de Manchester (EGCC) - 10/9/2012.
| Foto: Sebastian Roxman. | Copyright: JetPhotos |
• G-OOAR prestes a pousar em Genebra (LSGG) - 15/1/2011.
| Foto: Paul Denton. | Copyright: JetPhotos |
• G-OOAR taxiando em Lanzarote (GCRR) com capota do motor, branca - 5/8/2010.
| Foto: Pieter Van De Vijver. | Copyright: Airliners.net |
• G-OOAR taxiando em Turin (LIMF) já pela marca Thomson Airways - 22/2/2009.
| Foto:Marco Toso . | Copyright: Airliners.net |
• G-OOAR decolando de Manchester (EGCC) - 15/8/2008.
| Foto: Anthony Radford. | Copyright: JetPhotos |
• G-OOAR recolhendo os trens após decolar de Innsbruck (LOWI) - 29/12/2007.
| Foto: Michael Priesch. | Copyright: Airliners.net |
• G-OOAR prestes a aterrissar em Malaga (LEMG) - 29/10/2006.
| Foto: Justo M Prieto. | Copyright: JetPhotos |
• G-OOAR decolando da Ilha de Madeira (LPMA) - 25/4/2005.
| Foto: Jorge Abreu. | Copyright: Airliners.net |
• G-OOAR, no terminal, em dia chuvoso em Manchester (EGCC) - 4/5/2004.
| Foto: Mike Moores. | Copyright: Airliners.net |
• G-OOAR já ostentando o título da First Choice em Tenerife (GCTS) - 13/11/2003.
| Foto: J M Carballo. | Copyright: JetPhotos |
• G-OOAR taxiando em Birmingham (EGBB) no último ano da Air 2000 - 4/1/2003.
| Foto: Garry Lewis. | Copyright: JetPhotos |
• G-OOAR, de novas cores, no frio de Ivalo (EFIV) - 22/12/2002.
| Foto: Juha Portti. | Copyright: Airliners.net |
• G-OOAR esperando a liberação da pista em Lanzarote (GCRR) - 15/3/2001.
| Foto: Mathias Henig. | Copyright: Airliners.net |
• G-OOAR nos primeiros meses de operação pela Air 2000 em Edinburgh (EGPH) - 10/12/2000.
| Foto: Colin Abbott. | Copyright: Airliners.net |
-------------------------------------------------------------------→ • Vídeos: • ←-------------------------------------------------------------------
• .
Espaço reservado à novo Vídeo.
| Uploader: . |
• Pousos e Decolagens do PR-AJB em Fortaleza (SBFZ) - 17, 20, 21, e 22/6/2018.
| Uploader: PauloWagner21. |
• Decolagem do PR-AJB de Campinas (SBKP) - Junho 2018.
| Uploader: Viracopos FullHD. |
• Push Back, táxi e decolagem do G-OZBY de Manchester em voo de devolução - 6/10/2017.
| Uploader: EGCC Aviation. |
• G-OZBY pousando em Lisboa (LPPT) - 23/2/2017.
| Uploader: Rui Santos. |
• Aproximação final e pouso do G-OZBY em Manchester (EGCC) - 4/2/2017.
| Uploader: Ukplanespotter757. |
• Táxi para o terminal do G-OZBY em Gibraltar (LXGB) - Julho 2016.
| Uploader: 82DavidW. |
• Táxi para o gate do G-OZBY em Gibraltar (LXGB) - 14/6/2015. 2/2
| Uploader: MikeySeedot. |
• Pouso do G-OZBY em Gibraltar (LXGB) - 14/6/2015. 1/2
| Uploader: MikeySeedot. |
• Decolagem do G-OZBY de Málaga (LEMG) - Dezembro 2013.
| Uploader: Bokeroncito1983. |
• Decolagem do G-OZBY de Split (LDSP) - Outubro 2013.
| Uploader: EdoStuff Aviation. |
• Decolagem do G-OZBY em Birmingham (EGBB) - 28/8/2013.
| Uploader: MidlandsAviationHD. |
• Pouso do G-OOAR em Kefalonia (LGKF) - 10/7/2012.
| Uploader: ThePlaneSpotter1. |
• Decolagem do G-OOAR - Fevereiro 2012.
| Uploader: Rui Santos. |
• Pouso em Manchester (EGCC) abordo do G-OOAR - Agosto 2011.
| Uploader: Jackwh18. |
• Decolagem do G-OOAR em Kefalonia (LGKF) - Agosto 2011.
| Uploader: Train_PlaneHub. | G-OOAR: 10:21 até 11:03 | 17:44 até 18:23 |
• Voo de Manchester para Salzburg - Agosto 2012.
| Uploader: Alpha Sierra. |
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
→ Contribuintes - AeroFrota:
• Contribuinte 1 - Lucas Slongo dos Santos (Adm: Aeronaves NG).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
→ Veja Mais AeroFrotas (↓ Acesse a Página) ←
AeroFrota.
OBS: Tem algum erros ou está faltando algo? Se estiver, informe-nos o que falta ou o que esta errado nos comentários, para assim atualizarmos esta postagem, afim de deixa-la melhor.
Conversão: Este AeroFrota foi convertido da Versão 2 para a Versão 3 no dia 19/3/2019.
• Realçando:
Português: ''Todos os direitos autorais são respeitados neste blog''.
Inglês: ''All copyrights are respected in this blog''.
Espanhol: ''Todos los derechos de autor se respetan en este blog''.
→ Atualizado em: 19 de Março de 2019.
← #186. #188 →.
• = Aeronaves NG = •.
Aeronaves NG: Ajude o Blog e fique bem informado, curta nossa página no Facebook.
Notificação → Senhores Comandantes, estamos cientes dos ''cn'' trocados nos AeroFrotas dos B737MAX da GOL. No Check-C destes AeroFrotas (conversão para a Versão 3), iremos corrigir isso. Além de atualizar todos os demais (os 199, de versão 1 e 2). Esta troca de ''construction number'' se deu devido a uma correção de nossa principal fonte, em Renton. Que corrigiu a informação (divergindo várias vezes) quando já tínhamos feito todos os AeroFrotas das aeronaves envolvidas, com o ''cn'' nos URLs. Também, não se descarta uma troca de CNs, pela Boeing. O Motivo real da súbita mudança de CNs, permanece muito obscura. Este evento, levou nós a realizar um ''bug fix'', onde, trocamos o ''cn'', por ''ln'' nos URLs dos AeroFrotas. Com isso, se um dia voltar a ocorrer, a correção será mais fácil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário